Páginas

sábado, 18 de julho de 2020

O homem que abasteceu o Rio de Janeiro com água em seis dias!



Por repetidas vezes, nos anos 90, quando viajava entre Muriqui e Juiz de Fora, cheguei a passar de ônibus pela pequena cidade de Paulo de Frontin, entre Mendes e Paracambi. Mas confesso que nunca atentei para os importantes feitos históricos do grande homem que dá nome a esse município atualmente com cerca de 14 mil habitantes.

O engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin (1860 — 1933), como se sabe, foi senador, prefeito do então Distrito Federal, além de deputado. Entretanto, o que fez dele uma pessoa notória teria sido quando, no escaldante verão de 1888/1889, juntamente com o também engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo (1838 — 1896), promoveu o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro, num prazo recorde de uma semana, através de um empreendimento que ficou conhecido como o Episódio da água em seis dias. De acordo com um pequeno artigo publicado na Wikipédia,

"O episódio da água em seis dias ocorreu no final do Segundo reinado no Brasil, no verão de 1888. Eram dias de calor insuportável na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império, com os termômetros registrando 42 °C a população sofria com o abastecimento irregular dos chafarizes. Os comícios e passeatas eram frequentes e as críticas encontravam voz na imprensa principalmente através dos artigos de Rui Barbosa no Diário de Notícias. Pressionado, o Imperador D. Pedro II ordenou a realização de um concurso público para a escolha de um escritório de engenharia que realizasse novas obras de canalização. O projeto vencedor, dos engenheiros Paulo de Frontin, Belfort Roxo e dos alunos da Escola Politécnica do Rio de Janeiro foi dimensionado para ser realizado em seis dias, ao invés dos seis meses prometidos pelos empreiteiros ao Governo Central, e a um custo bem menor."

Na ocasião, Paulo de Frontin contava com 29 anos de idade e, embora já fosse professor da Escola Politécnica Nacional, muitos duvidavam de sua capacidade devido à idade. Porém, mesmo suportando as pressões sociais e políticas, o projeto foi executado dentro do prazo prometido e criando uma estrutura que chegou a ser aproveitada por longos anos:

"A água das cachoeiras do Rio Tinguá, na Serra do Comércio, na Baixada Fluminense, chegou à Represa do Barrelão, na cidade do Rio, canalizada em tubulação assentada à margem da linha da Estrada de Ferro Rio d´Ouro. O volume diário era de 16 milhões de litros. Este sistema de abastecimento foi posteriormente ampliado e abasteceu durante muito tempo a Capital. Com o Plano Diretor de Abastecimento de Água da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDA -RMRJ), elaborado pelo Eng. Jorge Paes Rios, para a CEDAE, estas captações foram destinadas apenas ao abastecimento da Baixada Fluminense devido a sua enorme expansão demográfica. O engenheiro Paulo de Frontin foi declarado Patrono do Engenharia Brasileira."

Segundo o artigo científico Bastam seis dias: A domesticação da água e a plataforma republicana na Revista Illustrada (2017) da pesquisadora Heloísa Raquel Inacio Costa, Frontin deixou exposto o fato do governo na época haver disponibilizado "recursos extraordinários" para financiar o plano de Francisco Bicalho, o qual ele julgava ser "um plano fadado ao fracasso", havendo apresentado um proposta que seria "mais rápida e menos dispendiosa".

O que me chama a atenção nesse episódio é que, no Brasil, muita coisa que poderia ser resolvida com rapidez não ocorre talvez por causa dos interesses contrários. No entanto, o exemplo de Frontin me faz lembrar a maneira célere como os japoneses há nove anos atrás, em março de 2011, conseguiram reconstruir uma rodovia em Naka, na província de Ibaraki, também no prazo de apenas seis dias (clique AQUI para ler), tratando-se de um trecho de 150 metros que faz ligação com a capital Tóquio.

Ora, muitas décadas antes do Japão haver recuperado uma estrada no mesmo tempo em que Deus teria criado o mundo, segundo as Escrituras Sagradas, um engenheiro brasileiro, nascido na cidade serrana de Petrópolis, também realizou essa proeza, mostrando o quanto também somos capazes. Basta querermos! 

Aqui em Mangaratiba, há décadas em que a população de praticamente todos os distritos sofre com a falta de água, apesar de termos inúmeras nascentes nas nossas serras. Aliás, desde que fixei residência no Município, em agosto de 2012, já testemunhei, por várias vezes ao ano, isso se repetindo.

Ora,  páginas 31 e 32 do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), feito em 2013 pela Secretaria de Meio Ambiente, durante a gestão de Natacha Kede, encontramos a seguinte observação que ainda reflete os problemas de hoje enfrentados na nossa cidade:

"Em termos de quantidade de água disponível, o problema do sistema de água do Município afeta os distritos de Itacuruçá e, especialmente, Muriqui/Praia Grande, conforme pode ser observado no quadro abaixo. Hoje estes bairros captam certamente mais do que o permitido por Lei (50% do Q7/10) e certamente tem problemas de água na época de temporadas. A solução será importar água da sede (sistema do Rio Saco) [...] A falta de água em todos os distritos é considerada crônica em épocas de temporada, sendo agravada pela deficiência do sistema de reservatórios, dado que os reservatórios existentes no município não passam de 2,2 mil m3 (a maioria na Sede), muito aquém da necessidade atual (7,3 mil m3) e futura (11,6 mil m3)"

Sete anos depois da elaboração do documento, é certo que a necessidade por água aumentou, embora a capacidade dos reservatórios seja a mesma de 2013 e de várias décadas atrás. E, mesmo que o nosso problema não tenha como ser resolvido nos míticos seis dias, poderíamos já ter chegado a uma solução desde que se elaborou o Plano de Saneamento Básico.

Confesso que tenho visto tanta publicidade da Prefeitura de Mangaratiba nas redes sociais de internet sobre obras de urbanismo maquiadoras no Município, durante esse complicado ano eleitoral. Porém, desconheço sobre a execução de algum projeto que tenha por objetivo ampliar a capacidade dos reservatórios hídricos, de modo que as pessoas permanecem convivendo com o risco de ficar sem água em plena pandemia, momento este em que precisamos fazer frequentes higienes para não pegarmos (ou transmitirmos) o coronavírus. 

Nesses tempos de irresponsabilidades e de falta de prioridades, creio que relembrar o projeto de abastecimento de Frontin mostra para todos nós que certos problemas não são tão difíceis de solução. Pois verdade seja dita que, nos municípios brasileiros, o componente que mais falta nas políticas públicas é a vontade de fazer dos governantes...

Ótimo final de semana a todos!

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Inteiramente de acordo com você. Mtas vezes o que falta é a vontade de resolver problemas sérios e a água é um bem mto necessário, e agora mais que nunca.

    Então, viva o vosso Imperador, D. Pedro II, o engenheiro Frontin e todos aqueles k contribuíram para que o Rio de Janeiro tivesse água em seis dias.

    Mangaratiba, também merece e precisa com urgência de água. Vamos lá!

    Então, como você está? E Núbia? Já recuperados?

    Beijos e bom resto de domingo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, CEU.

    Estamos bem melhores, sem os sintomas do COVID-19 mas ainda no aguardo de um exame para sabermos se tivemos ou não o coronavírus. Deveremos fazer amanhã.

    Não sei se o imperador na época contribuiu para a solução do problema da água. Afinal, eram décadas de reinado e o problema ainda não havia cessado. Mas, quanto ao velho engenheiro (jovem na época), foi merecedor de todos os aplausos.

    Por aqui, temos muitas nascentes e falta de fato uma boa gestão dos recursos hídricos.

    Agradeço a visita com os comentários e lhe desejo uma excelente semana.

    ResponderExcluir