Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Blogueiro de Férias

Certamente que os meus leitores mais assíduos, e que costumam comentar as mensagens deste blogue, devem ter notado a minha ausência por estes dias.

Mudei-me de cidade no dia 11 de dezembro e ainda não me preocupei em instalar a internet na nova residência. Desde então, fiz alguns acessos à rede na casa de minha mãe até às vésperas do Natal e, em 27/12, viajei pra Muriqui, distrito de Mangaratiba (RJ). E, como na casa da sogra não tem computador, resta-me procurar os serviços das lan-houses na sede do município ou em Itaguaí. Isto porque não encontrei nenhum local de acesso público à internet na localidade onde estou veraneando.

Por um lado, é ótimo ficar sem internet em casa. Pelo menos por uns tempos. Pois assim agente fica mais disponível para passear, caminhar junto à natureza, conforme fiz na manhã desta quarta-feira (04/01), ir à praia, estar com a família (não apenas de corpo presente), molhar as plantas no quintal e até mesmo assistir um pouquinho de TV.

Nesta primeira terça-feira do ano (03/01), aproveitei para registrar uma denúncia contra a concessionária AMPLA no site do Ministério Público quando estive em Itaguaí. O motivo é que, em Muriqui, só existe uma opção para pagamento da fatura de energia elétrica – a agência dos Correios. Se o sistema da ECT não está funcionando, o consumidor é obrigado a viajar até Mangaratiba ou Itaguaí pra não ficar inadimplente (caso ele não pague pelo telefone, internet ou no auto-atendimento do Bradesco).

Assim, até que tenho tentado descansar, mas nem sempre consigo. No dia que viajei do Rio de Janeiro pra cá, eu e minha esposa precisamos arrumar um escândalo na rodoviária Novo Rio porque a empresa Costa Verde Transportes não estava deixando agente embarcar com a nossa gata de estimação Sofia. Deitei então na frente do ônibus e também acionei o DETRO, sendo que o problema só veio a ser resolvido com a chegada da fiscalização meia hora depois do horário previsto para a partida do terminal. Entramos no veículo aplaudidos pelos demais passageiros.

Pouca gente sabe, mas viajar com o animal de estimação é um direito do consumidor! Algo que, em alguns estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, já está sendo disciplinado por lei. Porém, no meu entender, nem há necessidade de previsão legal. Pois, desde que o bicho esteja devidamente vacinado, com o atestado válido do veterinário e acomodado numa gaiola adequada, entendo que em hipótese alguma a empresa pode impedir o embarque.

Ainda pretendo retornar ao assunto sobre viagens com animais aqui no blogue. Só que, nesta semana, estou curtindo os meus últimos dias de férias garantidos pelo recesso judiciário (período entre 20/12 a 06/01 em que a Justiça pára no Brasil) em que os prazos processuais ficam suspensos. Nesta próxima segunda (09/01), tentarei voltar com a esposa e a gata pela mesma empresa Costa Verde e temo que eu vá acabar tendo problemas conforme o e-mail de resposta da mensagem enviada para o SAC deles no dia 03/01. E, de qualquer modo, vou ter que viajar pro Rio na referida data porque, na terça-feira (10/01), já tenho atividades laborais agendadas logo pela manhã. Portanto, o melhor a fazer é aproveitar intensamente o momento já que as férias de advogado autônomo duram muito pouco e tenho bastante coisa pra estudar pro concurso do Tribunal de Justiça do Rio.


OBS 1: Como blogueiro e facebookeiro, talvez eu raramente possa acessar a internet até que os cabos sejam instalados no apartamento onde estou morando no Grajaú, Zona Norte do Rio. Ao retornar, inevitavelmente vou precisar da rede de computadores, sem a qual não consigo acessar as minhas publicações e emails profissionais. Afinal, vou ter que acompanhar, através da ajuda de um colega, cerca de vinte processos lá de Nova Friburgo onde morava há menos de um mês. E hoje em dia fica bem difícil comunicar sem a internet e seus recursos de digitalização de documentos, consulta ao andamento das ações, etc. Caso em consiga passar no concurso para o Tribunal de Justiça (TJ), cujas provas estão previstas pra março (edital saiu recentemente), terei que deixar e, em compensação, ganharei 30 dias de férias conforme ainda garante o Estatuto dos Servidores do Estado.

OBS 2: A foto acima foi extraída do site da Prefeitura de Mangaratiba na internet. Desta vez, não trouxemos nossa máquina...

16 comentários:

  1. Dei boas gargalhas com seu barraco. Aqui em casa quando quero fazer valer meus direitos, dificilmente meu marido e filhos concordam com o "barraco." Assim as leis não funcionam, mas quando estou só... kkkkkkkkkkkkkk

    Que bom você de volta. Estou torcendo pelo concurso. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Gente! Isso é que é descer o barraco! rs... Curta bem suas férias! Feliz 2012 aqui no Rio para vcs!

    Olha, estive em Muriqui por esses dias, por um pouco a gente se esbarra e nem sabe. Fui a Mangaratiba conhecer a praia de Santo Antônio.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rodrigão... Você, a Mari e a Guiomar curtindo férias na praia e eu aqui em Sampa descascando ferro em uma metalúrgica! snif, snif, snif...

    Vc precisa fazer uma dupla com o meu pai! O velhinho quando está no seu direito ARREBENTA e faz o maior ESCARCÉU também nem que seja por R$00,01 no troco do mercado como já presenciei! rsrsrs

    Logo, logo tu volta a BLOGUETEAR E FACEBOOKAR com mais frequência. Aguardamos ansiosos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é meus brothers e sisters. Se agente não se manifestar em defesa dos nossos direitos, principalmente quando a situação é séria, acabamos nos tornando indignos deles.

    Acho que não devemos desperdiçar energia, o que não significa que às vezes agente vai deixar de lutar por coisas aparentemente pequenas. Por exemplo, o troco de um centavo de real é importante para que a moeda do país não venha a se desvalorizar e, daqui uns tempos, a inflação seja impulsionada pelo próprio povo. Principalmente em períodos de crescimento econômico como tem sido atualmente. Isto porque, quando o país cresce e as pessoas ganham dinheiro, elas acabam consentindo com o aumento das coisas e nem fazem questão de receber troco pequeno.

    Acho que um movimento do tipo: "valorize o seu troco" ou "poupe suas moedas todos os dias" fariam um grande efeito na nossa sociedade. Pois, desenvolvendo um argumento deste tipo, estaríamos conscientizando a sociedade, inclusive os comerciantes, da importância de preservarem o troco e o valor dos centavos. Vocês não concordam?

    ResponderExcluir
  5. Gui! Quem sabe um dia eu e Núbia não vamos veranear aí no NE? Aquele seu convite ainda não foi esquecido.

    Mari, onde você costuma ficar em Muriqui? Você tem vínculos com o local? Eu venho aqui desde infância, tenho visto a degradação ambiental da região e pretendo propor ações para mudanças no local. Mande depois um email pra mim: rodrigoluz@yahoo.com

    Franklin, admiro muito você, meu mano! Poucos são os pastores que agem como o irmão seguindo também o exemplo de Paulo. Que Deus abençoe as obras de suas mãos e te faça prosperar em todos os seus caminhos.

    Um abração a todos(as)!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, costumava ir muito à Muriqui há uns anos atrás depois passamos a frequentar mais a região dos lagos por que temos casa lá. Fui à Mangaratiba com um casal de amigos que queria nos apresentar essa praia de Santo Antônio. A degradação ambiental é antiga nessa região, as praias nem sempre estão próprias para banho, mas achei que a prefeitura tem cuidado melhor, percebi a cidade mais sinalizada e um pouco mais organizada, mas limpa também.
    Tomei nota do e-mail. Quando estiver por lá te aviso e quem sabe as famílias se conhecem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. OOh! Poor Frank!!! Haverá o dia que vc estará tocando seu sambinha e eu estarei dando aulas. É a vida Best. rs... Concordo com o Rodrigo. Pastor nota 10!

    ResponderExcluir
  8. Rodrigão, estou beje de constrangimento pelo elogio!!! rsrsrs

    Mari, por enquanto tenho de me contentar com o piscinão de ramos inflável que comprei (aquela bolachona, discão voador que vc monta no quintal de casa e entope de criança e a patroa no final de semana!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Pois é, meus queridos. Quem sabe um dia desses agente não se encontra pessoalmente por aí? Tô morando agora no Rio, no Grajaú, e acho que, numa oportunidade, agente pode bater um papo. No bairro onde moro não tem praia, mas agente pode ir até à casa de minha mãe tomar um banho de mangueira na vila (rsrsrs). Mas em Muriqui, onde fico, a casa fica uns 3 quarteirões da praia mais a linha de trem. Em menos de 10 minutos agente chega no mar.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. ERRATA!

    Prezados amigos,

    Já corrigi no texto a informação de que o Rio de Janeiro já teria uma lei assegurando o direito do passageiro em transportar animais. Pois, infelizmente, a ALERJ ainda não aprovou tal norma.

    Contudo, a questão já se encontra nacionalmente disciplinada pela Instrução Normativa n.º 18, de 18 de julho de 2006, do Ministério da Agricultura.

    De acordo com o art. 3º da norma infra-legal, os cães e gatos que serão transportados deverão estar acompanhados de atestado sanitário, emitido por médico veterinário, comprovando a saúde do animal e atestando a vacinação contra raiva.

    A meu ver, leis estaduais reforçariam este direito no transporte intermunicipal rodoviário. Contudo, entendo que se trata de um direito que independe de normas escritas assim como o direito de ter um animal de pequeno porte dentro de um apartamento, mesmo contrariando a convenção condominial. E, sobre isto, já existem muitas decisões judiciais favoráveis.

    No dia 09 (ontem), não foi possível retornar com minha gata e, onde embarquei, não tinha nenhum fiscal do DETRO para fazer valer o meu direito. Logo, vou ter que entrar na Justiça uma vez que a Costa Verde responde-me pela internet que, em seus veículos, não é permitido transportar animais com a alegação de que os ônibus são de vidro fechado e com ar condicionado e que isto pode afetar pessoas com alergia.

    Todavia, eu discordo da resposta porque nem todo ônibus deles é totalmente fechado sem possibilidades de abertura da janela (muitos veículos só não abrem janela por causa do ar condicionado que fica ligado). Além do mais, já existem ônibus com um bagageiro especial com refrigeração destinado para o transporte específico de animais.

    Pretendo retornar a este tema, com mais detalhes, em um futuro artigo específico depois que tiver internet instalada em casa e me sobrar tempo. Sendo assim, aguardem-me

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Donizete!

    Tudo de bom aí pro amigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Franklin, pensei que só era eu que brigava por um centavo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc também Guiomar?!rsrsrs
      Meu velho não deixa passar nada e arma o maior barraco! rsrsrs

      Excluir