Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Esperando "ganhar" uma horinha a mais



Para quem não sabe, o horário de verão de 2018, que começou tardiamente no dia 04 de novembro, terminará à 0h deste domingo (17), ou meia-noite de sábado (16). Com isso, daqui alguns instantes, os moradores de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora, o que significa que teremos uma "segunda meia noite".

Confesso que não sou nem um pouquinho fã desse horário e questiono muito os ganhos econômicos do país com a alegada economia de energia. Inclusive, acho arriscado a sua manutenção depois que as aulas escolares se iniciam em fevereiro, tendo em vista a segurança dos nossos estudantes quando saem bem cedo de suas casas e o dia nem amanheceu.

Todavia, toda essa minha insatisfação se transforma numa imensa alegria assim que o incômodo horário termina. É quando ganhamos uma hora a mais e podemos sair da cama um pouquinho depois. Ou melhor dizendo, conseguimos nos acostumar com mais facilidade do que no adianto das horas em meio à primavera...

Quando criança, lembro que as pessoas em casa ficavam acordadas até dar meia noite para acertarem os relógios nas vezes em que o horário mudava. Inclusive, na casa de meu falecido avô paterno, havia um antigo relógio de parede feito em madeira que precisava ser manualmente ajustado. Eu, porém, não costumava fazer isso pois, pouco antes de me deitar, já adiantava ou atrasava a minha hora, conforme o caso. Por exemplo, se fosse dormir nesse instante, por volta das 23:46 de sábado, já mudava logo para 22:46 e aí acordaria no horário normal.  

Felizmente, agora com os celulares todos conectados à internet e aos sistemas das operadoras de telefonia, não precisamos mais pensar nisso. Aliás, muita gente já nem tem usa mais relógio na atualidade. Eu, por exemplo, sou um que nem me importo mais em comprar esse objeto de consumo do passado, sendo que os meus pulsos também preferem assim.

Bom descanso, meus amigos!

Um comentário:

  1. Se alguém resolver me dar um presente de aniversário em abril, já sabe que não uso relógio. Pode ser um smartphone rsrsrsr

    ResponderExcluir