Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Perdemos um grande brasileiro esta semana




Muita gente apenas se lamentou sobre o fracasso da Seleção brasileira diante da partida contra a Alemanha pelas semi-finais do Mundial. No entanto, poucos prestaram a atenção na notícia de falecimento do advogado Dr. Plínio de Arruda Sampaio, aos 83 anos, fato ocorrido também nesta terça-feira (08/07).

Afinal, quem ele era?

Se algum cidadão se recorda do primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, lembrará que Plínio foi um dos mais honrados candidatos que disputou com Dilma e José Serra, obtendo a quarta posição, com 886.816 votos (0,87%).

Tendo se formado em direito pela Universidade de São Paulo em 1954, Plínio militou na Juventude Universitária Católica, da qual foi presidente, e na Ação Popular, organização de esquerda surgida a partir dos movimentos leigos da Ação Católica Brasileira. Foi também promotor público, antes de ingressar na política, e membro do governo estadual de São Paulo, eleito deputado federal em 1962 pelo então Partido Democrata Cristão. Dois anos depois, com o golpe militar, teve seus direitos políticos cassados por uma década e partiu para o exílio, primeiramente no Chile e, depois, nos Estados Unidos. Após seu retorno ao Brasil, veio a ser novamente parlamentar, participando da Constituinte.

Embora tenha sido um dos fundadores históricos do Partido dos Trabalhadores (PT), Plínio ingressou no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em setembro de 2005 por não concordar com o rumo político do do partido. No ano de 2006, como candidato do PSOL a governador do Estado de São Paulo, chegou a dizer, durante debate que precedeu o primeiro turno das eleições, que o programa político do PT era idêntico ao do PSDB. Naquela eleição, a coligação recebeu cerca de 450 mil votos.

Era casado com Marietta Ribeiro de Azevedo desde 1955 com quem teve seis filhos e estava internado em São Paulo há mais de um mês para tratar de um câncer nos ossos sendo que a causa de sua morte foi falência múltipla dos órgãos. Embora jamais tenha chegado ao poder vencendo uma eleição majoritária, a história de Plínio significa para nós um exemplo de persistente militância política. Alguém que não desistiu de lutar por seus ideais, agindo assim incansavelmente por mais de meio século.


OBS: Foto acima extraída de uma página do Conselho Federal da OAB com atribuição de autoria a Eugenio Novaes, conforme consta em http://www.oab.org.br/noticia/27244/oab-lamenta-morte-do-advogado-plinio-de-arruda-sampaio-aos-83-anos?utm_source=2976&utm_medium=email&utm_campaign=OAB_Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário