Páginas

sábado, 4 de janeiro de 2020

A importância do ser humano conhecer melhor a si próprio



 "Conhece-te a ti mesmo" (Ditado de Delfos)

Estou hoje disposto a partilhar umas breves reflexões sobre o complicado ser humano sem, obviamente, pretender concluir um assunto infinitamente inesgotável que, pela sua extensão, não caberia em todas as bibliotecas do mundo.

Somos seres dotados de desejos e sonhos. Temos necessidades das mais diversas que falam desde o nosso inconsciente e nem sempre as percebemos. Sem contar que agimos de maneira ambígua, muitas das vezes sem coerência alguma e com inúmeras contradições. Só que, infelizmente, acabamos sendo causadores de imensos conflitos e fazemos como aquela cobrinha dos games eletrônicos cuja cauda vai só aumentando a medida em que ela come até morder a si mesma.

Penso que a solução para alcançarmos um almejado estado de paz reside no esforço de se trazer à tona tudo o quanto existe de oculto dentro de nós, admitindo aquilo que de fato somos e buscando compreender o outro com o mesmo olhar de sabedoria. Ou seja, significa entender que o outro é tão humano quanto nós.

Mas, se bem refletirmos, qual a visão que temos sobre nós individualmente? Será que a autoimagem construída dentro do consciente de cada um não estaria equivocada?

Certamente que o aforismo do grego antigo "conhece-te a ti mesmo" mantém-se tão atual como fora nos tempos de Sócrates e de Platão. Ou ainda, na época dos pensadores pré-socráticos, como Tales de Mileto, ou da poetiza Femonoe, considerada pelo geógrafo Pausânias a primeira pitonisa do templo dedicado a Apolo em Delfos. Aliás, é preciso dizer aqui que a frase em tela era uma inscrição localizada na entrada do referido templo, o qual hoje se encontra em ruínas.

Acredito que, se as pessoas buscassem esse exercício do auto-conhecimento e a sua prática fizesse parte da educação escolar (com a ajuda de terapeutas e filósofos), poderíamos trilhar um proveitoso caminho evolutivo e que, por sua vez, proporcionaria um salto de qualidade nas nossas ações cotidianas. Inclusive, seria uma solução preventiva para muitos comportamentos desviantes que desenvolvemos ao longo da vida e contribuiria para formar um ambiente social de maior compreensão. E seria algo muito mais proveitoso do que termos as chamadas "escolas militarizadas" defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ótimo sábado a todos!

OBS: Imagem das ruínas do Templo de Apolo extraídas da Wikipédia.

2 comentários: