Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Quando o abrigo falta ao ser humano



Desde anteontem (03/02), tem chovido bastante aqui no Município e fico imaginando como se encontra o emocional das pessoas que moram em locais sujeitos a alagamentos ou deslizamentos de terra.

Às vezes reclamamos quando ocorre um vazamento na nossa casa tipo, por exemplo, as situações em que nos deparamos com o chão do banheiro alagado porque houve um entupimento ou alguém desatento esqueceu de fechar a torneira. Porém, nada disso se compara com uma enchente, quando o morador vê a água tomando conta de sua habitação, destruindo os móveis e eletrodomésticos comprados com muito sacrifício. É quando a cama fica toda molhada e falta até um lugar para dormir e esquecer das perdas...

Recordo que, há oito anos, testemunhei algo pior quando morava em Nova Friburgo, cidade da região serrana fluminense onde vivi por mais de uma década. Na noite do dia 11 pra 12 de janeiro de 2011, bairros  inteiros desapareceram, morros desabaram, centenas de pessoas morreram, outras  tantas ficaram desaparecidas, desabrigadas ou tiveram que deixar suas casas. Foi a maior tragédia climática da História brasileira!

Sem dúvida que, diante de um momento assim, o mais importante é cuidarmos das nossas vidas e dos nossos familiares. Logo, ao ouvirmos o alerta da Defesa Civil, o melhor que se tem a fazer é deixar a casa onde moramos num lugar de risco e procurarmos um abrigo. Pois, nessas horas, não dá para jogar com a sorte visto que, caso ocorra uma tragédia, poderá ser tarde demais.


Desejando que tudo corra bem no Município de Mangaratiba como em todo o litoral sul fluminense e outras regiões, deixo aqui o meu sentimento de solidariedade aos moradores que estejam vivendo esse momento tão difícil com as chuvas fortes. Que não lhes faltem forças para superar as dificuldades e encontrem apoio solidário.

3 comentários:

  1. A chuva de ontem pra hoje em Mangaratiba não foi nada fácil. Por pouco não houve uma tragédia como a da Região Serrana em 2011, pois suponho que o solo daqui não estivesse tão encharcado. Porém, essa nota do blogue "Notícias de Itacuruçá", editado pelo Prof. Lauro Santos, nos informa que pluviosidade foi bem intensa no Município:

    "Segundo o serviço de meteorologia, choveu ontem aqui no município de Mangaratiba, no espaço de tempo de seis horas, 239 mm, o que significa 239 litros de água a cada metro cúbico. Esse foi um dos maiores índices já registrados no estado. Comparativamente, quando da tragédia em Nova Friburgo, em 2011, na qual morreram mais de novecentas pessoas, o índice pluviométrico foi de 182 mm em uma noite." - Fonte: https://itacrio.wordpress.com/2019/02/05/05-de-fevereiro-de-2019-2/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, como noticiou o portal G1, cujo alcance é nacional, houve desabamento de casa e a ruptura de uma estrada em Mangaratiba:

    "Duas casas e meia pista da RJ-014 desabaram na manhã desta terça-feira (5) em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense. A estrada liga os distritos de Itacuruçá e Muriqui à BR-101 Sul (Rio-Santos). Não há informações sobre feridos. Nove pessoas estão desabrigadas, e outras cinco, de uma mesma família, desalojadas em uma escola na Praia do Saco."

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/02/05/casas-e-parte-de-estrada-desabam-em-mangaratiba-rj.ghtml?fbclid=IwAR0uivsTSQxSo41K3kbsbpDMc8Ijo_S8l6yGX9V_hritakVPZvr3UOgK-v4

    ResponderExcluir