Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O uso irresponsável da lancha e do jet-ski


Estou amando morar em Muriqui, 4º Distrito do Município de Mangaratiba, situado na Baía de Sepetiba, litoral sul fluminense. Durante a semana, isto aqui é uma tranquilidade só. Um paraíso! Porém, aos sábados, domingos e feriados, a localidade fica demasiadamente agitada.

Além do movimento dos carros dos turistas, os pagodões e o funk em alto volume, bem como o lixo que alguns deixam na areia (nada contra pessoas visitarem a região da Costa Verde desde que respeitem o direito do outro), tenho notado algo muito preocupante: o uso de lanchas e de jet-ski próximos à orla marítima. Pois este tráfego de veículos não somente põe em risco a vida e a segurança de banhistas como também está afetando o meio ambiente aquático, sendo certo que as populações tradicionais de pescadores dependem do equilíbrio ecológico para fins de sustento familiar.

Sinceramente, acho uma estupidez pessoas ficarem andando pra lá e para cá de jet-ski sem estarem numa missão oficial ou em áreas destinadas à prática do referido "esporte". Por sua vez, as lanchas deveriam trafegar em velocidade compatível quando estão saindo de uma marina e jamais passarem perto de uma praia.

Todavia, o que mais me irrita é a ausência de fiscalização, algo que interessa à Diretoria de Portos e Costas, Tel.: (0xx21) 2104-5236, mas que também poderia contar com o auxílio de agentes das prefeituras já que o turismo é parte integrante da economia dos municípios praianos do sul do Rio de Janeiro. Afinal, a vida é um bem que não tem preço, sendo que a distância dos banhistas e da orla é um dos "dez mandamentos" de segurança marítima adotado pelos órgãos oficiais:


OS 10 MANDAMENTOS DA SEGURANÇA NO MAR:


- FAÇA A MANUTENÇÃO CORRETA DA SUA EMBARCAÇÃO

- TENHA A BORDO O MATERIAL DE SALVATAGEM PRESCRITO PELA CAPITANIA

- RESPEITE A LOTAÇÃO DA EMBARCAÇÃO E TENHA A BORDO COLETES SALVA-VIDAS PARA TODOS OS TRIPULANTES

- MANTENHA OS EXTINTORES DE INCÊNDIO EM BOM ESTADO E DENTRO DA VALIDADE

- AO SAIR, INFORME O SEU PLANO DE NAVEGAÇÃO AO SEU IATE CLUBE, MARINA OU CONDOMÍNIO

- CONDUZA SUA EMBARCAÇÃO COM PRUDÊNCIA E EM VELOCIDADE COMPATÍVEL PARA EVITAR ACIDENTES

- SE BEBER, PASSE O TIMÃO PARA ALGUÉM HABILITADO

- MANTENHA A DISTÂNCIA DAS PRAIAS E DOS BANHISTAS

- RESPEITE A VIDA, SEJA SOLIDÁRIO, PRESTE SOCORRO

- NÃO POLUA O MAR



Fonte: https://www.dpc.mar.mil.br/esp_recreio/mandamentos.htm


OBS: Imagem extraída do acervo da Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jetboot_Jetski_DM_2007_Krautsand_2.jpg

Um comentário:

  1. Somente após vários acidentes com morte no país envolvendo o uso irresponsável de jet-ski foi que passou a ser exigida a carteira de “motonauta” para os pilotos deste veículo, com a obrigatoriedade de frequentar aulas práticas. Dia 18/02, em Bertioga, litoral de São Paulo, uma menina de três anos morreu e a sua mãe ainda ficou aguardando por 40 minutos até a chegada do socorro! E, enquanto a venda dessas motos aquáticas vem crescendo cada vez mais no país, novos pilotos sem consciência passam a trafegar nos mares ameaçando a vida dos banhistas.

    ResponderExcluir