Páginas

domingo, 19 de março de 2023

Um grandioso exemplo de pai!



Acho admirável esse célebre quadro do artista italiano Daniele Crespi (1598 – 1630), pintado cerca de 1625, e que mostra o sonho de São José, o qual foi um verdadeiro exemplo de integridade e de paternidade. Tal obra encontra-se inspirada na passagem registrada no primeiro Evangelho que assim narra com exclusividade esse episódio que antecedeu o nascimento de Jesus:


"Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco". Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus." (Evangelho de Mateus, 1:18-25; NVI)


Nos dias atuais, com tantos genitores irresponsáveis que se recusam a assumir a paternidade, o exemplo de José mostra como deve ser o nível de caráter de um homem no sentido de encarar as responsabilidades da vida, respeitar sua esposa, reconsiderar as decisões equivocadas e ser capaz de cuidar da vida de uma criança. Sem dúvida, uma conduta excepcional.


Finalmente, vale ressaltar que, em homenagem ao pai terreno de Jesus, os nossos irmãos portugueses comemoram hoje, em 19/03, o Dia dos Pais, data que, a meu ver é mais significativa do que o segundo domingo de agosto.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia, meu amigo. Obrigado pela visita ao blogue e pela participação na área de comentários. Volte sempre. Um abraço

      Excluir