Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

SOS cristãos do Iraque




As autoridades brasileiras, as Nações Unidas e a mídia deveriam se importar mais com o massacre que tem acontecido no Iraque onde já morreram até agora inúmeras vítimas, mais até do que na intervenção militar de Israel na Faixa de Gaza ocorrida por esses dias.

Muitos talvez nem saibam, mas a comunidade cristã no Iraque corre o risco de desaparecer completamente. Os últimos cristãos deixaram a cidade de Mosul recentemente, depois que o Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS, na sigla em inglês) deu a eles a escolha entre a conversão ao Islã, o pagamento de taxas abusivas, o exílio ou a morte. Pela primeira vez, desde o século XV, não há mais registro de população cristã na histórica Mosul, a qual corresponde à antiga Nínive, capital do Império Assírio, onde o profeta Jonas teria pregado de acordo com a Bíblia.

No ano de 2003, antes da estúpida invasão norte-americana no Iraque, havia mais de um milhão de cristãos no país - incluindo seiscentos mil em Bagdá e aproximadamente sessenta mil em Mosul. Mas onze anos depois, os cristãos que optaram por deixar a cidade não têm um lugar para onde ir, tornando-se assim refugiados de guerra.

Ocorre que a situação está ficando cada vez pior no norte do Iraque. Agora são os cristãos de Kirkuk, uma cidade rica em petróleo, que estão preocupados pois temem ser as próximas vítimas já que muçulmanos extremistas estão a poucos quilômetros de distância.

Curioso é que a comunidade internacional tem expressado pouquíssima preocupação com a situação dos cristãos iraquianos e, conseqüentemente, adotado uma postura quase passiva na ajuda a essas pessoas. A ONU só se manifestou depois que o último cristão deixou Mosul e confesso não ter ainda notado a voz do Itamaraty numa hora dessas.

Ora, será que a anã diplomacia brasileira só está interessada em tocar no comentado assunto da guerra entre Israel e os terroristas do Hamas?!

Morosamente, porém, a ONU finalmente tomou posição em uma declaração publicada no dia 20 de Julho:

"O Secretário-Geral reitera que qualquer ataque sistemático à população civil - ou a um segmento da população - por causa de sua origem étnica, crença religiosa ou fé pode constituir um crime contra humanidade, razão pela qual os responsáveis devem ser punidos."

É preciso que o mundo reprima essa sistemática perseguição promovida pelo ISIS contra as minorias iraquianas! Temos que impedir a ocorrência de mais um crime contra a humanidade bem como evitar que muitos de nossos irmãos no Iraque sejam presos, assassinados e/ou torturados por esses guerrilheiros fanáticos!

Além da perseguição religiosa, os jihadistas têm cogitado a prática de outras atrocidades, entre as quais a mutilação genital feminina. Querem impor à população a sharia que é um conjunto de leis baseadas no Alcorão em que não há separação entre a religião e o direito, sendo as normas/decisões resolvidas conforme os escritos sagrados muçulmanos e se submetendo às opiniões de seus líderes.

Assim, buscando impedir a ocorrência de mais um genocídio em pleno século XXI, estou subscrevendo um abaixo-assinado eletrônico direcionado à ONU e também à Liga Árabe para que a comunidade internacional intervenha urgentemente no Iraque. Com um simples gesto, rápido e gratuito, você pode contribuir afim de evitar um massacre contra os nossos irmãos em Cristo que vivem nesta parte sofria do Oriente Médio. Acesse o link abaixo e assine a petição:


http://www.citizengo.org/pt-pt/signit/9825/view


"SALVEM OS CRISTÃOS IRAQUIANOS!
À ONU e à Liga Árabe:
Nós lhes instamos a agirem imediatamente para salvar a comunidade cristã no Iraque.
Em razão da agenda radical do ISIS (sigla inglesa para Estado Islâmico do Iraque e da Síria), dezenas de milhares de cristãos foram assassinados ou sequestrados.
A situação está cada vez pior para os cristãos na região norte do Iraque, já que os extremistas estão forçando-os a escolher entre a conversão ao Islã, pagar um tributo abusivo, deixar seu território ou a morte. Em Mosul, pela primeira vez desde o século XV, já não existe população cristã.
Por favor, não fiquem em silêncio enquanto esse genocídio ocorre diante dos nossos olhos. Pedimos que vocês intervenham imediatamente para proteger a comunidade cristã!
----
To the attention of the United Nations and Arab League:
We urge you to act immediately to save the Christian community in Iraq.
Due to the radical agenda of ISIS (Islamic State of Iraq and Syria), tens of thousands of Christians have been murdered or kidnapped.  
The situation is getting much worse for Christians throughout Northern Iraq as these extremists are forcing them to choose between converting to Islam, paying a heavy (unpayable) tax, leaving the territory, or death. In Mosul, for the first since the 15th Century, there is no longer a Christian population.
Please do not remain silent while genocide occurs right in front of your own eyes. We ask you to intervene immediately to protect the Christian community!
Atenciosamente,[Seu nome]

OBS: Ilustração acima extraída de http://www.citizengo.org/pt-pt/signit/9825/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário