Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2021

O enfrentamento à COVID-19 em Mangaratiba precisa ser mais rigoroso!



Será que a Prefeitura de Mangaratiba, durante o período de 26/03 a 04/04/2021 tomou as medidas restritivas suficientemente adequadas quanto á circulação de pessoas no Município, com o objetivo de combater a expansão da pandemia do novo coronavírus no Município? 


Houve de fato o fechamento de estabelecimentos não essenciais? 


Lamentavelmente, a Administração Municipal não está se mostrando capaz de conter o avanço da pandemia no Município, ainda que as publicações do DOM informem indevidamente estar Mangaratiba na "bandeira azul" (pra mim deveria ser "vermelha" ou "roxa"), sendo que, no referido período, tivemos um aumento no fluxo de pessoas vindas da região metropolitana para a região da Costa Verde, como normalmente é verificado em situação de feriados prolongados. 


Assim sendo, é preciso que haja a adoção e o cumprimento de medidas restritivas de circulação de pessoas ainda mais rigorosas que aquelas previstas nos recentes decretos municipais. 


Além do fechamento dos estabelecimentos não essenciais, também há que se realizar um monitoramento de 24 horas das barreiras sanitárias mencionadas nas publicações oficiais, de forma a impedir o aumento desordenado do fluxo de pessoas no Município e seja intensificada a fiscalização do cumprimento das medidas restritivas, bem como reforçada a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção facial e demais medidas de proteção em todos os espaços, órgãos públicos, vias públicas e transporte público coletivo. 


Lutemos pela causa e que os nossos governantes tenham mais respeito pela vida, passando a tomar as medidas mais adequadas para o enfrentamento da pandemia.

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Espero k você se encontre bem de saúde. Núbia tem de manter a esperança, sim, pois o câncer da tireoide, qdo detetado a tempo tem cura. Como ela tem vários problemas de saúde, é preciso que ela aguente a parte psicológica. Um abraço para ela e mta força.

    De facto, você tem razão. Mangaratiba não está cumprindo as regras da Covid-19. As pessoas não pensam e se misturam sem máscara, mas os prefeitos têm que se impor, o k não está acontecendo aí.

    A situação no Brasil é catastrófica. Ontem, 4 mil e poucos mortes. É chocante, mas eu vi imagens na TV portuguesa e as pessoas daí entrando para o trem e metrô são mais que muitas. Assim, a "coisa" não melhora.

    Em Portugal, a situação está razoável, hoje morreram duas pessoas de Covid-19, mas o pequeno comércio abriu 2ª feira, dia 5, tal como as escolas do ensino básico e o índice de transmissibilidade já está aumentando. O governo diz que daqui a 15 dias e se a situação se agravar, irá retroceder e volta tudo como dantes, portanto, só lojas essenciais estarão a funcionar.

    A vacina Astrazeneca tem estado na ordem do dia em quase toda a Europa e em Portugal, tb. Creio que você já tem conhecimento das consequências dela. Causa coágulos e tromboses e já morreram umas quantas pessoas.
    Aqui, está suspensa por enqto. Imagina como eu me sinto qto a ter de tomar essa vacina. Penso que serei vacinada em Maio, mas eu não quero astrazeneca, não. Vou ter de arranjar uma desculpa, mas não sei qual. Já falei com meu médico assistente e ele me disse que no meu caso, não sabia bem o que me aconselhar.

    Beijos para ambos e as melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, CEU.

      Confesso que tenho buscado agilizar o máximo que posso para que ela consiga ser operada. E depois dessa cirurgia no pescoço, ainda teremos que resolver a situação da coluna dela indo ao um neurocirurgião.

      Por aqui, além de muitos não estarem usando máscara, os transportes têm trafegado super lotados. São milhares de mortes por dia e as aulas presenciais do ensino fundamental, em várias cidades, como no Rio de Janeiro, estão sendo retomadas, sem os professores e alunos estarem vacinados. Houve uma ação judicial, com concessão de liminar, mas a decisão foi cassada pelo presidente do Tribunal do Estado.

      Sobre essa vacina Astrazeneca, tem-se ouvido falar desses casos de trombose e acho que as pessoas deveriam tomar as que forem mais seguras. Umas das que se tem ministrado no Brasil é a CoronaVac, pelo governo de S. Paulo, mas que teve a produção interrompida pela falta de insumos. Já o governo federal usa essa de Oxford que foi a primeira aprovada pela agência brasileira...

      No meu caso, devo me vacinar com a que estiver sendo ministrada aqui em Mangaratiba, o que só deve ocorrer lá para junho.

      Um abraço e volte sempre!

      Excluir