Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Aproveite a vida com a pessoa amada!

Este final de semana li uma passagem muito importante no sábio livro de Eclesiastes (Bíblia):

"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol." (Ec 9.9)

Nos dias em que andei perdido no Parque da Tijuca, conforme relatado na postagem de 28/06/2012, estando já me preparando para morrer e consciente de que, ocorrendo tal hipótese, não mais poder participar das coisas desta vida, senti grande falta da minha esposa. Percebi o quanto tinha sido tolo aventurando-me sozinho pela floresta enquanto poderia ter passado aquele sábado de junho em sua companhia apesar de todos os conflitos e dificuldades enfrentadas no casamento.

Nesta data de 12/08, completou um mês que Núbia encontra-se internada para tratamento numa clínica da rede credenciada da Unimed, situada num bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante todo este tempo, eis que ela teve sua primeira licença médica na sexta-feira (10) para fins de consulta com a ginecologista e poder passar um tempinho comigo. O médico deu-lhe 48 horas e o hospital entregou nas minhas mãos os remédios que ela faz uso.

Juntos passamos as horas da tarde e da noite daquele dia. Porém, quando foi no sábado pela manhã, após ter ministrado a porção de medicamentos, ela começou a passar mal. Precisei então conduzi-la às pressas para a clínica com menos de 24 horas. E, ao chegar lá, a enfermeira suspeitou que os remédios foram distribuídos de maneira errada, com excessos. Um absurdo!

Confesso que não ando nada satisfeito com a clínica onde minha esposa encontra-se internada (até hoje à tarde ela estava com intoxicação medicamentosa e nem ao menos chamaram o médico), mas não é isto que eu pretendo compartilhar nesta mensagem. Quero dizer sobre o quanto é importante estarmos com a pessoa que amamos e buscarmos ser felizes juntos nos projetos de lazer que inventamos.

Assim como eu saí um sábado sozinho perdido pela floresta, quantos homens também não se perdem passando a manhã toda de um final de semana enfiados num boteco ou sentados em frente a um computador? Ou ainda o que falarmos dos homens que preferem sacrificar seus momentos de lazer num escritório trabalhando, jogando a dinheiro ou se dedicando em demasia às reuniões políticas?

Não nego que muitos destes erros eu já cometi, mas o interessante é que, segundo a Bíblia, precisamos aprender a ter satisfação nas coisas simples da vida.

Estarmos com nossa família, fazermos refeições com as pessoas queridas, brincarmos com as crianças e nos alegramos com a companhia do cônjuge podem se tornar momentos maravilhosos. Uma preciosidade que nenhuma aquisição no mercado de consumo, poder, fama ou reconhecimento no meio social pode substituir.

Que Deus abra os nossos olhos e não permita que nos alienemos das verdadeiras bênçãos recebidas na vida durante a breve existência que temos nesta terra!


OBS: A foto acima foi tirada no dia do aniversário de Núbia, o qual comemoramos em abril, no Rio.

9 comentários:

  1. Dr. Rodrigo, Quero fazer coro com suas palavras e acredito que tantos outros mesmo diante das dificuldades de segui-las tem isso como uma verdade que a Bíblia já continha e que só agora começamos a percebe-la. o problema é que ateia social nos enreda de uma forma que mesmo enxergando a saída nos é difícil alcança-la. testemunhos como o seus são importantes e encorajadores a todos que sonham com a possibilidade de vivenciar a simplicidade e valorizar as pessoas e as coisas que realmente valem apena.
    Estimo melhoras a sua esposa e ofereço minha solidariedade na travessia deste momento difícil.
    Confiantes em Deus sempre estaremos amparados.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Gabriel!

      Sem dúvida que a Bíblia contém uma grande sabedoria da qual o mundo de hoje anda carente. Esquecendo-se de orientações ancestrais contidas ali, nossa sociedade moderna perdeu o rumo.

      "Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos" (Provérbios 3.1)

      Forte abraço e tudo de bom pro amigo!

      Excluir
  2. Rodrigo,

    Confesso que me emocionei com o seu relato, vejo que as pessoas não querem saber de coisas simples.

    Mas são nas coisas simples que está estampado o maravilhoso dom da vida.

    Amei ler seu texto! Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hubner,

      Obrigado pelo seu animador comentário!

      Creio que é mesmo nas coisas simples que Deus se revela.

      Interessante que Deus criou o homem nu, fez com que Moisés fosse encontrado pela filha do faraó num cesto boiando nas águas do Nilo e escolheu uma humilde manjedoura para que seu Filho Jesus Cristo nascesse.

      Nem o rei Salomão, no auge de toda a sua glória, vestiu-se como os lírios do campo!

      Na simplicidade somos felizes. Em muitos barracos humildes da roça, casinhs feitas até de barro ou de palha, reina a maior alegria enquanto tem gente rica vivendo em seus palacetes, com carros de luxo, mobílias caras e salário alto, mas que não encontram satisfação nelas mesmas.

      Sem que precisemos ter nenhuma coisa deste mundo perecível, Cristo nos dá uma nascente de águas vivas que jorram para a vida eterna. Porém, nem sempre conseguimos compreender isto e, quanto mais ricos somos quanto às coisas deste mundo, mais difícil fica de entender o Reino.

      Grande abraço e um ótimo dia pra você, amigo!

      Excluir
  3. Rodrigão parabéns! Que seu exemplo possa levar outros maridos a mesma prática. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guiomar!

      Não me considero um marido tãio bacana assim. Cometo ainda muitos erros e até certo ponto eu me questiono sobre a parcela de responsabilidade que tenho sobre certos problemas e acontecimentos ruins na vida de Núbia.

