Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Despedindo-me desta inesquecível cidade

Neste primeira quinzena do mês de dezembro, estou deixando a cidade, com a mudança já agendada para o dia 11/12.

Foram quase 13 anos em Nova Friburgo desde que cheguei aqui para dar continuidade aos meus estudos na área jurídica, quando me transferi do Instituto Viana Júnior, em Juiz de Fora, para o campus local da Universidade Estácio de Sá.

Praticamente a metade desse tempo na cidade passei como estudante, formando-me só no final de 2004. E, quanto à outra parte dos meus anos, foi como um profissional do Direito através do exercício da advocacia autônoma, sem escritório próprio.

Foi em Nova Friburgo que me casei, mas não com uma moça daqui. Encontrei Núbia poucas semanas após ter me mudado pra cá, em 1999, durante o Carnaval, num lugar próximo do município chamado Sana (distrito serrano de Macaé). Ela, niteroiense, também estava a passeio com suas amigas. Dali em diante, passamos a nos encontrar tanto em Nova Friburgo quanto em Niterói.

Morando aqui é que descobri o enorme prazer das caminhadas. Sem ter muito o que fazer, pois são poucas as opções de lazer tradicional na cidade, tive que inventar o meu próprio passatempo. Assim, meus primeiros anos de faculdade foram marcados por incríveis passeios solitários pelo meio rural, percorrendo trilhas, estradas de chão, caminhos por dentro de fazendas, levando às vezes uma corrida de boi, ou sendo assustado por um cachorro latindo. Porém, eu sempre estava a descobrir novidades e experiências. E, após ter andado por todos os distritos e explorado a maioria dos roteiros, vim também conhecer os outros municípios da região.

Espiritualmente falando, este lugar me fez muito bem. Sem fazer loucas mistificações, posso dizer que, durante estes anos, pude olhar mais pra dentro de mim, arrepender-me de erros cometidos em Juiz de Fora, re-significar valores, retornar à fé que tinha deixado no final da adolescência e começado a lidar melhor com o álcool. E aí não posso me esquecer da força recebida de um vizinho do AA no bairro Cordoeira e também proprietário do primeiro imóvel onde morei aqui, alugando, na época, por apenas R$ 160,00 com água, luz e impostos incluídos.

Ao todo, habitei cinco residências em Nova Friburgo. Ao deixar o imóvel do seu Naélio, em agosto de 2000, fiquei uns sete meses numa casa situada no distrito de Amparo, numa área pouco afastada do perímetro urbano da vila, em estrada de terra. Depois, retornei pra sede do Município e vivi por quase dois anos numa apertada quitinete, num escadão que vai do Centro ao bairro Braunes. Dali, passei pra um lugar maior nas Braunes e numa distância menor da faculdade. Somente em meados de 2006, quando já estava casado e exercendo a advocacia, é que vim para o apartamento atual, situado numa área boa do Centro, no último andar de um prédio de cinco pavimentos sem elevador, tendo encontrado a sorte de pagar um aluguel que, hoje em dia, após os devidos reajustes, está ainda em torno dos seus R$ 400,00 mensais, sem contar condomínio e outra despesas.

Profissionalmente falando, posso dizer que, assim como a maioria dos moradores daqui, não fui muito feliz. Tentar a advocacia num mercado restrito, pobre e saturado de advogados pode tornar-se algo frustrante. E, com o tempo, veio o desânimo com a rotina da profissão e os problemas de saúde da esposa. Depois da tragédia climática de 12/01/2011, a economia regional ficou ainda pior.

Dia 27/09, vovó faleceu e herdei o seu imóvel de dois quartos onde ela residia no Rio de Janeiro, após minha tia renunciar a parte dela. Com isto, mesmo não pagando muito caro no aluguel, achei por bem voltar ao Rio, cidade onde nasci, afim de procurar melhores oportunidades de trabalho.

Sei que vou sentir saudades daqui e deste gostoso clima frio de serra que se torna bem suportável no verão, mas gelado no inverno. Também sentirei falta das deliciosas vendidas por aqui, da boa comida e da relativa tranquilidade de uma cidade de médio porte se comparada com a agitada metrópole do Rio de Janeiro.

Porém, a vida anda. Nestes dez primeiros dias do mês vou ficar absorvido com os preparativos da mudança junto com o pagamento das contas do mês e com o meu trabalho. Não sei se terei tanto tempo pra internet. Estou já transferindo os processos que tenho para outro advogado, buscando não deixar nenhuma pendência para trás e ainda me despedir de algumas pessoas. Depois da mudança, prevista para um domingo, preciso retornar outra vez para a entrega das chaves na imobiliária e, daí por diante, talvez só volte a Friburgo como turista.

