Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Despedida de um valoroso irmão em Cristo

Numa solenidade ocorrida esta quinta-feira, dia 09/12/2010, o 1° sargento Isaías Henrique de Oliveira, comandante do Tiro de Guerra de Nova Friburgo, entregou o cargo ao 2° tenente Francisco Everaldo Lima Gonçalves, por motivo de transferência para a cidade de Juiz de Fora, o que foi motivo de notícia no jornal local A Voz da Serra deste final de semana.

Entretanto, não tenho motivos para recordar-me de Isaías como comandante do TG. Até porque nunca servi nas Forças Armadas mesmo sendo de uma antiga família de militares, de modo que conheci o irmão Isaías através da Igreja Evangélica Maranata onde me congreguei por praticamente cinco anos.

Junto com o irmão Isaías o pastor Sérgio Eduardo Boy e outros irmãos, passamos a organizar a celebração dos cultos semanais da rede dos homens, os quais tinham deixado de ocorrer há algum tempo.

Às vezes, após as reuniões dos homens lá na igreja, ele me levava em casa de carro e conversávamos sobre experiências de vida. Porém, só recentemente, quando houve estas operações do BOPE no Complexo do Alemão é que fiquei sabendo sobre sua infância lá, quando ele pediu que orássemos por aquela situação de guerra que estava ocorrendo no Rio de Janeiro.

Nesta sexta, pude despedir-me dele num churrasco que meus irmãos da Maranata organizaram num sítio aqui nos arredores de Nova Friburgo. E foi um encontro super legal.

Por coincidência, a transferência de Isaías foi determinada justamente para a cidade onde morei por vários anos e também onde meu falecido avô, Sylvio Ancora da Luz, terminou sua carreira de artilheiro no Quartel General (QG) que fica ao lado do museu Mariano Procópio.

Quando morei com meu avô paterno, ele já estava na reserva desde 1973. Porém, conheci através dele, o quanto é tumultuada a vida de um militar que, frequentemente, é obrigado a ser transferido para outras regiões, comprometendo a vida social de sua família e os estudos dos filhos. Inclusive, recordo de como o meu avô contava sobre os amigos que fizera na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, em cidades como São Borja, Uruguaiana e Alegrete.

Compartilho a seguir, trechos publicados no referido jornal local em homenagem ao amado irmão Isaías, desejando-lhe muitas bençãos de Deus na cidade para a qual deverá morar:


Após diversos anos de serviços prestados na chefia do Tiro de Guerra de Nova Friburgo, o 1° sargento Isaías Henrique de Oliveira foi transferido para o município de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
(...)
Em seu discurso de despedida, o sargento Isaías relembrou sua trajetória.
“Se encerra um ciclo em minha vida pessoal e profissional. Durante muito tempo, citar minha origem era algo que me constrangia. Fui criado no Complexo do Alemão e em 1987, quando ingressei no Exército, minha vida mudou. O ambiente que eu vivia nunca influenciou na educação dada pelos meus pais” revelou.
De acordo com ele, transmitir os conhecimentos adquiridos na vida militar sempre foi um de seus maiores objetivos. Além disso, fez um balanço dos anos que morou em Nova Friburgo.
“Procurei em todo esse tempo transmitir minha experiência aos atiradores. Nunca poderia imaginar o que me aconteceria quando vim morar aqui. Foram grandes momentos, fiz muitos amigos. Nova Friburgo é uma cidade maravilhosa e eu valorizo muito este lugar” afirmou. Em suas palavras finais, o sargento, visivelmente emocionado, garantiu: “Não deixo uma despedida, mas um até breve a todos vocês”.


Íntegra da matéria em http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=12464

Nenhum comentário:

Postar um comentário