Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O pão que chega enquanto dormimos

"Se o SENHOR não edificar a casa,
em vão trabalham os que a edificam;
se o SENHOR não guardar a cidade,
em vão vigia o sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada,
repousar tarde,
comer o pão que penosamente granjeastes;
aos seus amados ele o dá enquanto dormem."
(Salmo 127:1-2; ARA - destaquei)



A Bíblia aborda dois temas que para as nossas mentes parecem contraditórios ou paradoxais: a ação da Divina Providência e a diligência/prevenção/vigilância do homem quanto ao dia de amanhã.

A primeira estrofe do Salmo 127 (versos 1 e 2) vem nos dizer que todo bem procede de Deus. E a autoria desse poema de ascensão/peregrinação é atribuída ao sábio rei Salomão, considerado também o compositor de vários provérbios bíblicos. Inclusive aquele conhecido ensinamento em que o preguiçoso é tragicamente advertido a ter um diálogo com a formiga (Pv 6:6-11).

Da mesma maneira como a inatividade ociosa é combatida pelas Escrituras Sagradas, caracterizada como uma insensatez humana, a ansiosa solicitude pela vida também é desaconselhada a ponto de se tornar uma atitude desprovida da fé. Pois foi o que o Senhor Jesus teria pregado durante o célebre Sermão da Montanha (ver mais especificamente o trecho de Mateus 6:25-34):

Voltando ao Salmo 127, devemos lembrar que a proposta do seu autor é justamente o equilíbrio entre trabalhar/lutar/precaver e ter uma fé confiante em Deus. Ou seja, a nossa dependência para com o Pai Eterno.

Amados, inútil será qualquer preocupação excessiva com o dia de amanhã! A ansiedade jamais poderá alterar o resultado daquilo que aguardamos. Uma vez cumprida com a sua parte, cabe ao homem descansar no colo de Deus crendo que o futuro encontra-se nas mãos do Rei do Universo. Pois Ele sim é o nosso Guardião e Provedor! Quer habitemos hoje numa estável casa edificada ou andemos como peregrinos pelo mundo sem onde reclinar a cabeça, o certo é que podemos encontrar paz no nosso Pai Celestial que nunca abandonará seus filhos.

Que possamos reconhecer o cuidado de Deus para conosco e glorificá-lo. Façamos como disse certa vez outro salmista num diálogo consigo mesmo, "bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios" (Sl 103:2). E assim repousaremos em paz quando concluirmos toda a tarefa que devemos fazer. Ou seja, descansaremos no Pai como a criança se aquieta nos braços da mãe ao terminar de mamar (Sl 131:2)


OBS: Ilustração extraída de  http://leondejuda.org/node/7444
 coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mateus 6:31-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário