Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Quem vê cara, não vê DST: previna-se



"Nenhum prazer é em si um mal, porém certas coisas capazes de engendrar prazeres trazem consigo maior número de males que de prazeres" (Epicuro)

Difícil de acreditar, mas ainda há pessoas dizem: "eu achei que ela/ele não tinha nada". 

Embora todo mundo tenha conhecimento de que a camisinha é o melhor instrumento para se evitar gravidez protegendo-se do contágio de doenças numa relação sexual, mesmo assim muito gente ainda decide não usar o preservativo. E olha que a TV divulga bastante as campanhas de saúde sexual, sendo que as unidades de saúde distribuem camisinhas masculinas e femininas gratuitamente, as quais são tão seguras quanto as vendidas na farmácia.

Fato é que a prevenção é também uma questão de hábito. Não adianta saber dos perigos e não fazer por onde para evitar a AIDS e outras DSTs. O ideal é que, ao sair de casa em busca de diversão, leve-se sempre no bolso (ou na bolsa) uns dois ou três preservativos e não se esquecer de apresentar na hora "H". 

E se no momento da transa a dupla descobrir que está sem camisinha? Como agir? Bem, neste caso, o melhor a fazer é conscientemente interromper a "brincadeira", vestir-se, correr até uma farmácia para comprar e depois dar continuidade. Ou então, uma das soluções pode ser a masturbação a dois, a qual é mais segura do que o sexo oral e pode ser feita com bastante criatividade.

Seja como for, evitar uma exposição à AIDS e demais DSTs trata-se de uma questão de consciência sendo que, via de regra, teremos uma vida longa pela frente para aproveitarmos muitos outros momentos com qualidade, inteligência e sem prejudicarmos a nós mesmos ou a ninguém. Basta que sejamos sábios, mantendo o domínio sobre as emoções e agindo com moderação.

Sejamos felizes!

4 comentários:

  1. Bem verdade, Rodrigo, mas as pessoas, sobretudo os homens, acho eu, não pensam na hora "H".
    Preservativo é, sem dúvida, um dos melhores e inócuos contracetivos que existem e rápido de encontrar e comprar.
    E aí, se vivendo o carnaval com toda essa folia, me disseram que para algumas pessoas vale tudo, mas é preciso mta consciência e amor pela vida em minha opinião.

    Vejo k você tem postado com regularidade e assuntos bem interessantes. Bom sinal!

    Obrigada por ter visitado e parabenizado o meu blog. Só tem 5 anos, mas espero continuar, se o Universo permitir. Gostou dos poemas e do vídeo ou não deu tempo para ler?

    Beijos e dias felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CEU.

      Mais uma vez parabéns pelos 5 anos do seu blogue! Li os poemas. Muito bons!

      Confesso que não me animo com essa época de Carnaval que ocorre por aqui. Sempre preferi ter relacionamentos fixos e estou com Núbia há 21 carnavais (desde fevereiro de 1999).

      Ultimamente tenho escrito com menos frequência por falta de tempo e postado mais no Facebook assuntos do cotidiano da política local.

      Não seu como é o período carnavalesco em Portugal pois suponho que o frio não anime tantos os portugueses a curtir a folia e que os eventos devem ocorrer de uma maneira muito diferente.

      Beijos e ótima semana!

      Excluir
    2. Olá, Rodrigo!

      Muito obrigada!
      Tenho estado de férias de carnaval até hoje. 2ª, 3ª e 4ª feira. Amanhã, recomeçam as aulas.

      Também não aprecio carnaval, nem relacionamentos fugazes, mas, em todo o mundo há homens e mulheres que estão no casamento por estarem, pelos filhos, por causa da casa, enfim, "n" motivos. Casos há, que tanto ele, qto ela, têm relacionamentos externos e "paralelos". ´

      O Facebook, rede social que não tenho, não dá, segundo me disseram, tanto trabalho qto um blog, mas esse nunca passa de moda. É bom você ter mto trabalho, pois assim mais dinheirinho entra no seu bolso e faz aquilo que gosta de fazer.

      Portugal não tem tradição de Carnaval (carne vale), embora em meia dúzia de cidades alguns foliões e meninas, geralmente brasileiras, passem na avenida para se bambolearem e fazer crítica política e social.

      No início da tarde de hoje, visto k ontem foi feriado, fui fazer compras ao hipermercado, bem pertinho de mim, e não vi nem um papelinho no chão alusivo ao carnaval. Tudo sereno.

      Beijos, ótima semana e bom trabalho.

      Excluir
    3. Oi, CÉU.

      Talvez o seu país seja o destino que muitos brasileiros aversos ao carnaval gostariam de curtir por esses dias

      Aqui às vezes a festa parece não ter limites. Ainda mais em regiões de praia como a que eu vivo. Por exemplo, era para o carnaval ter terminado às 23:59 hs de ontem, mas ainda hoje ouço batuques e músicas altas em vários locais. Terrível! Acho que tudo deve ter o seu momento.

      Hoje, conforme as tradições religiosas, inicia-se a Quaresma que são os 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos. Porém, raros são os brasileiros que ainda cultivam os hábitos desse período, tipo o não comer carne. Com uma população que em expressivo número apartou-se do catolicismo, só um número restrito de religiosos praticantes seguem os costumes na totalidade ou em parte. Nos próximos finais de semana, ainda se verão muitos churrascos nas casas e eventos.

      Ótimo retorno ao trabalho para você e um excelente final de quarta-feira. Ou começo de quinta, considerando a diferença de horários. Beijos

      Excluir