Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Nota zero pro Neymar!



Num momento tão delicado em que as autoridades de saúde determinam o isolamento social para controle da doença, evitando-se assim a infecção e o óbito de milhares de pessoas que possam vir a ser contaminadas com o novo coronavírus, o renomado jogador de futebol Neymar da Silva Santos Júnior tem agido em total contrariedade a essas orientações. Pois, segundo uma matéria da CNN, o atleta internacional, na sua mansão situada aqui em Mangaratiba, está promovendo uma a festa, com duração prevista para cinco dias, para cerca de 500 convidados:


“O jogador Neymar promove desde o sábado (26) uma festa para cerca de 500 convidados em uma mansão em Mangaratiba, na Região da Costa Verde do Rio de Janeiro. A CNN confirmou que, apesar das orientações para o isolamento social, a festança terá duração de cinco dias, com programação de shows de vários artistas e só terminará dia 1° de janeiro. A repercussão da festa na cidade está gerando grande insatisfação de moradores, que estão se pronunciando nas redes sociais. Um funcionário do condomínio contou que o evento está movimentando o local com entrada e saída de pessoas o tempo todo” – https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/2020/12/27/neymar-faz-festanca-de-5-dias-e-gera-insatisfacao-de-moradores-de-mangaratiba


Pior do que isso é saber que, conforme divulgado também pela imprensa, o Poder Público não pretende fazer nada para impedir tal evento, apesar de um agente do governo do governo municipal, não identificado pela reportagem, reconhecer que há uma nítida contrariedade às normas sanitárias:


“Em nota, a prefeitura de Mangaratiba afirmou que “não foi oficialmente notificada da festa e que um evento para 500 pessoas deveria, ao menos, ter sido avisado aos órgãos responsáveis do município.” Uma fonte do governo de Mangaratiba listou erros que acontecem diante da atitude do jogador Neymar em promover uma festança em meio à pandemia. “Não há como legislar em um evento particular, mas se o Neymar faz uma festa aqui (Mangaratiba), ele está ferindo seriamente princípios sanitários, os decretos em vigor e as recomendações da prefeitura para se realizar festas em residências com apenas pequenos núcleos familiares. A população está insatisfeita com a festa e com a repercussão envolvendo o nome da cidade. O evento é um desrespeito sanitário, absurdo total”, explicou a fonte” (matéria citada)


Acontece que não se trata de um evento para umas poucas dezenas de pessoas o que, ainda assim, seria desaconselhável no contexto da pandemia. Porém, a matéria jornalística faz menção a um número de 500 (quinhentos) convidados, o que, por certo, deve atrair o interesse público não somente do Município de Mangaratiba como também do Estado do Rio de Janeiro e quiçá até mesmo da União Federal.


Deste modo, a fim de se evitar a propagação do novo coronavírus pelo país (e no mundo), tendo em vista a flagrante omissão da Prefeitura de Mangaratiba e dos demais entes da federação brasileira, entendo pela necessidade de adoção das medidas necessárias, através do Plantão Judiciário, por meio de ação civil pública a ser movida pelo Ministério Público, para interromper a referida festa do conhecido jogador de futebol.


Ademais, existe implícito aí o caráter exemplar já que o atleta, além de ser pessoa pública, é um jogador internacional de alta posição financeira e de destaque no mundo do esporte. Logo, se nenhuma medida for tomada contra tal violação, muitos cidadãos comuns, inclusive moradores e veranistas de Mangaratiba, vão se sentir justificados quando forem promover as suas respectivas festas particulares nas suas casas em meio à pandemia.



Sabe-se que eventos sociais privados com aglomerações têm sido potenciais propagadores da COVID-19 neste país, tornando-se algo extremamente preocupante para a saúde coletiva. Até mesmo porque o contágio segue circulando e ainda não é o momento de se relaxar com as precauções de distanciamento social de maneira que as pessoas não deveriam realizar encontros e confraternizações, tanto em locais públicos quanto privados.


Certamente que, se não fosse por causa da pandemia, a princípio nada impediria que o jogador celebrasse sua festa de final de ano com centenas de convidados, desde que não perturbasse o sossego das pessoas. Porém, no contexto da COVID-19, em que um vírus letal pode ser facilmente transmitido (e a população brasileira ainda não alcançou a chamada “imunidade de rebanho”), é totalmente absurdo promover um evento com mais de cem pessoas. Sobretudo numa época em que a CBF e os clubes de futebol mantiveram a restrição de torcedores nos estádios…


Portanto, uma vez que a Prefeitura de Mangaratiba já declarou que não vai fazer nada, torna-se necessário que o Ministério Público adote as medias necessárias a fim de fazer cessar com ordem judicial a festa do arromba promovida pelo jogador e sejam tomadas as providências cabíveis contra as omissões cometidas pelo Poder Público Municipal.


Vergonhosamente, graças ao Neymar e ao (des)governo Alan Bombeiro, qual não vem fazendo a regular coleta do lixo e deixou os funcionários da Prefeitura sem o pagamento em dia, Mangaratiba parece ter virado tema de notícia quase diário nos noticiários nacionais. Porém, espero que todo esse momento adverso tenha um desfecho positivo e sirva para a correção de graves problemas que andam ocorrendo por aqui, sendo fundamental a população local também tomar uma atitude coerente.


Ótimo final de terça-feira a todos!


OBS: Primeira foto extraída de https://paginazero.com.br/2020/10/08/neymar-segue-como-duvida-para-jogo-contra-bolivia-e-tite-adianta-possivel-substituto/ sendo a segunda imagem uma reprodução do YouTube, conforme divulgado pelo Extra em https://extra.globo.com/famosos/neymar-constroi-anexo-para-parcas-boate-subterranea-em-mangaratiba-apos-reclamacoes-de-vizinhos-24629449.html 

3 comentários:

  1. Prezado Rodrigo Phanardzis
    Temos que deter pessoas como o Neymar. Pessoas que se acham que estão acima de Deus e de todos. Concordo plenamente com você. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pessoas inconsequentes como Neymar deveriam ser penalizadas de alguma forma pela irresponsabilidade delas com a vida.

    ResponderExcluir
  3. Ao que parece, segundo andei lendo numa matéria do Estadão, o Neymar desistiu de passar o final de ano aqui e já se encontraria no litoral catarinense, tendo a sua assessoria informado que o jogador não pretende mais fazer festa. De qualquer modo, valeu a pena toda essa pressão a fim de que ele repensasse a sua conduta.

    ResponderExcluir