Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Um trem turístico para o litoral sul fluminense



Acessei hoje o site da Prefeitura Municipal de Mangaratiba e me deparei com a boa notícia de 30/10 sobre a reativação do trem de passageiros no município, embora se trate de um projeto apenas para fins turísticos.

Quando criança, eu já frequentava a região sul do litoral fluminense, mais precisamente a localidade de Muriqui, no 4º Distrito de Mangaratiba, que é onde estou morando agora. Naqueles tempos não tão distantes, passava por aqui um trem de passageiro, sendo que meus pais e avós ainda pegaram o famoso Macaquinho, o qual era uma composição com carros de madeira e que partia de Santa Cruz (Zona Oeste do Rio de Janeiro) em três ou quatro horários por dia.

No entanto, o projeto de agora chama-se Trem dos Mares da Costa Verde e pretende oferecer ao turista uma viagem temática pelo transporte ferroviário, percorrendo 18 quilômetros entre Itacuruçá e a enseada de Santo Antonio numa composição do modelo litorina, de cabine única, com capacidade para 80 pessoas. É o que informa a reportagem:

"Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy - que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro – além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba. O trajeto permite inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar."

Diz também a matéria oficial que a primeira viagem do esperado trenzinho está agendada para o mês de fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval. Porém, será algo meramente experimental pois a operação em definitivo talvez só deva acontecer mesmo a partir de junho.

Tomara que esse projeto torne-se uma realidade afim de que gere mais emprego e renda aqui na região. Afinal, o Rio de Janeiro, com tantas belezas naturais, deveria aprender a explorar suas paisagens juntamente com a história tal como fazem há décadas os paranaenses com a ferrovia que vai de Curitiba até Paranaguá. Passeio este que é inesquecível...

OBS: Foto e informações extraídas de http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/noticias/trem-turistico-mais-proximo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário