Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

AÇÃO POPULAR CONTRA O DECRETO N.° 10.203/2020



"qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência" (inciso LXXIII do art. 5º da CRFB)

Como não concordo que o prazo final para que os municípios brasileiros elaborem seus planos de saneamento básico tenha sido adiado pela quarta vez (dessa vez foi estendido até o final de 2022), resolvi mover uma ação popular para anular o Decreto nº. 10.203/2020, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Prevista na Lei do Saneamento (Lei Federal n.° 11.445/2007), a obrigatoriedade do cumprimento da medida começaria a contar inicialmente após o ano de 2014. Entretanto, o prazo limite sofreu vários adiamentos, passando para o fim de 2015, depois para o fim de 2017 e, em seguida, para o fim de 2019. 

Agora, com o Decreto recentemente divulgado, a entrega dos planos foi mais uma vez prorrogada, ficando para daqui a dois anos. 

Só que dessa vez não deu para aceitar! Entrei com a ação...

Lei do Saneamento não pode virar letra morta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário