Páginas

domingo, 17 de setembro de 2017

Valeu, Janot!




Eu não poderia deixar passar este domingo sem antes publicar uma breve homenagem ao Exmo. Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, cujo mandato, no comando do Ministério Público Federal, encerra-se na presente data de 17/09.

Sob Janot, a operação Lava Jato abriu no Supremo Tribunal Federal (STF) nada menos do que 137 investigações, cujos alvos são Michel Temer, 04 ex-presidentes, 93 parlamentares, 06 ministros do atual governo e 02 ministros do Tribunal de Constas da União (TCU).

Além destes, são investigadas no Supremo mais de uma centena de pessoas sem o chamado "foro privilegiado", a exemplo de lobistas, doleiros, ex-diretores de estatais e políticos sem mandato envolvidos com as autoridades suspeitas. E temos outras dezenas de pessoas, inicialmente investigadas no STF, mas que tiveram os seus casos remetidos para instâncias inferiores após a perda do foro privilegiado.

Não só a Lava Jato, mas também diversos outros esquemas de corrupção foram investigados pelo Ministério Público, sob o comando de Janot. Destacam-se, por exemplo, as operações Zelotes (sobre compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal – Carf –, venda de medidas provisórias e compra de caças suecos) e a Ararath (que desvendou a existência de bancos clandestinos destinados à lavagem de dinheiro em Mato Grosso).

Ressalte-se ter sido no período de Janot que se intensificou no nosso país o uso daquilo que é hoje considerada a principal arma de investigação dos chamados "crimes do colarinho branco": o instituto da "delação premiada". Pois, só na Lava Jato, o procurador-geral conseguiu validar 159 acordos, dos quais os mais extensos são os negociados com executivos das empresas Odebrecht e JBS.

Acrescente-se que a cooperação internacional na operação alcançou 48 países com a repatriação de R$ 79 milhões em dinheiro sujo que fora desviado para o exterior por políticos inescrupulosos.

Assim, com seus reconhecidos êxitos, o meu xará, Rodrigo Janot, conclui o seu mandato histórico na PGR, tendo feito com que o Ministério Público Federal marcasse positivamente com a sua atuação esse momento tão decadente da nossa República. Aliás, uma das poucas instituições estatais confiáveis nos dias de hoje.

Nesta segunda-feira (18/09), a Exma. Dra. Raquel Dodge toma posse do cargo e espero que o seu comando no Ministério Público Federal continue nutrindo as expectativas da população brasileira quanto ao persistente combate à corrupção.

Parabéns, Janot, e desejo muito sucesso à nova Procuradora!


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Marcelo Camargo / Agência Brasil.

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Junto minha homenagem à sua e desejo à nova Procuradora sucesso, empenho e justiça.

    Grata pela sua visita e inteligente comentário. Sou, de facto, mto exigente e criteriosa, e julgo saber distinguir trigo do joio.

    Beijo e dias felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, CÉU.

      Eu que agradeço pela sua visita e comentários (nesta e na outra postagem).

      Sempre um prazer ler o que escreve e, se às vezes deixo de comentar, é porque desejo partilhar algum conteúdo que possa realmente agregar valor.

      Sobre a nova procuradora-geral, hoje ela foi muito feliz em seu discurso de posse ao dizer que o Ministério Público deve "garantir que ninguém esteja acima da lei", além de que o povo brasileiro "acompanha investigações e julgamentos" e "não tolera a corrupção". Ou seja, um discurso para a sociedade que a atuação do Ministério Público irá continuar firme contra as autoridades do alto escalão da República.

      Raquel Dodge chefiará a PGR pelos próximos dois anos, tendo se tornado a primeira mulher a assumir o comando do Ministério Público aqui no Brasil.

      Como diz um conhecido meu que é ativista de movimentos sociais e autor de um livro, o futuro do mundo será feminino. E, se for melhor para a humanidade, que as mulheres administrem o Estado e as empresas.

      Grande abraço.

      Excluir