Desejo o bem desta cidade e das pessoas que moram aqui. Como cidadão, tentei contribuir com minha ideias (escrevi por uns tempos no jornal local A Voz da Serra) e atuei também na política partidária até 2009, sem ter me candidatado a nada e nem ocupado cargos públicos. Assim, deixo Friburgo com a consciência limpa de que minha presença aqui tenha ajudado mais do que prejudicado, esperando que o povo friburguese possa cuidar bem deste pedacinho do nosso planeta e se reconstruir em todos os aspectos após esta última tragédia das chuvas, prevenindo-se também contra outras catástrofes naturais.

Boa sorte, Nova Friburgo!


OBS: A foto acima foi extraída do site da Câmara Municipal de Nova Friburgo em http://www.camaranf.rj.gov.br:8180/cmnf/noticias/camara-aprova-projeto-de-lei-que-proibe-a-poluicao-visual-em-nova-friburgo

16 comentários:

  1. Rodrigo, desejo toda felicidade do mundo para você e sua esposa, tenho certeza de que vc conseguirá algo legal no Rio. Eu também venho enfrentando a mesma situação, inclusive estou no Rio para estudar para concurso, tive uma oportunidade muito boa e não posso deixar passar. Estou na casa da minha irmã, mas assim que o curso acabar, volto a Friburgo, pois tenho o meu marido, que é uma amor de pessoa, por ter confiado e acreditado nos meus objetivos. Não é fácil ficar longe dele, só o verei nos fins de semana. Por enquanto vou tentar os concursos, mas para meados de 2012, vou ver como as coisas ficarão. Existe a possibilidade de eu voltar pra cá definitivamente, mas tenho que planejar bem. E é isso ! Qualquer coisa, estou no facebook e é isso aí, vc tem que buscar a sua felicidade e a realização dos seus sonhos, vc é inteligente, responsável, tenho certeza de que sua sorte aqui no Rio será diferente ! É preciso caminhar para frente ! Um grande abraço, tudo de bom !!!

    ResponderExcluir
  2. que Deus o abencoe e q neste ano novo q pra vc vai comeáce em dezembro seja tudo de bom pra vc e sua famila

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte Rodrigo

    A vida é movimento. Somos seres de passagem, isto é, vivemos uma eterna páscoa. Conhecer novas paisagens vai lhe fazer bem.

    Parafraseando o trecho de uma música da sambista Alcione:

    "Antes de me despedir
    Deixo ao sambista mais novo
    O meu pedido final

    Não deixe o samba morrer
    Não deixe o samba acabar
    O morro foi feito de samba
    De Samba, prá gente sambar..."
    ,

    EU DIRIA, para você:

    "Antes de me despedir
    Deixo ao blogueiro mais novo
    O meu pedido final:

    Não deixe o Blog morrer
    Não deixe o Blog acabar
    A amizade foi feita no blog
    No blog, pra gente blogar..."

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, apesar da falta que vc vai no fazer, acredito que tudo acontece por uma razão, e desejo que Deus o abençoe ainda mais no Rio!!

    Espero que vc contniue nos prestigiando com suas excelentes mensagens aqui no blog!!

    Vai com Deus, querido amigo!!

    Abraco!

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos,

    Agradeço muito pelo carinho de vocês.

    Andrea, a vida dá volta, mas é fundamental que busquemos um aperfeiçoamento profissional para que, durante a maior parte dos anos de nossas vidas, possamos contar com o nosso próprio trabalho. Daí eu estar indo pro Rio e também de olho no concurso (se eu passar pro TJ terei que ficar um tempo vivendo aí). E desejo que, em breve, você possa estar de volta e junto com seu esposo. Que Deus abençoe o casamento de vocês!

    Agradeço também ao Levi pela criativa paródia e, desde já, tranquilizo o amigo e também à amiga Ester que, dependendo de mim, o blogue deve continuar, ainda que eu venha a ficar uns dias sem internet em casa após a mudança. E, mesmo se o blogue acabar um dia, a amizade fica e é eterna porque, em Deus, somos seres eternos.

    Valeu aí também pela mensagem anônima de bênção!

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigão, muito axé e sucesso nessa nova caminhada! Sorte de quem vai ter o privilégio de conviver contigo a partir de agora!

    ResponderExcluir
  7. Amigo Franklin,

    Muito obrigado por sua mensagem e pela consideração que demonstrou para com a minha pessoa.

    Também lhe desejo muita força, poder e realização pra você, meu brother, bem como muita paz.

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo,

    O Eterno estará contigo em cada projeto!

    Temos algo em comum. Também aprecio as caminhadas. Algumas até longas diga-se de passagem.

    Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Donizete!

    Como tenho sentido falta das velhas caminhadas, nas quais eu creio que Deus falou muito comigo. E numa época em que eu já andava há tempos afastado do SENHOR.

    Talvez eu volte a fazer caminhadas no Rio já que gosto de descobrir lugares novos e existem pontos do Rio de Janeiro que ainda não conheço.

