Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Será esse o momento do governador flexibilizar as medidas de proteção?!



Como é de conhecimento geral, o governador do Rio de Janeiro, Dr. Wilson Witzel, autorizou a reabertura do comércio e liberou a circulação da população em trinta cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Uma das justificativas apresentadas pelo mandatário seria a suposta inexistência do vírus em tais municípios:

"Como o noroeste do Estado apresenta a ausência do vírus, nós podemos permitir a maior preocupação de pessoas. Nossa maior preocupação é com a saúde, mas também precisamos nos preocupar com a economia"

No entanto, a flexibilização de medidas restritivas nas cidades do nosso estado mostra-se temerária. Pois, segundo epidemiologistas ouvidos pelo RJ2, há que se ter atenção para fatores como falta de testes nos municípios. Indaga-se, por exemplo, se podemos ter certeza de que os municípios do norte e noroeste fluminense estão mesmo livres da Covid-19. 

Segundo Alfredo Scaff, epidemiologista da Fundação do Câncer do Rio, citado numa das matérias do G1 (clique AQUI para ler), 

"Nós não temos informações suficientes pra uma tomada de medidas dessa natureza porque não temos testes suficientes. Se a gente tivesse quantidade de testes nesses municípios que nos garantissem a segurança disso, de saber como está circulando o vírus nesses municípios do Norte e Noroeste do estado, e com base nisso pudéssemos falar que não tem circulação, a gente pode ter as devidas barreiras sanitárias levantadas, o que é muito difícil" 

Além do mais, os casos de infecção e de mortes, por enquanto, só têm aumentado no RJ e no país, o que justificaria a manutenção total da quarentena em todo o Estado do Rio de Janeiro até que houvesse uma estabilização. 

Acrescente-se que as nossas unidades de saúde ainda não estão suficientemente equipadas com leitos de UTI e respiradores, de modo que, se surgirem casos numa dessas cidades, poderá ser catastrófico. 

Sendo assim, espero que o Ministério Público Estadual tome as devidas providências, ingressando o quanto antes com uma ação civil pública, a fim de suspender parte dessa decisão temerária e evitar que haja a reabertura do comércio nas cidades fluminenses que foram liberadas pelo governador, mantendo a política de isolamento conforme já vinha sendo adotada preventivamente.

Os municípios incluídos no Decreto, localizados em sua maioria no norte ou noroeste do Estado, seriam estes:

- São Francisco de Itabapoana;

- São Fidélis;

- Quissamã; 

- Carapebus;

- Conceição de Macabu;

- Varre-Sai;

- Natividade;

- Bom Jesus de Itabapoana;

- Italva;

- Cardoso Moreira;

- São Jose de Ubá;

- Cambuci;

- Carmo;

- Laje de Muriaé;

- Miracema;

- Santo Antônio de Pádua;

- Aperibé;

- Itaocara;

- Paty do Alferes;

- Cantagalo;

- Comendador Levy Gaspparian;

- São Sebastião do Alto;

- Santa Maria Madalena;

- Macuco;

- Cordeiro;

- Duas Barras;

- Engenheiro Paulo de Frontin;

- Sumidouro;

- São Jose do Vale do Rio Preto;

- Vassouras.

OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos à Agência Brasil/Fernando Frazão, conforme consta em https://pleno.news/brasil/cidades/witzel-cede-a-pressao-e-relaxa-quarentena-em-cidades-do-rj.html

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também achei essa medida do governador um tremendo absurdo.
    Tem mais é que melhorar os recursos da saúde nesses municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Além de temerário, é prematura. Poderá ser um tiro no pé, caso a situação piore

      Excluir