Páginas

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

De ex-adversários a possíveis aliados em 2026



Lembrando de uma era que passou na política brasileira, em que PT e PSDB foram os maiores adversários a nível nacional por mais de 20 anos, estava pensando nos números do último pleito municipal de 2024. 

Pois bem. O Partido dos Trabalhadores ganhou 252 prefeituras no Brasil, o que representa um aumento em relação às 183 municípios que o partido havia conquistado em 2020, embora ainda não seja uma base representativa. 

Por sua vez, o PSDB elegeu 269 prefeitos no último pleito, o que significa que o partido também tem uma presença significativa em muitas cidades brasileiras. 

No entanto, é importante notar que o número de prefeituras controladas pelo PSDB tende a variar ao longo do tempo mais do que o PT diante das mudanças políticas que vão ocorrendo, já que para o Chefe do Executivo não existe perda de mandato caso mude de legenda fora do período de janela partidária e os políticos tucanos têm menos fidelidade à sigla por motivo de uma menor ideologização. 

Na atualidade, é possível que o PT e o PSDB caminhem juntos ou ao menos mais próximos no pleito geral de 2026 e se alinhem nas disputas majoritária, nem que seja para fins de segundo turno, como foi em 1989. Afinal, acredito que ambas as agremiações políticas tenham um adversário comum que é enfrentar a extrema direita bolsonarista.

Um comentário:

  1. PT e PSDB: cara de um, focinho de outro.
    Eu gostaria muito que nosso sistema político abolisse de vez
    os partidos, que para mim são um grande paquiderme que só
    atrapalham o desenvolvimento do país.
    Mas me diga, Bolsonaro está inelegível, qual seria esse tão perigoso
    extremista de direita candidato em 2026? Caiado? Zema? Tarcisio?
    tá de brincadeira, meu amigo...

    ResponderExcluir