Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Blogueiro completando seus 36 anos...



“Pois todos os nossos fios se passam na tua ira;
acabam-se os nossos cabelos como um breve pensamento”
(paródia do verso 9 do Salmo 90)

Recordo-me que, na igreja batista onde me congreguei nos anos de minha adolescência, no bairro São Francisco Xavier, aqui no Rio de Janeiro, vi alguns homens com seus 35 anos participando ainda do grupo jovem. Claro que, neste contexto, enquadravam-se mais os caras solteiros porque as pessoas casadas, nesta faixa etária, certamente iriam identificar-se com algum outro ministério.

Um homem depois dos 35 anos pode ser considerado quase um jogador sênior. No futebol, atletas nesta faixa de idade já estão se despedindo das chuteiras. Uns prosseguem por mais alguns anos e uma minoria ainda consegue durar nos gramados até os 40, conforme fazem algumas personalidades mais famosas na busca de marcarem o milésimo gol. Isto sem falarmos nos goleiros que, em via de regra, costumam se “aposentar” mais tarde do que o restante da equipe.

Nas outras profissões, contudo, não é assim. E, se dependesse dos nossos (des)governantes, trabalharíamos até os 70 anos ou mais. Porém, de qualquer modo, o encerramento de carreira dos conhecidos jogadores de futebol no final dos trinta é capaz de mexer com a cabeça de muitos homens.

Embora sexualmente potente e com mais experiência nos relacionamentos, o jovem trintão quase com 40 já não se sente tão atleta. Uns já estão carecas e barrigudos. Outros vaidosos demais. E ainda tem aqueles que começam a ficar encucados com uma velhice que nem chegou.

Completando nesta quinta-feira (12/04/2012) meus 36 anos, tenho percebido um pouquinho do avançar da idade numa lenta velocidade de 20 km/h. Nas curtas férias que tive no município de Mangaratiba, entre o final de dezembro e o começo de janeiro, senti pela primeira vez o sol forte do litoral fluminense queimando minha futura careca na região frontal da cabeça, quando caminhei pela linha do trem de até a localidade itaguaiense de Coroa Grande. Pois tendo feito um “corte raso” na cabeleira dias antes do Natal, pude constatar o estrago da natureza genética herdada provavelmente da família de minha mãe. Isto porque papai e vovó tinham bastante cabelo.

Eu que sempre fora um Tony Ramos, jamais passou pela minha mente há uns 13 anos atrás que viria a me tornar um homem calvo no futuro. E pra minha surpresa, um bebum chamou-me de “pouca telha” nos dias próximos ao Carnaval quando fui com Núbia levar minha avó ao médico. Todavia, eu já não me incomodo tanto com o inevitável processo de “desertificação florestal” pois dizem que uma das razões da calvície pode ser resultado de uma boa dosagem de testosterona no sangue, indicando talvez que a minha libido continuará em alta pelos próximos anos.

Se for assim, que sexo não me falte no decorrer de todo este século! Pois pior do que “a pipa do vovô” não subir mais é o velhinho ainda continuar na vontade e não ter com quem fazer.

Bem, não sou médico e entendo mais de gozação do que de saúde. Porém, no que depender de mim (espero que Núbia jamais perturbe minha paciência), não pretendo sofrer nem por um instante fazendo alguma cirurgia de implante de cabelo. Menos ainda ousaria tomar finasteride (propecia) arriscando ficar impotente. Afinal, como diz a letra daquela marchinha carnavalesca, “é dos carecas que elas gostam mais”.


Nós, nós os carecas
Com as mulheres somos maiorais
Pois na hora do aperto
É dos carecas que elas gostam mais

Não precisa ter vergonha
Pode tirar seu chapéu
Pra que cabelo? Pra que seu Queiroz?
Agora a coisa está pra nós, nós nós...



E viva o time dos carecas!


OBS: Eu com meu princípio de calvície estou no lado esquerdo da foto acima. Esta é a imagem mais recente sobre mim e foi tirada nos dias da comemoração do 54 anos de minha mãe, a qual faz aniversário neste mesmo mês, em 04/04. As outras pessoas são minha irmã Marina, seu namorado Mauro e o meu irmão Thiago (bem mais careca).

19 comentários:

  1. Pessoal,

    Para variar um pouquinho, resolvi escrever um texto fútil falando humoradamente sobre a calvície masculina.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns filhote!!!!!!!! Que vc. continue sendo essa pessoa tão especial não só pra mim como para toda a sua família!! Te amo incondicionalmente como toda mãe, mas acima de tudo te admiro muito como ser humano! Saúde e muuuuuuuuuitos anos de vida!
    Beijos da mamy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mãe!

