Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Valorize e ame quem sempre esteve ao seu lado!


Estava eu lendo um excelente artigo num blogue destinado para casais cujo título era “Colunas de sustentação de um casamento: apreço”, dos pastores Ismael e Cleire, quando então prendi minha atenção neste breve detalhe da mensagem:

(...) Porque será que tratamos com prioridade pessoas que nos tratam apenas como uma opção e tratamos como opção pessoas que deveriam ser tratadas como uma prioridade? Passamos boa parte da nossa vida dando o nosso melhor para pessoas que pouco se importam conosco, e dando o pior para aqueles que nos são mais importantes. É preciso mudar isto com urgência (...)

Tal questionamento é, sem dúvida, bem pertinente à natureza humana porque muitas pessoas não dão o devido valor a quem verdadeiramente se importa com elas, mas sim aos que exercem algum tipo de poder ou autoridade sobre determinados aspectos de suas vidas na expectativa de receberem alguma vantagem futura.

Infelizmente, é comum ver gente bajulando políticos, seus chefes e até estranhos que causam alguma impressão pela aparência. Já os cônjuges, pais, filhos, irmãos e amigos verdadeiros são colocados em segundo plano.

Identificar e admitir essa tendência negativa em nós parece ser o primeiro passo afim de que mudemos o nosso comportamento destrutivo. Já a segunda ação diz respeito ao cultivo de bons relacionamentos com as pessoas com as quais convivemos.

A grande verdade é que muitas vezes andamos cegos em relação aos “anjos” que Deus coloca em nossas vidas para nos apoiar e amar. Quando chega o Natal, o aniversário ou qualquer ocasião especial (dia das mães, dos pais ou dos namorados), alguns atém compram presentes bem caros para essas pessoas que estão a sua volta, porém ficam limitados a apenas isto durante a maior parte do ano.

Mas será que custa caro fazer as pessoas felizes?

No texto que eu mencionei, os autores dão excelentes dicas no trato com o cônjuge, incentivando o marido a praticar atitudes de apreço em situações comuns do nosso cotidiano:

Ter apreço por alguém fala do valor que atribuímos a esta pessoa, o quanto ela é importante para nós e o quanto nos importamos com ela, fazendo coisas para o seu bem estar. (...) Toda vez que elogiamos a macarronada da esposa, dizendo que ela faz a melhor macarronada do mundo, além de se sentir amada, ela irá caprichar ainda mais no próximo almoço (…) Quando você homem, usa de cavalheirismo para com sua esposa, é sinal de apreço, de estima. Você está, na verdade, lhe conferindo honrarias dignas de alguém que é bem vinda na sua vida. Quando você aguça a sua sensibilidade para atender aos apelos silenciosos dela, é apreço (...)

Podem parecer atitudes bem simples, mas que têm um impacto profundo sobre os sentimentos de alguém. Assim, ao invés de depreciarmos o outro, por que não passarmos a dizer palavras de elogio, de encorajamento e de gratidão?

Finalmente gostaria de compartilhar que fazer o bem não é algo que sempre executamos espontaneamente como se estivéssemos com as emoções tomadas de um belo sentimento pelo outro. Porém, podemos, intencionalmente, desejar a prática de coisas boas para agradar o próximo. Tal iniciativa significa que temos que sair da viciosa rotina centrada no “eu” para olharmos o mundo sob o ponto de vista do próximo, procurando entender o que a outra pessoa gostaria de estar recebendo de nós, o que se inclui no mandamento deixado por Jesus: amar o próximo como a si mesmo.

Peçamos a Deus que nos ajude a aproveitar ao máximo todas as oportunidades para fazermos felizes as pessoas que estão conosco afim de que nossos olhos estejam abertos para praticarmos o amor nas ocasiões do cotidiano.

Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação” (Epístola de Paulo aos Romanos 15.2; ARA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário