Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A gloriosa vinda do Filho do Homem


"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima." (Evangelho de Lucas, capítulo 21, versículos de 25 a 28; versão e tradução ARA)

O Sermão Profético que Jesus pregou intimamente aos seus seguidores, na última semana antes de morrer, é acima de tudo uma mensagem de esperança para a Igreja. Como já foi analisado nas postagens anteriores, o nosso Mestre havia predito a destruição do Templo, encorajou os seus discípulos para não se assustarem com as guerras e revoluções alertando-os contra os falsos messias, preparou-os para darem testemunho em meio às perseguições, orientou-os a fugirem de Jerusalém quando a cidade fosse invadida e agora lhes fala da vinda gloriosa do Filho do Homem como um evento futuro e certo.

O trecho do Evangelho acima citado nos mostra que, mesmo em meio à angústia e à desordem cósmica, a aflição sofrida no presente é então derrotada. Neste sentido, a segunda vinda de Jesus não significa a morte e o fim de tudo mas, sim, um novo começo que já experimentamos no presente. Um tempo em que a humanidade alcançará a plenificação do Reino de Deus como há tanto tempo aguardado.

Os eventos no céu e na terra que antecedem o nosso livramento caracterizam uma asseveração dos fatos, os quais não devem levar o cristão ao desespero. Os que não têm esperança, estes sim são os que desmaiam de terror (verso 26). Tratam-se daquelas pessoas que preferem substituir o alimento espiritual da Palavra de Deus pelas contínuas tragédias dos noticiários mantendo o coração nas coisas desse mundo perecível.

Não quero entrar no mérito se os sinais seriam literais, poéticos ou se requerem alguma interpretação especial porque de modo algum pretendo saber mais do que Jesus. No entanto, a "angústia entre as nações" e o "bramido do mar e das ondas" trazem-me a ideia de agitação política no mundo, relacionando-se com o verso 10 desse capítulo estudado. São os conflitos já existentes na época de Jesus e que vão se intensificando cada vez mais até a vinda esplendorosa do Filho do Homem.

Penso que não temos que transmitir uma incompleta mensagem em cima desse discurso escatológico, propagando por aí que "as coisas só vão piorar". Pois esse mini-apocalipse dos evangelhos sinóticos vem justamente nos dizer que as coisas vão é mudar. Mudar pra melhor! Toda a fadigante luta histórica dos seguidores fieis de Jesus, travada pacificamente em todas as épocas e suportando as perseguições com perseverança, não terá sido em vão. Nosso planeta finalmente vai se libertar da opressão e da injustiça.

Para terminar por hoje, vale a pena meditarmos no significado da palavra "redenção" (verso 28). Cuida-se do livramento obtido mediante o pagamento de um preço. Preço este que foi dolorosamente pago no Calvário através da morte de Jesus na cruz. Preço de sangue! Um martírio que foi e continua sendo acompanhado por muitos que se comprometem verdadeiramente com o Reino de Deus. Algo que em muitos lugares do mundo a Igreja ainda experimenta como se vê na Coreia do Norte e nos países muçulmanos que aplicam a Sharia (conjunto de leis islâmicas rigorosas baseadas no Alcorão), onde se proíbe a liberdade religiosa das pessoas.

Certamente que a vinda de Jesus foi fundamental para esse processo de libertação começar. Através do Salvador, a redenção tornou-se extensiva por toda a Terra e não somente para um povo específico. Seu nascimento, ministério e morte ocorreram em tempos pré-determinados por Deus assim como será a sua segunda vinda. E, assim, junto com o Mestre caminhamos nesses dias presenciando ao nosso redor os sinais dos tempos e crendo no cumprimento final daquilo que o livramento significa.

Maranata! Vem Senhor Jesus!


OBS: A ilustração acima de autoria desconhecida e que parece ser usada comummente em vários sites eu a extraí do blogue Adventismo em Foco, conforme consta em http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/05/30/os-adventistas-no-seculo-xx-esperanca-adiada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário