Páginas

domingo, 2 de julho de 2017

Parabéns aos nossos bombeiros por hoje e sempre!




Se há alguma instituição no RJ da qual o povo deste corrompido estado ainda possa se orgulhar seria o Corpo de Bombeiros, organização criada por um ato do então imperador Dom Pedro II, no início da segunda metade do século XIX. Foi quando surgiu o antigo Serviço de Extinção de Incêndios, através do Decreto nº 1.775, de 2 de Julho de 1856.

Entretanto, como pude ler no texto Uma história de amor e coragem!, divulgado no sítio de relacionamentos Facebook pela Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (Associação Abmerj), o "Dia dos Bombeiros" somente passou a ser comemorado quase um século depois, a partir de 1954. Alias, acrescenta a postagem produzida nas redes sociais que:

"Ao completar 161 anos de existência, a corporação aniversariante goza do prestígio de ter em seus quadros, profissionais de Salvamento que estão entre os melhores do mundo. A eficiência da atuação desses profissionais é tão grande, que a corporação aparece em primeiro lugar nas pesquisas sobre a confiabilidade da População, que liga 193 toda vez que precisa de socorro. Lembrar do dia 02 de Julho, é lembrar de mulheres e homens que são chamados de heróis por alguns, de anjos por outros. Tão corajosos para enfrentar incêndios, mares revoltosos, e outros tipos de salvamento sem hesitar, quanto generosos para fazer tudo sem saber ao menos os nomes dos que foram salvar.... Em tempos de crise moral e ética, desumanidade das autoridades que deveriam cuidar do povo, escassez até de salários e 13° para despesas fundamentais, a paixão pela vida ainda corre nas veias dos Bombeiros, o trabalho só termina quando a última vida for salva!"

Aqui no RJ, os bombeiros, assim como os demais servidores estaduais do Poder Executivo, hoje passam por graves dificuldades devido à crise financeira provocada pelos próprios gestores. Conforme eu havia lido na edição de sexta-feira (30/06) do jornal O DIA, o salário de abril não havia sido quitado, sendo que o governador Luiz Fernando Pezão ainda deve o pagamento dos vencimentos de maio, os quais tinham que ser depositados no dia 14 de junho (10º dia útil de junho). Isto sem esquecer do 13º de 2016...

Será que nós, a sociedade fluminense, iremos assistir a tudo isso e nos calaremos?!

Deixaremos de lutar pelos que protegem as nossas vidas nas tragédias e calamidades?!

De qualquer modo, sendo hoje um dia mais para celebrações do que para protestos, não iremos nos esquecer desses valorosos heróis anônimos, ainda que muitas das vezes jogadores de futebol, corredores de Fórmula 1, atores de TV, lindas modelos, empresários bilionários, magistrados e ministros de Estado sejam mais honrados na sociedade brasileira. Não que estes deixem de merecer o nosso reconhecimento (quando realmente trabalham com afinco pela coletividade), mas o fato é que as bajulações acabam sendo indevidamente direcionadas aos que adquirem fama, status, dinheiro e poder, de maneira que há uma desproporcionalidade nas atenções no nosso meio social de valores invertidos.

Sendo assim, que possamos, neste 02 de Julho, parabenizar a todos os bombeiros do RJ e de todo o Brasil, os quais expõem as suas vidas a serviço da coletividade, tal como fez este meu amigo da foto abaixo, Alan Costa, carregando uma criança no colo durante uma enchente ocorrida aqui em Mangaratiba no mês de janeiro de 2013.


Aliás, compartilho que tenho nesta cidade vários amigos da corporação e outros que não estão mais na ativa, sendo o Alan um destes, mas que até hoje continua sendo lembrado pela profissão exercida anteriormente, de maneira que a população local o conhece mais como o Alan Bombeiro. Pois quem é resgatado de um perigo ou teve um parente em tal situação, certamente não irá se esquecer.

Sendo assim, desejo um ótimo domingo a todos e mais uma vez deixo os meus parabéns aos nossos corajosos bombeiros. Tanto hoje como nos demais dias do ano.


OBS: Primeira imagem acima extraída da página da Associação Abmerj no Facebook.

2 comentários:

  1. Em Portugal também temos muitos incêndios, alguns com consequências muito graves de perdas de vidas. Os Bombeiros trabalham arduamente e muitas vezes não lhes é dado o devido valor

    VIVAM OS BOMBEIROS DE TODO O MUNDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gil.

      Não sei quando é comemorado o dia do bombeiro por aí, mas, como coloquei, que sejam diariamente reconhecidos.

      Sobre os incêndios florestais em seu país, tivemos nitixiasyni mês passado de uma trágica situação na região central de Portugal. Muito triste ver que dezenas de pessoas perderam suas vidas, o que abre feridas em várias famílias e comunidades. Eu mesmo vivenciei uma tragédia num lugar onde morava no ano de 2011. Porém, foi numa enchente em que amigos e conhecidos meus se foram numa só noite.

      Entretanto, o que seria de muitos sobreviventes sem os bombeiros?!

      Realmente, vivam os bombeiros de todo o mundo!

      Abraços e ótima semana.

      Excluir