      Fico feliz por sua participação em meu blogue. E mais ainda pela oportunidade dos nossos dois encontros presenciais nestas últimas horas. Ainda mais eu morando agora tão perto e lembrando cenas do seriado A Grande Família. (rsrsrs)

      Pena as comemorações não terem ocorrido como desejávamos. Mas graças a Deus por tudo e que Ele te dê forças e bênçãos em todos os momentos de sua vida. E, afinal, o melhor do aniversário são as pessoas estarem juntas.

      Beijão!

      Excluir
  3. Parabens Rodrigo!

    Os 600 Km de distancia entre Campinas e Rio ë o que me separa do bolo da festa. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Doni!

      Acabei de comer uns pedacinhos do bolo de chocolate.

      Foi um bolinho simples feito na casa de minha mãe, mas tava ótimo. Fazia tempo que não comia um bolo assim!

      Mais uma vez agradeço pela lembrança.

      Abraços.

      Excluir
  4. um feliz aniversário para o melhor homem do mundo, meu maridão. que ele receba de deus todas as bençãos que lhe foram resvadas pelo nosso paizinho.
    meu amor te quero pra sempre, até ficar-mos bem velhinhos, e q as promessas de nosso casamento sejam verdadeiras e suficientemente forte para durrubar qualquer barreira q se levante etre nós.
    TE AMO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor,

      Também te quero e sei o quanto é importante a Presença de Deus no nosso casamento.

      Que sendo da vontade do Eterno, Ele nos abençoe com longevidade, mais dias de saúde e de paz.

      Que o relacionamento com Deus seja a razão da nossa vida! Pois Nele podemos todas as coisas. Não importa o tamanho da barreira.

      Também te amo!

      Excluir
  5. Parabéns Tony Ramos Phanardzis Ancora da Luz!!! rsrsrs

    Futilidade é pensar e não se expressar!

    Com 4.2, estou longe ainda de fazer parte do clube dos carecas! rsrsrs

    Depois dessa declarção da Nubia Mara, hoje tem festinha heim... rsrsrs

    Dona Myrian, o Rodrigo tem conquistado nosso coração, se é que a Nubia não se importa desse romance cibernético! rsrsrs

    Rodrigão, manda via e-mail um pedaço do bolo aqui pra Várzea Gothan City! rsrsrs

    Ahhh!!! Pelo amor de Deus e com a benção da Virgem Maria, IMPLANTE NEM PENSAR!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IMPLANTE NEM PENSAR!!! (2)


      Meu sempre bem humorado amigo Franklin Rosa,

      Ótima a sua mensagem!

      Desejo que tua cabeleira dure bastante. (rsrsrs)

      Estética é coisa que pouco me preocupa. Mas quando peguei aquele sol forte na testa e fiquei com a cabeça ardendo depois, vi o quanto os cabelos já estão fazendo falta. E não consigo me acostumar a usar boné...

      Pena n ão termos tirado fotos das comemorações de hoje. Senão eu te mandava um bolo virtual.

      Abração!

      Excluir
  6. Rodrigão, parabéns atrasado rsrs. Amei sua crônica (?) Sua família é bonita, mas o que babei mesmo foi com a declaração da Núbia. Caramba que maridão precioso. Deus abençoe que vocês sejam sempre felizes. Agora ela vai poder da beijo direto na cabeçinha lisa.Beijão amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gui.

      Ainda vai faltar pra cabecinha ficar toda lisa. Por enquanto, é só um processo de calvície em que há anos tenho tido uma considerável queda. Mesmo usando uns xampus, sobretudo de babosa e uns anti-caspa. Tentativas que parecem não trazer efeito.

      Obrigado pela bênção e que Deus também abençoe seu casamento e sua família.

      Paz!

      Excluir
  7. Rodrigo

    Quero, aqui dos cafundós da Paraiba, compartilhar desse momento de animação de vocês aí na foto. (rsrs)

    Um forte abraço (atrasado) do seu dia magno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Levi!

      Obrigado pela animação, mesmo estando numa distância tão grande da Paraíba até o Rio.

      Abração!

      Excluir
  8. Ô, Rodrigão carecudo, receba aí um abração deste amigo e confrade cabeludo!!! se quiser, empresto alguns dos meus..KKKKkkKKKKKKK

    Olha, sem dúvida, o peso dos anos aparece, mas eu não tenho dúvida de que velhice está na cabeça. Não em forma de careca, mas de pensamento....rsss Você é o que você pensa ser, mesmo que você não seja o que pensa que gostaria de ser....hiii, isso ficou meio doido, mas como a postagem é de festa, tá valendo.

