Páginas

sábado, 8 de outubro de 2022

Agora é trabalhar firme no segundo turno para elegermos o Lula!



No domingo passado (02/10), todos acompanhamos apreensivamente a apuração em que Lula (PT) foi o mais votado no país com 57.259.504 de votos contra 51.072.345 de Jair Bolsonaro (PL), seguido por 4.915.423 de Simone Tebet (MDB) e 3.599.287 de Ciro Gomes (PDT). Porém, não foi possível assegurar a vitória no primeiro. 


De maneira bem ampla, o petista venceu em todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais, no Sudeste, do Pará, do Amapá, do Tocantins e do Amazonas, no Norte. Já o Bolsonaro teve mais votos nas regiões Sul e Centro-Oeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Sudeste e em Rondônia, Acre e Roraima, na região Norte.


Como se sabe, o segundo turno é considerado quase que uma segunda eleição, embora, devido ao curto espaço de tempo de algumas semanas, dificilmente os eleitores que votaram em Bolsonaro ou em Lula mudarão suas intensões nesse pleito polarizado. Logo, a briga dos dois candidatos na disputa será para atrair os eleitores dos outros adversários derrotados, além das pessoas que votaram em branco ou nulo e ainda os que se abstiveram, visto que tivemos 123.682.372 de votantes e um representativo número de 32.770.982 de cidadãos ausentes.


Nesse sentido, o engajamento dos eleitores do Lula certamente fará diferença e contribuirá para consolidar a vitória em 30/10 com a possibilidade de ampliarmos as vantagens. Por isso, tanto o uso das redes sociais de internet quanto os contatos nas ruas e a participação nos eventos de campanha serão fundamentais nesses 22 dias que restam.


Precisamos mostrar para as pessoas que Lula deixou um legado de realizações nesse país e que, em seus dois governos, o brasileiro viveu muito melhor. Inclusive aqui no Estado do Rio de Janeiro onde Bolsonaro conseguiu ganhar por 10 pontos percentuais,


Também é importante desmentirmos as fake news, tipo mostrar, por exemplo, que aquela velha história de que Lula vai fechar igrejas é mentira, muito embora o Bolsonaro esteja praticamente fechando as universidades, colégios federais e creches. 


Portanto, meus amigos e minhas amigas, bora bater em cada porta, percorrer todas as cidades, ruas e comunidades para ampliarmos a voz do Lula aqui no estado do Rio de Janeiro e demais unidades da federação. Pois, como diz o poeta, "um mais um é sempre mais que dois".


Ótimos sábado a tod@s!

2 comentários:

  1. Oi, Rodrigo! Acho que os votos do Ciro não vão para Lula. Uma parte já votou nele no primeiro turno e por isso o Ciro ficou em 4º lugar. Já a Tebet, ninguém entendeu os votos pra ela. Foi um voto protesto daqueles que não votam no Lula e nem em Bolsonaro. Nesse segundo turno, os que se abstiveram, serão os que decidirão a eleição. Mas quem são eles? Não estou gostando das fake news do contratado Janones e da tão conhecida Patricia por suas mentiras anteriores. Triste ver o nível que chegou essa disputa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é fato que essa disputa caiu para um nível baixíssimo sem que o debate esteja alcançando os principais problemas nacionais. Quem sofre fakenews acaba reagindo do mesmo modo... A transferência de votos geralmente é limitada mesmo. Cabe aí um trabalho talentoso de conquista pelos postulantes. Acredito que o nível de rejeição do Bolsonaro pode dar vitória ao Lula.

      Excluir