Páginas

sábado, 11 de maio de 2019

Só para quando os nossos bisnetos estiverem morando em Marte...



Há exatos 35 anos, em 11 de maio de 1984, ocorreu o trânsito da Terra através do Sol visto de Marte. 

Conforme me informei na Wikipédia, isso se dá quando a Terra passa diretamente entre o Sol e Marte, vindo a obscurecer uma pequena porção do Sol para um observador em Marte:

"Durante um trânsito, a Terra pode ser vista de Marte como um pequeno disco escuro se movendo ao longo da face do Sol. Um trânsito central pode durar mais de 10 horas, no entanto, um evento destes com tal duração é bastante raro (a última vez que aconteceu foi em 2277 AC, e o próxima será em 5003 DC). O trânsito ocorre a cada 26, 79 e 100 anos, no entanto a cada 1.000 anos um trânsito extra ocorre em 53 anos."

É lógico que jamais alguém chegou a assistir isso sendo que a imagem desta postagem trata da Terra e da Lua sendo vistas de Marte, conforme foi fotografado pela sonda Mars Global Surveyor. Porém, como o próximo evento está previsto para 10 de novembro de 2084, é possível que alguém da geração dos nossos netos e bisnetos esteja até morando no planeta vermelho e mandando uma selfie pra daqui acompanharmos alguns instantes depois.

De qualquer modo, acho pouco provável eu estar vivo até lá para poder assistir o fenômeno pela internet. Só que, como o ex-presidente Michel Temer falou que iremos chegar até os 140 anos (e deverei estar começando a receber minha aposentadoria aos 108), quem sabe ainda não poderei testemunhar o que olho nenhum viu?

4 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Pois, de Marte, e em 1984 pouco se sabia e ninguém viu o trânsito, pke em Marte não há vida, acho eu.
    Em 2084 já cá não estou, penso eu, a menos k a esperança média de vida, quase duplique-rs.

    Que dados tem Temer pra fazer uma afirmação dessas? Eu espero me aposentar bem mais cedo, né, Rodrigo -rs?

    Quem sabe? Depois, me contas, se eu ainda cá estiver-rs.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, CEU.

      Em 2084, não sabemos nem se haverá ainda a humanidade e vida ba Terra devido à nossa inclinação auto-destrutiva e o surgimento de tecnologias letais que poderão escapar do controle.

      Por outro lado, há controvérsias sobre o aumento da expectativa de vida pois temos adquirido hábitos menos saudáveis. Porém, quando Temer esteve presidente (atualmente se encontra preso), ele soltou essa de que gerações futuras viverão 140 anos para justificar a reforma da Previdência...

      https://www.google.com/amp/s/noticias.r7.com/brasil/ao-defender-reforma-temer-diz-que-brasileiros-viverao-ate-140-anos-03102017%3famp

      Excluir
  2. Passando, lendo, e deixando um forte abraço

    ResponderExcluir