Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Que tenhamos disciplina e força de vontade para comemorarmos "juntão" na Avenida o quanto antes...



Em sua página no sítio de relacionamentos Facebook, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, postou a foto acima, sem cores, no dia 12/02/2021, escrevendo estas palavras: 


—  "Ano que vem tmjuntao! 22 tá logo ali!"


Apesar de todas as incertezas quanto a essa pandemia, sobretudo no que diz respeito à eficácia das vacinas e às novas variantes do coronavírus, desejamos olhar para o futuro com o coração cheio de esperança. Afinal, ninguém quer que a COVID-19 dure algo em torno de uma década, conforme compartilhou a renomada cientista Sharon Peacock, chefe do programa de vigilância genética Covid-19 Genomics UK, durante uma entrevista à BBC publicada na última quinta-feira (11/02):


"Assim que controlarmos [o vírus] ou ele sofrer mutação para deixar de ser virulento - causando doenças - podemos parar de nos preocupar com isso. Mas acho que, olhando para o futuro, faremos isso por anos. Ainda faremos isso daqui a 10 anos, na minha opinião"


É certo que não podemos fazer do otimismo uma cegueira em relação à ciência. Pois fato é que existem três variantes principais do vírus que preocupam os cientistas. Seriam elas: a sul-africana, conhecida como 20I / 501Y.V2 ou B.1.351; a Britânica ou de Kent, conhecida como 20I / 501Y.V1 ou B.1.1.7; e a brasileira, conhecida como P.1. E as duas vacinas desenvolvidas pela Pfizer / BioNTech e AstraZeneca protegem apenas contra a principal variante britânica. 


Infelizmente, enquanto as pessoas estiverem espalhando o vírus por aí, as chances de novas variantes surgirem parecem ser mais amplas. Isto porque com mais gente infectada, a possibilidade de ocorrer mutações no vírus torna-se maior.


Por outro lado, acredito que o comportamento da população, se passarmos a seguir as regras de afastamento social, é o que realmente pode ter eficácia no controle dessa doença, evitando o surgimento de novas variantes do coronavírus até que toda a população mundial esteja imunizada.


Se iremos voltar a festejar o Carnaval em 2022 ou somente depois de 2030, ninguém sabe. Aliás, não nego que prefiro as palavras confiantes do Dudu Paes do que a visão realista da Dra. Sharon. Só que não podemos tapar o sol com a peneira, sendo que precisaremos demonstrar disciplina e força de vontade, obedecendo corretamente às normas sanitárias, para o mundo, finalmente, sair dessa pandemia.


Feliz feriado de Carnaval a todos!

3 comentários:

  1. Que Deus nos ajude e tenha misericórdia. Mas que procuremos olhar para a pandemia com a atenção necessária. Feliz futuro pra nós!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo!

    Espero que você e Núbia se encontrem bem e felizes. Por aqui, confinamento e trabalhando online, como é o meu caso.

    Agradeço seu fabuloso comentário que fez ao meu texto e que já li umas duas vezes. Acho que você tem toda a razão.

    O prefeito do Rio de janeiro, Eduardo Paes, está mto otimista e queremos todos acreditar que em 2022 tudo estará quase normal, todavia eu acho que assim não acontecerá, pois há ainda muita coisa para se saber sobre esse vírus e variantes.

    Talvez daqui a 10/15 anos, já possamos ter certezas e estarmos tranquilos, mas por enqto não. Na Idade Média houve muitas pestes (epidemias), estou me lembrando da Peste Negra e agora já ninguém lembra disso, pke não vivemos a tragédia.

    A memória do Homem é curta, nós sabemos, mas há situações que a Humanidade não pode esquecer para bem dos vindouros, que desconhecem totalmente o assunto.

    Abraços e saúde para você e Núbia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, CEU.

      Inicialmente agradeço por sua visita come comentários e a parabenizo outra vez pelo texto em seu blogue.

      Confesso que meu realismo faz com que eu cultive o otimismo sem empolgação. Porém, prefiro ter esperanças e buscar o alcance de soluções o quanto antes.

      De fato, poucos se lembram hoje da Peste Negra e houve muitas outras doenças ruins no passado, Aliás, há cerca de 100, tínhamos uma mortalidade infantil muito maior, embora compensada por mais nascimentos por casal.

      Núbia vai bem. Atualmente fazendo uma ´serie de exames e precisará passar por cirurgias. Mas ainda temos que diagnosticar para sabermos pela médica dela por onde começar. Certamente os pés estão na lista e espero que não haja necessidade quanto a tireoide ou a coluna.

      Um abraço e, desde já, tendo em vista a diferença de fuso entrenós, ótima quinta-feira

      Excluir