    Com todo a sinceridade, amigo, sinto-me hoje com meus 46 em melhor forma do que quando eu tinha 30!! é certo que uma barriguinha se instalou (mas ainda estou longe de ser barrigudo e nunca o serei em nome de Olorum!!), e apesar das minhas corridas três vezes por semana, ela teima em não queimar. Parece que vou ter que diminuir as toneladas de Açai que eu tomo e é muito calórico...rss

    abraços e que venham muitas outras décadas!

    ah, e esse negócio de careca ter a ver com testosterona eu nunca ouvi falar!!! A minha testosterona é um pouco abaixo do normal para minha idade devido a uma operação que fiz já há uns 15 anos mas a libido continua em alta...(graças ao bom deus da libido sagrada que eu não sei qual é)

    ResponderExcluir
  9. Caro Edu,

    Acredito que o Criador dos céus e da terra fez tudo meuito bem planejado: o sexo, a libido, os cabelos e até mesmo a calvície.

    Sinceramente, eu também não trocaria os meus 36 anos pelos 20. E nem a minha mulher por uma adolescente. Se hoje tenho 36, são 20 e mais 16. São experiências de vida acumuladas, aprendizados e conhecimentos. E acho que quando buscamos ter uma consciência multidimensional, fica mais fácil lidar com o avançar da idade.

    Obrigado pela oferta de cabelo, mas como respondi ao nosso amigo Franklin concordando com ele, "implante nem pensar". Dizem que dói pra caramba colocar cabelo na cabeça e aí prefiro que a natureza siga seu próprio rumo.

    Comer açaí é muito bom, mas deve ser na medida certa e em horários apropriados. É um alimento calórico, mas tem suas vantagens de não engordar tanto como as massas. Deve ser proporcional ao nosso exercício costumeiro.

    Abração e muita saúde e paz pra você, com bênçãos extensivas à sua família.

    ResponderExcluir
  10. Caros amigos,

    Fico feliz por tê-los conhecido, ainda que, por quanto, só virtualmente.

    Estar com vocês tem sido uma bênção. Uma boa oportunidade para compartilhar ideias e juntos crescermos. Pois, mesmo à distância, acho que já formamos quase uma Igreja.

    Meu dia de aniversário foi bom, apesar de nem tudo ter sido perfeito.

    Momentos após a empregada de minha mãe estar ajudando-a a preparar o bolo, ela recebeu a notícia de falecimento de sua irmã entrando em pânico e, logicamente, foi liberada do serviço.

    Aqui em meu apartamento, no outro quarteirão do bairro, foi dia de fachina e de instalação do ventilador de teto da sala. O homem que veio prestar o serviço chegou um pouco atrasado em relação ao horário combinado e ficou de terminar tudo na manhã desta sexta. Então saímos pouco antes das 5 da tarde e fomos pra casa de minha mãe.

    Estando eu, mamãe, minha tia Loudes (do lado paterno), Núbia e o sobrinho Henrique, passamos umas horas agradáveis lá. Titia trouxe uns salgados que comemos com refrigerante deixando o delicioso pudim de leite para o final. Núbia fartou-se e se sentiu sonolenta, pelo que retornamos pra nossa casa e ela foi descansar por algumas horas, deixando primeiro minha tia no ponto de ônibus.

    E acho que fazia cerca de 20 anos que minha tia Lourdes não vinha a um aniversário meu já que fiquei 19 anos fora do Rio. Lembro que, no fim de 1992, fui morar em Juiz de Fora com meu avô paterno e, no ano de 1999, mudei-me para Nova Friburgo onde permaneci até dezembro de 2011.

    Para concluir, posso dizer que este foi um final de tarde e um começo de noite bem agradáveis, sendo que valeu a pena termos nos reunido para uma simples comemoração. E sou grato a Deus, mesmo com o triste falecimento da irmã da empregada de minha mãe e outros acontecimentos. Pois, apesar dos obstáculos enfrentados em minha caminhada, até aqui o Senhor me ajudou.

    ResponderExcluir
  11. Feliz aniversário, meu caro. Não fossem os espelhos não teríamos certeza da autoimagem prejudicada. Mas é somente ela, o resto está no lucro. Grande abraço e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  12. Feliz aniversário, meu caro. Não fossem os espelhos não teríamos certeza da autoimagem prejudicada. Mas é somente ela, o resto está no lucro. Grande abraço e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  13. Valeu pela lembrança, Ivani! Embora com menos cabelo esteja eu do que uns 3 anos atrás quando publiquei esta postagem (rsrsrs). Mas não ligo, não. É a ação da gravidade... Abração e tudo de bom ao amigo.

    ResponderExcluir