Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A Rio+20 e a fábula do beija-flor

Estamos aí em uma outra etapa da Rio+20 e que será decisiva para a conferência com a presença dos chefes de Estado.

Meu desejo é que este encontro não termine em "pizza" como têm sido todos os anteriores em que os presidentes e primeiros ministros dos países nada decidem de concreto para salvarem o nosso planeta.

Por isso, nós que somos ambientalistas (ou pessoas que têm consciência ambiental) precisamos reivindicar, protestar e também agir com fé no enfrentamento de um problema que parece tão difícil.

Que sejamos fortes e não desistamos de lutar, lembrando do clássico exemplo do beija-flor que tentou apagar o incêndio, conforme a fábula utilizada na campanha Ação pela Cidadania do saudoso sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho (1935-1997).



Um forte abraço pra todos vocês!


OBS: A ilustração acima foi extraída da página oficial da conferência Rio+20 em http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20

2 comentários:

  1. Rodrigo

    Da Eco - 92 ninguém se lembra mais o que se assinou (rsrs)

    Quanto a Rio + 20, as principais autoridades da Europa e o chefão Obama - rei das Américas não deram o ar de suas presenças. Isso, por si só, já demonstra o interesse dos grandes nas discussões infinitas e sem consenso dessa semana que antecede ao São João, aí no Rio.

    Que bom seria se tudo pudesse acabar na Capital do forró - Campina Grande - PB, que está pegando fogo com todo tipo de quadrilha. (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Levi,

      Eu diria que a Eco-92 até trouxe algum adianto se pensarmos na visão ecológica quase ausente no nosso país. Havia prefeituras que nem ao menos dispunha de uma secretaria municipal de meio ambiente... A partir dali, criou-se a Agenda 21 e o Brasil começou a se preocupar um pouco mais com a ecologia.

      Contudo, a situação do planeta hoje é gritante. As medidas tomadas ainda não foram suficientes para por fim ao processo de degradação ambiental e, principalmente, do aquecimento da atmosfera. E aí tenho que dizer que a natureza não vai aguardar a iniciativa de Obama, dos líderes da Europa ou mesmo da nossa presidenta Dilma. A Terra vai simplesmente reagir.

      Abraços e boas festas do mês de junho aí na Paraíba.

      Excluir