Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Uma inspiradora obra de arte para nós brasileiros



Há exatos 136 anos, mais precisamente em 8 de abril de 1888, a tela "Independência ou Morte", do pintor paraibano Pedro Américo (1843 - 1905), era exposta pela primeira vez na Academia Real de Belas Artes de Florença, antes de ser entregue ao governo paulista três meses depois, para integrar a coleção do Museu Paulista. 


Na apresentação da obra, Pedro Américo discursou, na presença do imperador Pedro II e sua esposa, imperatriz Teresa Cristina, os quais estavam de viagem pela Europa, bem como da rainha Vitória do Reino Unido e outros mandatários e autoridades ali presentes:


"Bem sei, Senhor, que não é digna do alto assumpto historico, nem da contemplação de Vossa Magestade, a téla que ouso expor aos descendentes ou compatriotas de Raphael, Leonardo da Vinci e Miguel-Angelo; se, porém, é certo que o trabalho nobilita o cidadão, eu me sinto altamente honrado de ter concluído uma pagina destinada a commemorar um dos mais gloriosos feitos do Augusto Progenitor de Vossa Magestade, e ao mesmo tempo o primeiro sopro de vida da nossa saudosa Patria como nação livre e independente."


Seu trabalho agradou aos críticos de arte, sendo considerado, à época, como "uma obra colossal" que trazia "o cunho de uma imaginação criadora e de um robusto engenho", tendo se tornada reconhecida por se tratar de uma construção de identidade nacional. 


O quadro coloca em evidência a figura de D. Pedro I, no alto da colina verde, quase centralizado, um pouco para a esquerda, tendo à sua retaguarda dez homens – sete em primeiro plano e três em segundo plano – que vestem trajes civis e levantam seus chapéus. Montado em um cavalo marrom, o imperador veste um traje de gala característico da nobreza, empunha sua espada e proclama a independência com o grito que, figurativamente, "reverbera por todo o império". Seu olhar está direcionado para os soldados da Guarda Real, à direita. Eles acompanham D. Pedro, e usam fardas, capacetes de dragões e botas, estão sobre cavalos e empunham suas espadas.


Todavia, essa construção visual do passado brasileiro idealizando a Independência do país, em que a figura de D. Pedro é mostrada ao público como um herói, sofre vários questionamentos. 


Um deles é que, além de não ter acontecido nada daquilo que foi retratado, pois, no dia 07/09/1822, o imperador estava era passando mal com uma tremenda diarreia, Pedro Américo teria sido um copiador de outras obras, a exemplo das pinturas de Meissonier "Napoleão III na Batalha de Solferino" e "Batalha de Friedland".




Em todo caso, o talento do artista brasileiro é indiscutível e a obra, rica em detalhes, até hoje nos serve de inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário