Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Blogueiro a procura de trabalho

Por esses dias, alguns internautas devem ter percebido minha ausência na blogosfera e principalmente nas redes sociais (geralmente uso mais o Facebook). É que estou por aí atrás de emprego e ainda sem acesso à rede dentro de casa.

Mudar de cidade e ir pra um lugar onde somos desconhecidos não é nada fácil, mas confesso que tenho me dado bem com o povo de Mangaratiba que é muito solidário e receptivo com quem é de fora. Pois, ainda que o município não tenha tantas opções de trabalho como no Rio de Janeiro (os maiores empregadores são a Prefeitura e a Vale do Rio Doce), acredito na possibilidade de conseguir algo de bom por aqui e me estabilizar profissionalmente.

Queixar-me da vida e das coisas ruins que me ocorreram nos últimos meses de nada adianta. Não resolverá minhas necessidades, pode atrapalhar no relacionamento com as pessoas e piorar ainda mais a situação. Logo, o melhor a fazer é sair anunciando que estou a disposição para laborar como coloquei no texto de meu currículo sobre o objetivo e informações básicas:

"Prestar serviços tanto na área administrativa quanto jurídica, atuando externa e internamente, inclusive no atendimento ao público. Sete anos de experiência profissional no campo jurídico com especialidade prática em Direito do Consumidor".

Sexta passada, quando estive no culto da igreja onde tenho congregado aqui em Muriqui (4º Distrito de Mangaratiba), um irmão informou-me haver vaga de frentista num posto de gasolina la localidade vizinha de Itacuruçá. Disse-me ele mais ou menos assim:

"(...) Não sei se te interessa. O salário é de R$ 849,00 mais passagem e alimentação (...)"

Como não sou um cara orgulhoso, estou precisando de dinheiro e combato essa mentalidade latina medíocre de que exercer profissão de base seria "vergonhoso", fui logo segunda-feira (17/09) na empresa e me apresentei para trabalhar. Recebi então o meu uniforme com a marca da Ipiranga com o boné e comecei na terça (18). Meu horário seria de 7 horas da manhã até às 7 da noite em Itacuruçá, bem perto da Capitania dos Portos.

Durante quase todos os dias caminhei a pé para o trabalho afim de poder utilizar o dinheiro da passagem que me adiantaram por catorze dias. Colocava o despertador do celular para tocar às 5:20 da madrugada e ia andando pela linha do trem. Ao chegar no local, vestia o uniforme por cima da camiseta de malha afim de que a roupa de cima não ficasse cheia de suor e separava a marmita trazida na mochila.

Apesar de ter sete anos de experiência como advogado, tudo o que vi no posto foi novidade. Jamais trabalhei como empregado na vida e muito menos com serviço duro. Ali tive que aprender a abrir a loja, abastecer veículos, fazer a limpeza do estabelecimento com pá e vassoura nas mãos, contar estoque e utilizar o sistema de vendas no computador.

Senti logo o peso da responsabilidade daquele trabalho e vi que era bem mais duro do que advogar. Se desse falta de qualquer produto, colocasse alguns centavos a mais no combustível ou algum cliente deixasse de pagar, teria que reparar a perda do meu bolso. Não daria mais para ausentar-me dali e nem dar conta dos processos de meus clientes em andamento, sendo a maioria ações em outras comarcas. Pensei em como conseguiria tempo para ir até o malote do Fórum de Itaguaí e protocolizar a petição.

Por outro lado, conheci várias pessoas em Itacuruçá e fiz novas amizades ali. Pude compartilhar um pouco do Evangelho num local onde há muitas vidas carentes do amor de Cristo e também participei dos sofrimentos do trabalhador brasileiro. Senti na pele o quanto os pequeninos lutam pelo pão de cada dia, precisando dar um jeitinho daqui e dali. Vi que há muita prostituição no local. Moradores da Restinga de Marambaia pediam para que vigiássemos suas compras enquanto eles desempenhavam suas tarefas no continente até a embarcação da Marinha partir no final do dia. E vez ou outra ganhávamos doações de peixes e alimentos.

Na quarta (19), trabalhei num outro posto da empresa dentro do Iate Club de Itacuruçá e foi num dia bem quente. Ali eu tinha que abastecer as embarcações e, quando se tratava de jet-ski era preciso descer até o deck de madeira bem perto do mar. Por isso, acabei retornando no terceiro dia para a loja perto da Capitania dos Portos.

Todos os dias foram bem exaustivos e senti que não estava conseguindo acompanhar o rítimo do serviço. Quando foi ontem (20), refleti sobre continuar ou não no posto de gasolina. Analisei os riscos e as possibilidades de conseguir algo melhor dentro de minha área ou próximo a ela. Cheguei em casa, conversei com a esposa e hoje (21) informei minha gerente sobre a decisão de sair. Ela compreendeu perfeitamente minha situação e então compareci ao escritório da empresa no Centro de Mangaratiba para entregar o uniforme e pedir as contas.

