Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2017

O que houve com as manifestações contra a corrupção?!



Há pouco mais de um ano atrás, eu estava comentando neste blogue sobre o sucesso das manifestações ocorridas no dia 13/03/2016 (clique AQUI para conferir). Naquela ocasião, segundo a Polícia Militar, mais de 3,3 milhões de pessoas compareceram aos protestos ocorridos em pelo menos 250 cidades.

Entretanto, neste último domingo (26/03/2017), em 63 cidades, foram para as ruas apenas 55 mil pessoas, segundo os organizadores, sendo que a Polícia Militar estimou ainda bem menos: 20 mil manifestantes no total. No Rio de Janeiro, de acordo com o relato de uma representante do Movimento Vem pra Rua ao portal de notícias G1, o público lá teria sido de 2 mil pessoas.

Como explicar essa redução na frequência aos protestos para um número bem inferior do que os 1% (um por cento) que tomaram parte nas grandes manifestações de março de 2016?!

Teria a sociedade brasileira cansado de lutar contra a corrupção?!

O principal motivo das manifestações há uma ano atrás seria praticamente o impeachment da presidente Dilma?!

O interesse do povo pela política reduziu?!

Pelo que pude observar, os protestos deste domingo teriam sido mais uma demonstração de apoio à Operação Lava Jato ainda que outros temas fossem tratados também, dentre os quais o modelo eleitoral de lista fechada, as tentativas de mudança das Dez Medidas contra a Corrupção e o fim do foro privilegiado.

A meu ver, acredito que a pauta política da nação agora inclua assuntos mais preocupantes e urgentes como, por exemplo, a reforma da previdência discutida no Congresso Nacional. Tudo bem que muitos brasileiros desejam ver o enterro da "velha política", como fizeram simbolicamente os criativos manifestantes que se reuniram em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Só que, no momento, há necessidades mais imediatas a serem resolvidas por quem se sente indignado. E aí , no meu entender, esses grupos erraram feio como se lê na transcrição de um trecho dessa reportagem da EBC que cita a fala de um representante do Movimento Vem pra Rua:

"Sobre a reforma da Previdência, os grupos ainda não têm posição fechada. Para o Vem pra Rua, reformas são necessárias, mas não devem ser feitas sem participação popular. "Não dá para manter benefícios para os políticos, o Judiciário, os militares. A regra tem que valer para todos. E também achamos pesado 49 anos de contribuição para alcançar a aposentadoria integral. É o que posso te adiantar, mas ainda não temos uma posição fechada e estamos estudando", diz Kátia Pegos." (destaquei)

Suponho que agora a sociedade brasileira possa estar levemente se inclinando para a esquerda por causa das medidas impopulares defendidas pelo governo Temer. E, apesar do impeachment ter ocorrido há menos de um ano, Lula tornou-se o pré-candidato a presidente com maior intenção de votos para as eleições de 2018 (ver AQUI notícia sobre a pesquisa divulgadas em meados de fevereiro).

Torço para que a Lava Jato não acabe em pizza e que todos os políticos envolvidos nessas maracutaias divulgadas diariamente pela TV sejam responsabilizados. Mas para isso a população brasileira precisa entender o quanto a corrupção é prejudicial aos interesses da coletividade sendo a questão ética o que se encontra por trás dos maus serviços prestados nas áreas de educação, saúde, segurança, transportes e ainda de muitas medidas impopulares.

Mais do que nunca a sociedade brasileira precisa caminhar unida, em que os militantes de esquerda e os ativistas conservadores deveriam estar unidos para defenderem causas em comum. E, neste sentido, a corrupção será sempre algo inaceitável. Pouco importa o partido ou a ideologia do bandido.




OBS: Créditos autorais das imagens acima atribuídos respectivamente a Antonio Cruz (Brasília) e Fernando Frazão (Rio de Janeiro), sendo ambos da Agência Brasil.

4 comentários:

  1. Olá, Bom dia
    Se formos a falar de corrupção, não existem folhas suficientes.Em Portugal é uma miséria em corrupção. O mundo quase é uma fraude, lol

    O que nos vale é que nos vamos divertindo com outras cosas. :-))

    Tinha muito gosto em o receber no nosso blogue.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Larissa.

      Obrigado por sua visita e comentários ao blogue.

      A meu ver, o ser humano é corrupto por natureza, o que,se não for de algum modo freado e prevenido educativamente, torna-se cultural nas sociedades causando um terrível mal à maioria da população. Por isso não podemos nunca deixar de lado essa luta.

      Confesso não estar tendo muitas oportunidade para navegar nos blogues ultimamente, inclusive para postar artigos em meu próprio espaço. Mas, quando puder, quero fazer uma visita ao seu blogue.

      Um abraço e lhe desejo uma excelente quarta-feira.

      Excluir
  2. Sobre o "ir às ruas", olhem aí o "por quê" do cansaço que se apoderou dos manifestantes: Segundo o site Sensacionalista, "o brasileiro resolveu terceirizar sua capacidade de reação" (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Levi.

      Inicialmente agradeço sua participação.

      É possível que muitos manifestantes tenham se acomodado ou então passaram a considerar que não há proveito em participar de um protesto que não inclua na pauta uma oposição às medidas impopulares do governo Temer.

      O que o amigo acha?

      Forte abraço

      Excluir