      Todavia, se alguma atitude minha está servindo de bom exemplo, lembro de Paulo quando o apóstolo assim escreveu:

      “Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”

      Assim como Cristo amou a Igreja, nós, os homens, devemos aprender a amar as nossas esposas.

      Confesso que ainda estou aprendendo a amar... Falta muito e muito para me aproximar do elevado padrão de 1Coríntios 13.

      Abraços e muito obrigado pelos seus encorajadores comentários. Algo muito positivo num momento em que pessoas de mente vazia chegaram a aconselhar-me a pedir separação de minha esposa.

      Valeu!

      Excluir

  4. Desejo muito que sua esposa consiga sair dessa, que consiga ter sua saúde plena, que consiga poder decidir o melhor pra sua vida, que consiga ter forças para sorrir sempre e não sentir dor nenhuma e fazer suas escolhas. Concordo com tudo que você disse sobre maridos que passam a vida no botequim em vez de curtir a família, etc e tal, mas discordo que se precise entender tanto de Bíblia pra se ter essa visão da simplicidade do bom viver, e esse tom bíblico sempre me deixa meio na dúvida da realidade dos fatos, desculpe aí. Espero que sua esposa tenha autorizado essa foto no seu blog, rsrsrs. Desejo melhoras pra ela, vejo uma luz forte na sua imagem e que essa possa iluminá-los!!!
    Ah e essas pessoas de mente vazia que lhe aconselharam, meu pai conta a mesma história, que amigos dele diziam que ele ia casar com uma farmácia, pois mamãe tinha enxaqueca das brabas, mais tarde quando eu cresci, cheguei a concordar também que ela casou com a pessoa errada, dei a ela, minha mãe o mesmo conselho, mas ela se sentia responsável pela vida dele, do meu pai, e HOJE passados 11 anos que minha mãe se foi, acredito/penso que se tivessem se separado a VIDA dos dois teria sido melhor, pois minha mãe se anulou, viveu pra manter o casamento, viveu pra cuidar do meu pai voluntariamente e ELE nunquinha deu valor, aliás diga-se que nunca ele exigiu nada, absolutamente nada de minha mãe, era um marido fiel, "cumpridor" dos seus deveres, mas ela tomava os remédios e o "doente é ele", digo é, porque ele está aí com 87anos fazendo o que bem quer de sua vida, para o bem ou para o mal, mas é lúcido e forte, felizmente, já fez cada uma que só muita sorte e genética ótima pra está vivo!! E minha mãe achava que ele não seria capaz de cuidar-se sem ela,kkkkk, doce ilusão.... muitas vezes esse "contrato" matrimonial é mais forte que tu-do!! Assim é a vida. Muita Sorte aí pra você e Dias mais Felizes!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Wilma,

      Obrigado pelos comentários!

      Também quero muito que Núbia saia bem desse hospital, embora eu creia que a cura não está ali. Está dentro de cada um e na atitude que tomamos em relação à Vida. Claro que, em determinadas ocasiões, podemos precisar de algum apoio da Medicina e/ou da Psicologia. Faz parte!

      Não é preciso discordar quanto ao que colocou porque também não condiciono o fato de alguém ter que entender tanto da Bíblia para compreender a simplicidade de viver. Na verdade, eu vejo a Bíblia como uma importante ferramenta e que pode contribuir e ajudar a pessoa em seu processo pessoal. Por isto, eu não a dispenso, mas penso que uma pessoa pode ler diariamente as Escrituras (ou até numa frequência maior) e nada compreender da Essência que existe além da mensagem textual.

      Quando olho para o tempo que passou, não me arrependo de ter me casado com Núbia. Aprendi bastante coisa com ela e acho que, mesmo com as dificuldades, essa convivência tem feito bem. É certo que um acaba impactando a vida do outro. Às vezes negativamente e em outtras de um modo positivo. Porém, eu não gostaria de alterar nada do meu passado. Nem mesmo os erros que não desejo repetir daqui para frente.

      Acredito que o casamento verdadeiro é algo muito além de um contrato. É o que a Bíblia chama de "aliança". E, numa aliança, mesmo quando uma parte vem cometer suas falhas, a outra persiste na sua atitude amorosa. A ideia de serem "dois numa só carne" reforça bastante este sentimento, sendo que aí eu acredito na ocorrência de um acontecimento místico de união de almas que acontece no relacionamento sexual entre o homem e a mulher, o que torna o sexo algo sagrado e que está intimamente ligado ao contexto amoroso.

      Mais uma vez obrigado pela mensagem de encorajamento. Tudo de bom pra vopcê também e para os seus familiares. Abraços.

      Excluir
    2. Em tempo!

      Considero como "casamento verdadeiro" não necessariamente aquele que é reconhecido em Cartório ou por uma comunidade religiosa. Mas sim o matrimônio que não está fundado apenas em aparências ou jogos de interesses.

      Atentando para o seu relato, acredito que seus pais tiveram um casamento que valeu a pena. Nada é perfeito nos relacionamentos humanos e, apesar de nada conhecer sobre a vida deles, creio que realmente ambos foram mais felizes estando juntos até o final. Quem garante que, no céu, sua mãe não estaria dizendo que se casaria novamente com seu pai se tivesse uma nova vida na Terra?

      Num mundo em que casais andam se separando por qualquer futilidade, é importante valorizar exemplos onde as pessoas foram persistentes em se manterem unidas. Estes são os verdadeiros herois, não os personagens voláteis das novelas e dos filmes que passam na TV.

      Valeu!

      Excluir