Para não jogar fora o dinheiro da passagem, aproveitei a oportunidade e distribuí meu currículo por Mangaratiba. Deixei um no cartório, outro no balcão de empregos e dois no Fórum. Debaixo de chuva, retornei pra Muriqui e agora estou escrevendo no local coletivo de acesso à internet da Prefeitura. Semana que vem, pretendo procurar trabalho no município vizinho de Itaguaí e continuar esta busca com fé até Deus abrir uma porta.

Bem, se alguém souber de algum trabalho, segue meu telefone celular que ainda é de Nova Friburgo: (22)98111620. E também tem o email rodrigoluz@yahoo.com já que não é possível utilizar redes sociais como Facebook e Orkut aqui nos terminais de acesso à rede da Prefeitura.

Por enquanto é só o que tenho a compartilhar. Desejo a todos que me acompanham um final de semana abençoado e cheio da presença de Deus.

Tenham um feliz descanso com bastante paz.

13 comentários:

  1. Olá Rodrigo, bacana a narrativa de sua saga em busca do emprego. tenho certeza que um cara disposto, capaz e inteligente como você logo encontrará um bom trabalho. Gostaria de ajudar nesta busca com uma sugestão. Acredito que buscar uma função de representante comercial e sempre uma boa maneira de se manter ativo, conhecer pessoas e buscar o emprego com salário fixo. Fica com Deus, aguardamos mais noticias.

    ResponderExcluir
  2. O desemprego no Brasil está uma coisa séria. Mas você, meu caro Rodrigo, tem cabedal para sair dessa situação, logo, logo.

    Faço votos que isso aconteça rápido.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Rodrigo, é difícil para quem sempre trabalhou mais com a cabeça do que com os músculos se adaptar. Faço votos que você logo encontre alguma coisa digna da sua capacidade intelectual.

    p.s Você seria o próximo a postar na Confraria, mas devido a esse seu corre-corre, eu pulei sua vez. Se você quiser e puder postar por lá, poderá fazê-lo depois do texto que foi publicado lá hoje, ok?

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos,

    Obrigado pelos comentários e incentivo de vocês.

    Gabriel, sua sugestão é ótima! Mesmo sem eu ter uma habilitação para dirigir veículos, vale a pena procurar uma representação comercial e fazer negócios aqui na região. Vou pensar nisto.

    Levi, concordo contigo. A verdade é que o governo tenta mascarar esta grave questão que continua afligindo o nosso país. Li isto hoje no informativo de um cientista político. O IBGE, quando divulgou a taxa de desemprego no Brasil, afirmou ser a menor da história em meses de agosto: 5,3%. Entretanto, conceito do instituto leva em conta apenas as pessoas que procuram emprego! Em outros países, o desemprego inclui também o subemprego medido por ganhos menores que o mínimo e trabalho apenas parcial. Nas tabelas completas que o IBGE anexa à pesquisa que divulga, pode-se afirmar que, no Rio, cuja PEA é de 5.741.000, tem-se 271.000 pessoas desocupadas, o que representa 4,7%. Ou seja, um valor quase residual. O IBGE informa que, no Rio, 889 mil pessoas ganham por hora menos do que o salário mínimo por hora. Ou seja, elas estão subocupadas do ponto de vista da renda, num "emprego" bem precário. O IBGE informa que 60 mil estão subocupadas, pois elas trabalham poucas horas por mês. Somando ambas, encontramos o total de emprego precário ou subemprego, que, nos países desenvolvidos, é considerado desemprego. São 949 mil pessoas! Agora, somando estas aos declaradamente desempregados, ou 271.000, temos 1 milhão e 220 mil pessoas na condição de desemprego de fato. Refazendo o cálculo em relação à população economicamente ativa (PEA) de 5.741.000 pessoas no Rio, tem-se que a taxa real de desemprego passa a ser de 21,2%. Um tremendo absurdo!

    Eduardo, posso te dizer que, nestes dias em que fiquei no posto, lembrei sobre o quanto é importante a educação física. Via os militares da Capitania dos Portos passando pra lá e pra cá com uma postura de dar inveja e percebi que o trabalhador da iniciativa privada acaba adoecendo com o tempo porque não recebe orientações de postura e de outras coisas para manter a postura. Atualmente eu até que estou com um peso ótimo (entre 79 e 80 quilos pra uma altura de 1,89), mas preciso malhar e me preparar melhor para tarefas que exigem atividades físicas desgastantes. Sobre a Confraria, debates virtuais e redes sociais, vou ter que dar um tempo mesmo. Inclusive porque não poderei dar a devida atenção aos comentaristas do site. Sendo assim, pode passar minha vez para o próximo. Sem problemas.

    Abração a todos e tenham uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigão desejo de coração que o Bom Deus abra as portas que sua vida necessita. Sei que pela sua competência e currículo este dia está próximo. Abçs

    ResponderExcluir
  6. Please let me know if you're looking for a author for your site. You have some really good posts and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd really like
    to write some content for your blog in exchange for a link back to mine.

