Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Chegando a quatro décadas e meia de vida...



Num dos mais tumultuados aniversários da minha vida, chego hoje aos 45 anos, sendo este o segundo natalício "festejado" durante a pandemia.


Não posso falar que houve uma celebração, mas, sim, uma simples comemoração com a visita presencial de apenas um amigo, além de dois telefonemas convencionais me parabenizando e várias dezenas (ou quiçá centenas) de mensagens nas redes sociais de internet espalhadas pelo Facebook, WhatsApp, Messenger, etc.


Todavia, esse foi um dos mais agitados aniversários vivenciados em que passei parte da manhã no médico acompanhando a consulta da esposa, indo depois ao município vizinho de Itaguaí fazer uma grande compra de remédios para ela e, ao retornar para casa, encontrar a residência sem luz elétrica, situação essa que perdurou até o comecinho da noite. Também cheguei a fazer umas comprinhas de alimentos durante a tarde, ficando mais uma hora pela rua.


Aniversariar na pandemia para quem decide seguir as regras de prevenção da COVID-19 é algo que parece bem estranho, mas a gente acaba tendo que aceitar. Aliás, como a minha reduzida família hoje se encontra fisicamente distante, não encontrei tantas dificuldades para me acostumar. Pois, afinal, minha mãe, a irmã e o sobrinho vivem em Brasília, sendo que tenho um irmão no Uruguai, um avô de 87 anos em San José da Costa Rica, uma tia do lado materno em São Lourenço/MG e um tio em Nova York (EUA). E, do lado paterno, embora há quase 38 anos não tenha mais pai e praticamente nenhum contato com parentes próximos, restou apenas a segunda esposa do avô paterno falecido em 2005, a qual ajudou a me criar e reside em Juiz de Fora, encontrando-se hoje com seus saudáveis e ativos 93 anos.


Talvez não seja difícil "adivinhar" quem desse pequeno grupo de parentes possa ter telefonado e, de fato, me ligaram aqueles que chegaram a este planeta antes de nós, ainda na primeira metade do século XX, havendo testemunhado, ainda que de longe, os horrores da 2ª Guerra. E podemos afirmar que viveram num mundo bem diferente do que é hoje, principalmente quanto aos avanços tecnológicos das comunicações.


Entretanto, eu diria que completar 45 anos não é pouco. Nasci em meio aos tenebrosos dias da ditadura militar e assisti ao fim daquele regime (1964-1985) sem ainda participar da política. Vi o Brasil se redemocratizar através de empolgantes eleições, com a Constituição de 1988 depois promulgada e os primeiros presidentes escolhidos pelo povo empossados (1990, 1995) até o Lula (2003) e a primeira mulher a sentar naquela cadeira (2011). Também tive a oportunidade de comemorar a conquista de duas Copas de Futebol (1994 e 2002), ingressar na universidade, conhecer Núbia (1999), concluir o curso de Direito (2004), contrair matrimônio (2006), testemunhar a maior tragédia climática do país em Nova Friburgo (2011), passar por anos de dificuldades financeiras aqui em Mangaratiba a ponto de afastar-me da minha profissão (2012 a 2017) e, finalmente, retornar ao exercício da advocacia sobrevivendo dela.


Certamente eu teria muito mais coisas a incluir nessa lista de acontecimentos, mas prefiro encerrá-la por aqui considerando suficientemente representativas tais referências. E, para concluir a postagem, também quero agradecer a todos os que me parabenizaram pelo meu aniversário, sendo que ainda não tive a oportunidade de responder a cada um pelos comprimentos pois são muitas mensagens. Porém, gostaria, desde já, de retribuir publicamente a gentileza e o afeto demonstrado. 


Um forte abraço aos meus leitores e tudo de bom!

5 comentários:

  1. Olá, nené Rodrigo!

    Não sabia k você fez aniversário no dia 12 de abril, e se o ano passado fez post sobre ele, eu esqueci. As minhas desculpas!

    Desejo que tenha tido um dia feliz, enfim, já li que foi um pouco agitado, mas vai fazer muitos mais, tenho certeza, pois você tem uma personalidade forte e se consegue aguentar com "tempestades".

    Núbia, como vai? Quando será a cirurgia, as várias cirurgias que tem de fazer? Ela não pode trabalhar e é você que paga tudo, como é natural, mas a ama e isso é o principal.

    Ainda bem que recebeu através das redes sociais muito carinho de amigos, leitores e família.

    Um beijo muito sincero de parabéns. 45, você ainda é um jovem (eu tenho mais dois). Beijo pra Núbia e as melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CÉU.

      A cirurgia de Núbia está marcada pra amanhã. Será a extração da tireóide para que depois possamos enfrentar outras batalhas pela saúde dela.

      Mês passado eu e ela fizemos aniversário. Aliás, é o principal mês de comemorações que sempre tive pois, além do meu natalício, minha mãe aniversaria em 04/04. Já Núbia é duas semanas depois de mim, em 26/04. Sem me esquecer da Páscoa

      Excluir
  2. Oi, Rodrigo!

    Não sou religiosa, mas vou pedir ao Coração do Universo para que tudo corra bem com a cirurgia de Núbia. Depois mais passos se seguirão. É preciso força mental e fé, no vosso caso.
    Você é a mão direita dela, como aqui se diz, e qdo você casou com ela jurou que a acompanharia na saúde e na doença. Que se cumpra!

    Beijos para ambos e sucesso, amanhã, muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Felizmente deu tudo certo e já voltamos para casa.

      Na sexta, ela retorna ao médico para nova avaliação.

      Obrigado pelo apoio.

      Forte abraço

      Excluir
  3. Oi, Rodrigo!

    Ainda bem que a cirurgia correu bem e que Núbia já está em casa.
    Depois, me diz, por favor, qual a avaliação médica de 6ª feira.

    Qdo estamos doentes ou desamparados do mundo é que precisamos de apoio.

    Beijos para ambos e para ti um mto especial, pois tens feito mto por Núbia. É teu dever, eu sei!

    ResponderExcluir