Páginas

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Tenha um dedo de prosa com o seu médico!



Há um ano atrás, publiquei neste blogue a postagem Depois do "Outubro Rosa", vem aí o "Novembro Azul", na qual escrevi sobre a importância do diagnóstico e da prevenção ao câncer de próstata, através da conscientização do público masculino. Na ocasião, comentei que, apesar da campanha feita este mês não ser ainda tão popular quanto a do cancro de mama, até que ela tem sido bem aceita socialmente.

Entretanto, quando se fala na saúde do homem, seja em relação ao câncer de próstata ou a outras patologias, devemos ponderar acerca de determinadas questões, as quais me parecem ser gerais. E a primeira delas é que nós machos não gostamos muito de procurar o médico e ficamos adiando tanto o diagnóstico quanto o tratamento das doenças. É comum muitos de nós passarmos anos sem irmos sequer a uma simples consulta com o clínico geral ou um especialista.

Não nego que o acesso à saúde no Brasil seja complicado pois o SUS funciona muito mal e inúmeras são as insatisfações dos consumidores sobre os planos de saúde. Temos uma proporção ainda bem pequena de médicos na população quando comparado com países mais desenvolvidos e essa deficiência nem ao menos é compensada com mais investimentos do governo na atenção básica.

Seja como for, nada justifica a nossa indisciplina e o indesculpável relaxamento com a saúde pois as consequências decorrentes de uma doença poderão ser muito piores com prejuízos irreparáveis. E, nessas horas, temos que ser capazes de estabelecer um compromisso rígido com a agenda, incluindo nelas os cuidados com o corpo, para que possamos manter uma qualidade de vida aceitável com o passar do tempo. Daí a necessidade de uma constante conscientização do público masculino.

Na postagem do ano passado, coloquei que, em várias cidades brasileiras, o reconhecimento da campanha "Novembro Azul" já era lei sendo que aqui onde moro, em Mangaratiba, no segundo semestre de 2016, o então vereador Alan Bombeiro (PSDB) chegou a apresentar um projeto com o objetivo de institui-la no Calendário Oficial Municipal. Porém, apesar da sua proposição ter sido arquivada com o fim de seu mandato na legislatura passada (pois não houve tempo para que a Câmara a aprovasse), os dois novos edis do mesmo partido, Helder Rangel e Renato José Fifiu, retomaram a ideia que, em 05/09 do corrente ano, tornou-se mais uma norma legal do Município, sancionada pelo prefeito sob o número 1.043/2017 (clique AQUI para ler o conteúdo normativo).

Mesmo para quem ainda não é idoso, nunca podemos esquecer de que a prevenção e os cuidados com a saúde devem começar cedo. Pois essa é a melhor forma de viver bem em todas as fases da vida, de modo que não custa nada caro marcar uma consulta e ter um dedo de prosa com o doutor.

Ótimo feriado para todos!

4 comentários:

  1. Sim, ter conversas longas à cerca de tudo incluindo saúde, faz falta. Muitos não o fazem por falta de tempo e outros por falta de coragem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade. Muitos não dão a importância devida à saúde pois só dão a devida estuma na falta dela.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante estimular os homens a fazerem o tão temido, no entanto simples, exame de próstata.

    ResponderExcluir