    Mas te agradeço aí pela mensagem.

    Que Deus te abençoe, meu irmão!

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo,

    seja bem-vindo de volta ao Rio, seremos agora vizinhos (apesar de eu morar na zona oeste rsss). Quem sabe agente se encontra para dar umas caminhadas, fazer um lanche e jogar conversa fora?

    Te desejo muito sucesso e muitas felicidades nessa nova etapa da sua vida; e força e sabedoria para enfrentar os problemas.

    abraços

    esse levi é mesmo um gaiato de mão cheia. "não deixe o blog morrerrrr..." kkkk

    ResponderExcluir
  11. Meu caro Edu,

    Obrigado pelas boas vindas e pela mensagem de encorajamento!

    Pela terceira vez na vida estou indo morar ao Rio...

    Vamos nos encontrar, sim! Vai ser um grande prazer trocar ideias com o irmão e, inclusive, deve haver recantos aí pela Zona Oeste como o Parque da Pedra Branca e as praias da região de Guaratiba e Restinga de Marambaia que ainda pretendo percorrer.

    Tenho planos para atuar ministerialmente aí no Rio e, certamente, poderemos trocar algumas ideias. E alguns dos meus planos de vida envolvem também atividades relacionadas à blogosfera em que desejo dar um rumo mais prático à internet, tornando minha atuação mais auto-sustentável.

    Agente vai se encontrar por aí.

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo q não venho aqui no seu blog e hoje querendo saber mais de Nova Friburgo, abri seu post e leio surpresa, está de mudança pro Rio!!! Eu q parei em Cachoeiras de Macacu quando a minha intenção era morar mais adiante,fiquei com a curiosidade de saber se seria melhor morar em Nova Friburgo,tão somente pelo clima e tranquilidade, mas as poucas vezes que aí estive, achei tudo muito cheio: trânsito, mercados,moradias, lembrou-me o Rio/Tijuca/Grajaú,Andaraí sem as ofertas positivas que estes têm. Aqui em CMacacu até o jornal é incompleto, se tivesse um taxi aéreo e fosse pagável, ficaria por aqui mesmo rodeada de verde e com muita água, porém enfrentar a BR101 é de desanimar!! Que você tenha um ótimo retorno, as oportunidades no Rio de Janeiro estão de vento em popa, assim dizem os jornais, e pra sua esposa se tratar será melhor também, desejo então muita Saúde,Sucesso, Sorte e Sorrisos a Família. E que 2012 comece muito bem!!!
    (se puder diga qual sua área na advocacia, se for imobiliária, me interessaria...há algum site informando ss/serviços?/voltarei p/saber aqui)

    ResponderExcluir
  13. Olá, Wilma.

    Muito obrigado por sua mensagem!

    Acho Cachoeiras de Macacu um belíssimo município. Um lugar que tem tudo para ser um paraíso, embora o paraíso seja algo que esteja dentro de nós, não fora, independnetemente dos lugares onde habitamos.

    Realmente Nova Friburgo também tem um grande potencial para se tornar um lugar maravilhoso. Isto só depende de nós, dos cidadãos friburgueses quererem. E, se as pessoas resolvessem lutar por um transporte coletivo melhor, teríamos aqui um trânsito mais calmo, sem muitas dificuldades para encontrar vagas pra estacionar, menos poluição no ar e nos ouvidos.

    Atualmente, com este clima de Copa do Mundo e Olimpíada, o Rio tem grande chance para se revolucionar em vários aspectos e se tornar um modelo para o Brasil. E assim como eu, muitos estão voltando para lá. E, acredito que os que estão regressando do êxodo carioca poderão contribuir bastante com as experiências obtidas em outros lugares.

    Grande abraço e muito sucesso pra sua vida. Muita paz e bençãos divina!

    ResponderExcluir
  14. Em tempo!

    Respondendo sua pergunta, não atuo na área imobiliária. Pelo menos, por enquanto, não. Conheço algumas coisas relacionadas ao Direito Imobiliário que tem muito a ver com o Direito Civil. E, dependendo do que for, posso te orientar trocando umas ideias. Me manda um email depois: rodrigoluz@yahoo.com (sem .br)

    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo hoje que vi sua msg, outra hora envio uma mensagem explicando o assunto do meu imóvel, que fica aí próximo ao Guanabara, no limiar da Tijuca. A imobiliária q visitei achei meio complexa na atuação, é junto com Seguradora Porto Seguro,rsrs
    Assim q der, escrevo um email. Obrigada pela atenção. Wilma

    ResponderExcluir
  16. Tomara que você consiga resolver as coisas, Wilma.

    Ainda tô sem internet em casa. Mas pode mandar o email que, dentro das possibilidade, tento responder. Hoje, por exemplo, não vai dar pra acessar minha caixa postal eletrônica.

    Mas tomara que dê tudo certo!

    Abração.

    ResponderExcluir