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terça-feira, 19 de março de 2013

O péssimo atendimento da Oi Fixo nas cidades menores

É incrível como a Oi Fixo (antiga Telemar) presta um péssimo serviço nas cidades menores do interior fluminense...

Estou morando em Muriqui, 4º Distrito de Mangaratiba, desde o dia 21 de agosto do ano passado. E, no final de fevereiro, solicitamos o uso do VELOX para o telefone de nossa residência cuja titular é a minha cunhada. Aqui na localidade, não há outro provedor de acesso a internet senão essa coisa da Oi que nem sei se posso chamar de provedor.

Pois bem. Mal solicitamos o serviço e pelo que parece a empresa não respeitou a privacidade do consumidor quando parece ter repassado os nossos dados e contato para que outros provedores de serviço como o UOL e o Terra começassem seus assédios de vendas via telemarketing tentando ludibriar a cunhada como se fosse uma condição necessária contratá-los para acessarmos a rede mundial de computadores. Tive que orientá-la a dizer não...

Porém, não foi só isso. Dentro de alguns dias, chegou o kit do VELOX com o modem e demais acessórios. Fiz a instalação, porém a internet não funcionou. Reclamei por telefone, não resolveram e entrei com uma reclamação na ANATEL, em 08/03, nestes termos:

"Solicitamos para o nosso telefone residencial (...), em nome da usuária Sandra Maria Cilense, a instalação do VELOX. A empresa enviou o modem, fiz a instalação, mas não foi possível a conexão. No aparelho fica piscando a liz DSL continuamente! Dia 05/03, abrimos uma reclamação na prestadora (protocolo n.º 20131038039899) e foi dado o prazo de 48 horas para solução. Porém, eis que, até o momento, o serviço não está funcionando e a empresa nem ao menos enviou um técnico à residência para solucionar o problema apesar do prazo de 48 horas. Peço providências e aguardo um retorno."

E vocês acham que a Oi resolveu? Que nada! Ainda tiveram a pachorra de fornecer uma resposta insatisfatória de tentativas frustradas de contato justo no último dia do prazo para resposta, despertando a desconfiança de que mentiram:

"Após diversas tentativas de contato com o Sr.Rodrigo(reclamante)no dia 15/03/2013,ás 17h10min,17h15min,17h30min.Através dos terminais (...).Não foi possível atender a solicitação do cliente."

Reabri ontem a reclamação na agência reguladora e com isto eles ganharam mais uns três dias úteis de prazo para solucionarem o problema. Só que dessa vez, se a empresa mantiver seu comportamento abusivo, pretendo ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível como já fiz por várias vezes quando morei em Nova Friburgo, região serrana.

Nos meses em que morei no Rio de Janeiro, confesso que o atendimento da Oi é um muito melhor do que no interior. Além de eles terem muito mais profissionais a disposição do público, existe a concorrência com outras empresas como a NET da qual fui cliente no Grajaú. Aqui, todavia, vigora o monopólio privado. Um atraso que não tem explicação.

6 comentários:

  1. RODRIGO

    A Oi está incorrendo em uma atitude criminosa. Quem é possuidor de linha de telefonia fixa da Oi vem recebendo insistentes telefonemas no sentido de fazer aquisição do Velox (Banda larga) atrelado a conta telefônica.

    Após recusar a Velox e informar inúmeras vezes que já tenho a minha banda larga aqui em minha cidade, eles, na maior cara de pau mandaram entregar em minha residência um aparelho receptor (pegadinha) que devolvi imediatamente.

    O que aconteceu?

    30 dias depois veio a cobrança da banda larga da Oi indevida. Pasme, ao reclamar, recebi como resposta, que deveria pagar uma multa de 250,00 reais para retirar um sinal que não tinha recebido da OI.

    Entrei em contato com a ouvidoria da Anatel. Disseram-me que a Oi está incorrendo em uma atitude criminosa: não é permitido a conta casada da telefonia fixa com a Velox. Além disso, disseram-me que o cliente pode desistir do plano da Velox sem a cobrança de qualquer multa.

    A ANATEL na ocasião, entrou com um processo de investigação contra a OI, inclusive dando-me o número do protocolo.

    Gostaria de alertar os proprietários de linha fixa da Oi, para em casos como o meu, se dirigirem a ANATEL, através do seu telefone de reclamação na ouvidoria.

    Infelizmente a OI se transformou em uma quadrilha em nosso país. Todo cuidado é pouco.

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  2. OBS:

    O link para denunciar as atitudes criminosas das operadoras de telefonias segue abaixo:

    http://sistemas.anatel.gov.br/soa/

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  3. Prezado Levi,

    Boa tarde!

    Essa Oi/Telemar está prestando um péssimo serviço a nós brasileiros. Curioso que você não quer o VELOX enquanto eu tive que ingressar com uma ação judicial para a Oi/Telemar efetivar o serviço no meu endereço...

    Na certa, os caras estão esperando que a presidenta Dilma tenha uma crise chavista e, acompanhando a tendência de alguns países da América Latina, tire a concessão da empresa, o que lhes proporcionaria uma rica indenização em face da União Federal.

    Tenho pra mim que o Poder Público é o maior responsável. Desde que foi criada, a ANATEL sempre fingiu atuar. Esta agência reguladora foi a maior conivente com essas concessionárias de telefonia fixa e móvel. Raramente pudem e, quando assim agem, pegam apenas valores baixos.

    Seja como for, vamos à luta, companheiro! Não podemos desanimar e deixarmos de brigar pelos nossos direitos.

    Um abraço.

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  4. Para quem estiver acompanhando esta postagem, ingressei com ação judicial em face da Oi e, após algumas semanas, obtive esta liminar concedida pela juíza:

    "Diante da verossimilhança dos fatos narrados na petição inicial, dos documentos acostados aos autos, que demonstram o pagamento da fatura do mês de abril referente aos serviços OI FIXO e OI VELOX contratados pela autora, entendo presentes os requisitos legais previstos no artigo 273 do Código de Processo Civil, não se vislumbrando, por outro lado, o perigo de irreversibilidade da medida, pelo que DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA, para determinar que a ré estabeleça o serviço OI VELOX contratado pela autora, em 72 horas, sob pena de multa diária de R$200,00. Intimem-se." (Interlocutória proferida nos autos da ação de n.º 0002161-34.2013.8.19.0030)

    Esclarecimento. A ação foi movida pela minha cunhada em face da empresa Oi/Telemar porque ela é que é a titular da linha telefônica. Também componho o pólo ativo da demanda porque estou pedindo indenização pela falta de acesso à internet em casa.

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  5. Em tempo! A decisão citada acima é da MM. Juíza de Direito Dra. KARLA DA SILVA BARROSO VELLOSO e foi proferida em 12/04/2013, coincidentemente na data de meu aniversário.

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  6. Como informei no artigo publicado hoje (01º/05), a internet, finalmente, começou a funcionar aqui em casa:

    http://doutorrodrigoluz.blogspot.com.br/2013/05/finalmente-internet-chegou.html

    Foi uma luta cansativa mas valeu a pena.

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