Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Ainda podemos nos orgulhar do Brasil




Quando me deparo com alguma notícia acerca do que vem acontecendo na Europa atual quanto aos imigrantes que tentam se refugiar no Velho Mundo, concluo que o nosso Brasil, apesar de sua momentânea crise e da violência urbana, ainda é um lugar muito bom para se viver.

Na semana passada, todos soubemos do resgate dos 220 imigrantes feito pela corveta Barroso da Marinha do Brasil (foto). O nosso navio trafegava com destino a Beirute, no Líbano, quando recebeu um alerta do Centro de Busca e Salvamento Marítimo italiano sobre a existência de uma embarcação com risco de afundar, tendo a bordo imigrantes que iam para a Europa. Dentre as pessoas salvas, havia 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo (muitos deles debilitados). Foi o que informou o Ministério da Defesa em nota publicada em seu portal na internet. 

Inegavelmente, temos mais um bom motivo para nos orgulhar do nosso país neste dia em que se comemora 193 anos de independência política de Portugal. Apesar dos vergonhosos escândalos de corrupção, há brasileiros de bem desempenhando um papel positivo em suas atividades, quer seja salvaguardando a vida humana no mar, numa sala de aula ensinando crianças a ler e escrever, trabalhando duro numa lavoura, ou cuidando de enfermos com dedicação num hospital (mesmo faltando melhores condições de trabalho). E, graças a esses heróis, quase sempre anônimos, temos sobrevivido às crises que vem e vão.

Os brasileiros que já sofreram uma experiência migratória hostil no exterior sabem muito bem o quanto esse país é maravilhoso. Se, por aqui, os nossos direitos de cidadão não são devidamente respeitados, lá fora nem podemos reclamar porque nem sequer os temos. Assim, só quem já viveu clandestinamente no estrangeiro, sem poder confiar nas pessoas e se sujeitando a salários menores bem como às diversas humilhações, sabe o que significa estar longe de sua terra.

Acredito, meus queridos leitores, que devemos celebrar a nossa amada pátria ainda que insatisfeitos com a política nacional. Somos nós quem construímos o país e podemos transformar o Brasil num lugar melhor para se viver. Com trabalho, estudo, pesquisa em ciência e tecnologia (um investimento que jamais podemos cortar), mais o exercício da cidadania, além do retorno a princípios éticos basilares, temos hoje a chance de dar a volta por cima. E aí mesmo que o momento não pareça favorável, jamais podemos nos esquecer do incrível potencial que temos, o qual apenas precisa ser melhor trabalhado.

Viva o Brasil!

Tenham todos um excelente feriado!


OBS: Foto acima da Marinha do Brasil.

4 comentários:

  1. Não existe um país igual a este!
    Apesar dos políticos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas parodiando a música, apesar dos políticos, amanhã há de ser um novo dia... (rsrsrs)

      Excluir
  2. Sempre me orgulhei do meu País e, principalmente, da minha Nação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, há sempre bons motivos para nos orgulharmos, Lacerda. Afinal, a nação não é feita apenas de maus políticos. Estes são só uma minoria que ocupam os poderes estatais.

      Excluir