Páginas

domingo, 24 de novembro de 2019

Uma excelente tarde cultural no Centro do Rio



Neste domingo (24/11), participei da tarde de autógrafos do livro Raízes da minha amiga Elisângela Suzano, ocorrido na Biblioteca Parque Estadual, Centro do Rio de Janeiro, próxima ao Campo de Santana. Foi muito bom.

Primeiramente, partimos de Muriqui pouco depois das 13 horas e, na companhia do meu amigo Rodrigo Ferraz, pegamos a estrada para a capital do estado, numa viagem em que a Avenida Brasil estava, a princípio, sem o congestionado trânsito dos dias úteis da semana, ou nas vezes quando os turistas retornam de suas viagens nos feriadões. Porém, ao chegarmos ao Centro do Rio, fomos surpreendidos com a Presidente Vargas tomada de torcedores do Flamengo comemorando a conquista do bicampeonato da Libertadores.

Foi preciso deixar o carro um pouco longe e, ao contornarmos o Campo de Santana, encontramos a animada multidão rubro-negra vindo em sentido contrário. Infelizmente, não foi possível cortar caminho por dentro do parque porque os portões estavam trancados e o jeito foi curtir um pouco daquela festa popular.

Ainda bem que a temperatura estava bem agradável para um final de primavera de modo que pude circular tranquilamente de calça comprida e paletó pelo Rio de Janeiro, andando por um percurso de, aproximadamente, um quilômetro até chegar ao destino. E, na biblioteca, o ar condicionado ajudava bastante para que pudéssemos nos sentir bem ali dentro.

A apresentação do livro acabou acontecendo com mais de uma hora de atraso e o local também não encheu tanto porque os arredores da biblioteca ficou ocupado pelor torcedores, dificultando, assim, o acesso do público. Porém, iniciamos assim mesmo as atividades e o importante foi que deu tudo certo.  

O livro da minha amiga, publicado pela editora Albatroz, trata-se de uma autobiografia que conta a história de uma menina cuja infância foi num barraco construído no meio da mata, sem água encanada e nem luz elétrica na localidade de Itacuruçá, Distrito de Mangaratiba/RJ. Elisângela e sua família sobreviviam apenas do que o mar e a terra ofereciam. 

Em suas páginas, a autora narra os seus medos, anseios e sonhos num lugar onde vivia rodeada com muitos parentes, mas com a ausência de sua mãe e sem referência de um pai. Porém, tudo começa a mudar com a chegada do progresso, onde Elisângela se vê obrigada a sair do "mato" para morar na cidade.

Não vou contar até o final porque senão ninguém vai querer comprar o livro dela. Eu já tinha lido a sua narrativa durante o ano passado, quando Elisângela havia me procurado pedindo orientações jurídicas sobre como criar uma ONG. Na ocasião, fui presenteado com um exemplar da obra e, por isso, adiantei-me na sua leitura de modo que a recomendo a quem se interessar.

Além dessa apresentação, aproveitei para ver outros trabalhos por ali expostos e visitei o stand de e Jéssica Góes, Kaio e Tavarez, tendo também adquirido o livro Política: a prática longe da teoria, de Reginaldo Lima, editado este ano pela Saramago. Confesso que não vejo a hora de começar a devorar suas páginas...

Dali, tendo feito um breve lanche na praça de alimentação da biblioteca, onde comi um pão recheado com queijo e tomate, retornamos tranquilamente para casa, apesar do desnecessário tumulto ocorrido nas vias públicas entre torcedores do Flamengo e a Polícia. Mas aí é outra história que nem convém relatar. Aliás, na data de hoje, prefiro escrever apenas sobre as coisas boas nesta postagem, deixando as ruins, a exemplo dos crimes, das guerras e das idiotices dos nossos governantes, para os jornais noticiarem...



Ótima semana a todos!

6 comentários:

  1. Obrigada Rodrigo você escreve com maestria. Foi uma aventura mesmo junto aos torcedores mas a vida sem aventuras não tem graça né? Foram muitas emoções num domingo que poderíamos está em casa sem fazer nada. É muito bom sair do quadrado e ter história pra cantar. Tudo que posso dizer é que valeu a pena ir pois muitas coisas virão por aí. Mas uma vez obrigada a você e ao Rodrigo Ferraz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisângela.

      Eu que agradeço pela oportunidade de ter participado desse evento e também da aventura que o momento incidentalmente acabou proporcionando. Sem dúvida valeu a pena ir.

      Abraços e ótimo final de segunda-feira!

      Excluir
  2. Pra mim especial foi maravilhoso ter o previlegio de participar dessa bênção tão grande parabéns minha querida filha querida que o senhor abençoe sempre a sua vida muitas felicidades e sucesso te amo demais você é o meu orgulho

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, eu sou Reginaldo Lima é honra , seu comentário Sobre o livro política a prática longe da teoria , espero que tenha
    Gostado! Muito obrigado, se permitir vamos nos falarmos mais vezes, abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Reginaldo. Agradeço por seu contato e mais uma vez parabéns pelo livro. Sem dúvida é um tema importante a ser debatido, lembrando ser esse um ano de eleições. Quando mais o eleitor estiver consciente de como funciona a política, espera-se que o seu voto tenha um grau de qualidade mais elevado. Abraços e obrigado pela visita ao blogue. Volte sempre!

      Excluir