Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um piano em minha noite...




Nesta minha passagem pela capital federal, tive a oportunidade de acompanhar ao vivo o programa Um Piano ao Cair da Noite, transmitido pela Brasília-Super Rádio FM, o qual vai ao ar de segunda à sexta-feira, sempre às 18 horas, com a apresentação de Lúcia Garofalo. Hospedado na residência de Toninho, que toca lá às quinta-feiras, fomos ao palco da emissora situado no Conjunto Nacional de Brasília, o mais antigo shopping da cidade.

A programação foi bem interessante e variada sendo que hoje houve a participação especial de Márcio Valle, cantor lírico do coro do Teatro Municipal de São Paulo. Ele atuou nas músicas Nel Blù Dipinto di Blù (Domenico Modugno e Franco Migliacci), Granada (Augustin Lara) e Fascinação (Fermo Dante Marchetti). Já as demais, What the Worl Needs Now Is Love (Burt Bacharach e Hal David), Como uma Onda (Lulu Santos e Nelson Motta), Night and Day (Cole Porter), Vida de Viajante (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil), How Deep Is Your Love (Barry, Robin e Maurice Gibb), O Que É, o Que É? (Gonzaguinha), Serenata (Franz Schubert) e Et si Tu N'Existais Pas (Toto Cutugno, Pasquale Losito e Vito Pallavicini) foram tocadas somente por Toninho.

Através desta oportunidade, pude acrescentar uma significativa experiência à minha limitada cultura musical já que minhas atenções geralmente estão mais voltadas para política, filosofia, ecologia, assuntos teológicos e os desagradáveis problemas do cotidiano. Aliás, pode-se considerar saudável alguém terminar o dia ouvindo algo de qualidade e se desligando das situações estressantes enfrentadas nas horas anteriores, sendo este um hábito que eu precisava de alguma maneira introduzir em minha vida no pequeno município praiano onde moro.

Com a cultura tão em baixa ultimamente, em que inúmeros funks proibidões e sertanejos fazendo apologia ao álcool multiplicam-se por aí, inegavelmente que escutar o toque do piano entre a Ave Maria e A Voz do Brasil acaba sendo uma heroica resistência. Porém, é graças a essas iniciativas como a da Brasília Super-Rádio FM que um grupo remanescente de pessoas ainda pode desfrutar de uma programação de qualidade. Os clientes do Conjunto Nacional quando passam em frente ao palco da rádio rumo ao banheiro do shopping, ao "cair da noite", podem apreciar algo de belo e instrutivo.

Faz 21 anos que Toninho se apresenta no programa Um Piano ao Cair da Noite. Este há cerca de três décadas anima a noite dos brasilienses, podendo ser sintonizado na frequência 89,9 MHz ou na internet pelo site http://www.superfm.com.br/, algo que vale a pena os leitores da blogosfera e os moradores de minha cidade conhecerem.





OBS: As fotos acimas foram tiradas no palco da Brasília Super Rádio FM. Na primeira imagem temos da esquerda para a direita: o cantor lírico Márcio Valle, eu, a apresentadora Lúcia Garofalo e o pianista Toninho. Já na segunda estão Toninho e eu junto ao cartaz do programa.

5 comentários:

  1. Obrigado, Rodrigo, por suas palavras elogiosas ao programa "Um piano ao cair da noite", que prima por oferecer músicas de qualidade há mais de trinta anos aos que frequentam o shopping ou vão lá especialmente para assistir a esse programa. Levado ao ar de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas, transmitido ao vivo pela Brasília Super-Rádio FM, é um marco da cultura da Capital Federal.
    Vale acrescentar que me senti enriquecido com os papos dos últimos dias sobre os mais diversos temas, destacand0-se o meio ambiente e ganhei muito com esses momentos de convivência.
    Toninho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Toninho! Eu é que agradeço por sua leitura e comentário. Tem sido bem proveitosa essa nossa convivência e, inclusive, faço menção das dicas que me deu sobre técnica legislativa, o que me ajudará muito em meu trabalho de assessoramento quanto à elaboração de normas jurídicas municipais na Câmara de Mangaratiba. São detalhes importantes e que dão mais qualidade às atividades do legislador. Valeu!

      Excluir
  2. Que privilégio, hein Rodrigão?! Como gostaria de ser um morador de Brasilia, nessa hora, para ouvir ao vivo o Toninho tirar das cordas do seu piano, sinfonias dolentes ao cair da tarde, tipo - a "Ave Maria" de Gounod. Vou tentar, aqui nos grotãos da Paraíba, sintonizar a Brasília Super-Radio FM. (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Levi! Acredito que vai gostar muito de ouvir a rádio! Realmente essa estadia em Brasília tornou-se algo bem privilegiado. Em minha cidade, no litoral sul fluminense, vou sugerir algo semelhante ao pessoal do Rádio e TV Renovação, uma emissora só de internet que ajudei a colocar em funcionamento através do grupo Renovação - Mangaratiba abre o verbo. Quem sabe não rola uma parceria pelo menos quanto a uma das programações?! Mas o amigo vai gostar de ouvir o Toninho. Sintoniza aí na quinta e depois me fala. Abração e obrigado aí pelos comentários.

      Excluir
    2. Em tempo! O endereço da nossa rádio em Mangaratiba é esse:

      http://www.radiomuriqui.com/

      Nossa atuação é mais voltada para a política local, mas para preencher as atividades, colocamos no ar boas músicas. Quando puder, conheça o nosso trabalho também!

      Excluir