    Please send me an e-mail if interested. Kudos!
    Here is my web site - mulheres casadas procurando homens

    ResponderExcluir
  7. Amigo Gilberto,

    Muito obrigado por seu incentivo e por me considerar capaz e apto para ser bem sucedido no mercado de trabalho. Infelizmente, nem tudo o quanto sei tem utilidade para essa nossa economia pragmatica. Muitos dos nossos debates filosóficos/teológicos nos blogues e redes sociais, bem como os textos que escrevi aqui, interessam a um publico bem restrito. Os patrões querem contratar gente com experiência no "feijão e arroz" do cotidiano e minha falta de experiência na carteira (CTPS) está sendo impecilho até para que eu seja um vendedor de loja. Porém, confio na Divina Providência e tenho ultimamente procurado cumprir com a parte que me cabe que e divulgar o currículo para as empresas da região. Já fui nos cartórios de Mangaratiba e Itaguaí, nas lojas grandes do município vizinho (Casas Bahia, Americanas, Ponto Frio, etc.), um escritório de advocacia, cadastrei-me na Vale do Rio Doce pela internet, na companhia do Eike Batista e outros locais. Ainda tem mais lugares onde ainda preciso passar e já estou pensando em fazer algo como vendedor autonomo na epoca de alta temporada na praia. Nem que eu vá vender sacole na praia.

    Mais uma vez agradeço a vc e a todos que comentaram esta posagem desejando-lhe uma excelente semana com nosso amado Deus.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. O que o homem semear, ele também colherá

    ResponderExcluir
  9. Realmente COLHEMOS aquilo que plantamos. A Bíblia confirma isto! Mas o que seria do homem sem os presentes DADOS pela Vida. Aliás, a própria Vida já é em si uma dádiva imerecida que recebemos de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Poxa Rodrigo, como você chegou até aqui sem um emprego atrás de você?rsrsrs Não sei sua idade, mas penso que já passou dos 35anos ou não? Você é articulado, com uma ótima visão sobre todos os assuntos, escreve tão bem, com certeza se você for numa dessas (no meu tempo eram agências) hoje eu diria pra você se apresentar nos setores de Recursos Humanos, envie uma carta pra alguma empresa que tenha vontade de trabalhar, aproveite também agora final de ano, devem está precisando aumentar o quadro, não é? Você costuma ouvir a bandnewsfm? tem lá uma seção,Sua Carreira, aqui:http://bandnewsfm.band.com.br/Colunista.aspx?COD=90, veja o que pode lhe inspirar, eu mesma se precisasse nem sei como procurar emprego, até outro dia pensei e gostaria de trabalhar em Editora de Livros, ou Marcas e Patentes que foi o primeiro escritório que tive meu primeiro emprego, mas nem sei por onde começar. Com certeza no próximo post espero que você venha nos contar que conseguiu um bom emprego, e logo que encontre, não esqueça de tirar uma carteira de motorista rapaz, isso é tão útil, nem precisa ter carro, mas saber dirigir é essencial, quer dizer, ter autorização para. Espero que sua esposa esteja bem, e muita sorte pra você!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, amiga.

    Obrigado pelas dicas e pelo incentivo. Vou ver se visito o site do qual falou. Por aqui tenho buscado espalhar meu currículo pelas empresas de Mangaratiba e de Itaguai. Em muitas delas, e preciso deixar o currículo na internet com sites de agências terceirizadas. Não tive ainda respostas. A carteira de habilitação é de fato muito importante. Cheguei a fazer auto-escola há uns 15 anos atras, mas não passei no teste. Quando eu tiver uma sobra de dinheiro, poderei quem sabe pensar nisto. Hoje mal consigo ir ate Mangaratiba ou Itaguai. Estou nas mãos de Deus e vou vivendo um dia de cada vez. O sustento basico não tem faltado e vou pagando minhas dividas mês a mês. Em abril espero estar livre dessa situação e pode ser que eu vá até vender coisas na praia enquanto isso.

    Núbia teve uma melhora significativa na semana passada e desejo que ela progrida mais.

    Mais uma vez agradeço pelo apoio e pela força. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá rodrigo, bom ter noticias suas e de sua esposa sua fé e força de vontade são admiráveis, de maneira que você tem tudo para dar a volta por cima. Estou na torcida por você. Esta frequentando alguma comunidade religiosa? o apoio dos irmãos pode abrir algum caminho. fica com Deus, um abraço.

      Excluir
  12. Fala, Gabriel! Muito bom poder contar com a sua torcida e a de outros comentaristas aqui.

    Desde que vim para o município de Mangaratiba, passei a me congregar numa igreja que fica bem na minha rua. E certamente estar junto com pessoas que buscam a Deus e que oram e de alguma maneira se apoiam, ajuda bastante na nossa caminhada.

    Grande abraço pra você e fica com Deus também.

    ResponderExcluir