Páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Benditos Tomahawk




Por mais que muitos critiquem Trump e os norte-americanos (eu mesmo não sou fã deles), entendo que os Estados Unidos agiram bem ao lançarem 59 mísseis Tomahawk contra uma base aérea na Síria na madrugada desta sexta-feira (06/04), em resposta a um ataque químico que matou mais de 80 pessoas na semana.

Fato é que a longa e repugnante guerra na Síria tem atingido uma proporção internacional, causando a maior crise humanitária deste século, com um número incalculável de mortos e de refugiados (a ONU estima que o conflito já tenha deixado cerca de 400 mil mortos e provocado um êxodo de mais de 4,5 milhões de pessoas). Trata-se de algo de uma enorme complexidade, mas que requer uma ação rápida e acertada das potências globais.

Embora o governo sírio pudesse até ser um instrumento de pacificação e de combate ao perigoso Estado Islâmico, creio que nada justifica o emprego de armas químicas como houve na última terça (04/04). Neste ataque, de acordo com o grupo britânico de monitoramento do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, teriam morrido 86 pessoas, das quais 27 delas seriam crianças.

Sinceramente, eu não esperava que Mr. Trump pudesse se importar com esse massacre hediondo já que, durante a sua campanha eleitoral em 2016, ele prometia adotar uma posição omissa quanto aos direitos humanos. Contudo, a sua postura de tolerância zero quanto ao emprego de armas químicas foi acertada, de modo que considero oportuno compartilhar a seguir o discurso que o presidente dos Estados Unidos realizou para explicar o ataque ao regime sírio, conforme o texto reproduzido pelo jornal O Globo:

"Meus compatriotas americanos,
Na terça-feira, o ditador sírio Bashar al-Assad lançou um terrível ataque com armas químicas contra civis inocentes usando um agente nervoso mortal.
Assad sufocou a vida de homens, mulheres e crianças inocentes. Foi uma morte lenta e brutal para muitos. Até mesmo lindos bebês foram cruelmente assassinados nesse ataque tão bárbaro. Nenhum filho de Deus deve sofrer tal horror. Hoje à noite, eu pedi um ataque militar direcionado a uma base aérea na Síria, de onde o ataque químico foi lançado.
É neste vital interesse de segurança nacional dos Estados Unidos prevenir e dissuadir a propagação e o uso de armas químicas mortais. A Síria usou armas químicas proibidas, violou suas obrigações sob a convenção de armas químicas e ignorou a insistência do Conselho de Segurança da ONU.
Anos de tentativas anteriores de mudar o comportamento de Assad falharam, e falharam de forma muito dramática. Como resultado, a crise de refugiados continua a se aprofundar e a região continua a desestabilizar, ameaçando os Estados Unidos e seus aliados.
Nesta noite, apelo a todas as nações civilizadas para que se juntem a nós na busca para acabar com o massacre e o derramamento de sangue na Síria, e também para acabar com o terrorismo de todos os tipos. Pedimos a sabedoria de Deus quando enfrentamos o desafio de nosso mundo muito perturbado.
Oramos pela vida dos feridos e pelas almas daqueles que se foram. E esperamos que, enquanto os EUA defenderem a justiça, a paz e a harmonia prevalecerão. Boa noite e Deus abençoe a América e o mundo inteiro.
Obrigado"

A meu ver, deveriam todas as potências mundiais (inclusive a Rússia) intervir militarmente, por meio da ONU, enviando tropas terrestres para a Síria antes que mais crianças e civis morram nas mãos de Assad. E uma vez com a presença militar na região, um governo provisório seria estabelecido em Damasco até ficar definida a situação geopolítica do país e o ditador ser julgado pelos seus crimes de guerra contra a humanidade.

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Como vai? Aqui, tudo normal, mas com mto trabalho. Corrupção, aqui? Existe, sim, mas se estabelecermos comparações com a tua Pátria, ah, então, estamos quase no Éden (rs).

    Ah, quanto tempo não passava por seu blog, nem você pelo meu, ou pelo menos, não botávamos "faladura". Andamos, ambos, com mto que fazer. É isso, penso!

    Estive lendo alguns posts anteriores e esse da Serpente está o máximo, ou seja, está nojento e de nível mto baixo mesmo. De bocas que só vomitam e conspurcam, não podemos esperar nem um só monossílabo, minimamente sensato.

    Lulinha e Dilma responderão por aquilo k fizeram, tal como Temer, responderá por outros factos incorretos, mas entre o mto ruim e o menos ruim, a gente prefere o 2º, né?

    Mr. Trump tem seus defeitos, como toda a gente, mas eu acho que "cão k ladra não morde". Fiquei feliz por ele ter vencido as eleições na América e pelas medidas k tem tomado. Essa, que você aqui refere, é MUITO HUMANA. O ditador sírio não pode continuar fazendo aquilo k tem feito, e portanto, os países, as grandes potências k se deixem de frescuras, pke é preciso intervir, forte e feio. Creio que a Rússia irá tomar uma posição, tb, até pke Trump e Putin estão se entendendo mto bem, o k é bom para o mundo todo.

    O discurso de Trump, a esse propósito, me emocionou. O homem tem coração, caramba!

    Abracinho e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, CEU

      Primeiramente agradeço por sua visita e comentários apesar de que, como bem observou, a disponibilidade para visitar os blogues tem sido menor para mim ultimamente devido a um volume maior de responsabilidades e trabalho. Daí creio contar com a sua compreensão por não estar visitando com a mesma frequência o seu espaço e também os de outros blogueiros.

      Por aqui, esse processo que ainda não foi julgado na nossa Justiça Eleitoral provavelmente deverá resultar em consequências para Dilma e Temer já que ambos fizeram parte da mesma chapa conforme o sistema presidencialista por cá adotado,os as possibilidades de um governante cair são bem menores do que num sistema parlamentar como ocorre em seu país. E, neste sentido, em suas sábias palavras, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, bem comparou o governo de Michel Temer a uma “pinguela” (ponte frágil, improvisada), afirmando que se esforça para contribuir de alguma forma para que ele consiga ir até o fim do mandato, em 2018.

      Quanto ao Trump, realmente ele "ladra" e "não morde", sendo um governante sob certo aspecto imprevisível. Ou seja, ele antes parecia não se importar com o que pudesse estar ocorrendo fora do país dele e, nesta semana, tomou uma posição quanto ao que ocorre na Síria. E, se foi de fato humano, não sei.Mas,se racionalmente pensarmos, não há como se erguer muros num mundo onde um problema numa parte afeta as demais. Ou seja, se a comunidade internacional ficar de braços cruzados para o que hoje ocorre na Síria, o problema vai cada vez mais se agravar atingindo outras nações. E aí, se considerarmos a incapacidade de qualquer uma das forças ali pacificar o país, só mesmo a presença das Nações Unidas poderá contribuir para definir o que será feito daquele território hoje todo devastado.

      No que diz respeito à corrupção e aos comentários dos ministros sobre o depoimento da serpente, esse é um fato que muito entristece pois, em geral, os tribunais superiores daqui não têm agido com a mesma firmeza dos juízes de primeira instância no combate à maior operação investigativa de nossa história (ou quem sabe umas das maiores do mundo) que é a "Lava Jato". Afinal, roubaram bilhões do dinheiro público e causando abusos de poder nas eleições com o uso de recursos ilícitos no financiamento de candidatos, motivo pelo qual há hoje muitos políticos e empresários presos no Brasil por determinação do Exmo. Sr. Dr. Juiz Federal Sérgio Moro.

      Ótimo domingo pra você e tenha uma excelente semana.

      Excluir