Páginas

domingo, 12 de novembro de 2017

Política degenerada



Conforme comentei no Facebook por esses dias, a política brasileira está doente e sofrendo de um maligno câncer com metástase no CTI de um hospital do SUS. 

O que mais vemos são parlamentares legislando em causa própria e impondo à nação um regime de completa imoralidade, o qual lesa direitos básicos do cidadão como a saúde, a educação, os serviços de segurança pública, de saneamento básico, de conservação das rodovias, etc. 

Não adianta o Supremo decidir algo contrário aos interesses dessa casta de malandros que os deputados logo criam um jeitinho para permanecerem impunes, concorrerem a novos pleitos estando inelegíveis e fazerem do cargo um habeas corpus. Um dos exemplos mais recentes que tivemos na semana passada foi a articulação de um Projeto de Lei Complementar de n.º 431/2017, de autoria do ruralista Nelson Marquezelli (PTB-SP), para derrubar com regime de urgência a decisão do STF sobre aplicação da Lei da Ficha Limpa (ler a postagem do Na espera do Supremo "modular" a decisão sobre a Lei da Ficha Limpa de 04/10). E, ao ser questionado sobre o assunto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda na sexta-feira (10/11) defendeu a proposta nos seguintes termos conforme publicado pelo portal de notícias G1:

"Se está certo ou errado é outra discussão. Ele [projeto], de forma nenhuma, mexe na Ficha Limpa. A legislação brasileira, do ponto de vista de muitos, nunca retroagiu para prejudicar. Então, é essa dúvida que está colocada." - Extraído de https://g1.globo.com/politica/noticia/deputados-articulam-aprovacao-de-projeto-para-derrubar-decisao-do-stf-sobre-aplicacao-da-ficha-limpa.ghtml 

Na data de ontem, li outra matéria mais completa no G1 onde os nossos representantes em Brasília já estariam articulando outras ações que podem comprometer as investigações de combate à corrupção, as quais tiveram início logo após o presidente Michel Temer conseguir barrar as denúncias contra ele na Câmara (clique AQUI para ler). Por exemplo, os deputados já se movimentam pra discutir o projeto que altera a lei do abuso de autoridade em que, segundo a avaliação do Ministério Público, alguns artigos da proposta ameaçam a independência dos promotores e procuradores, podendo dificultar importantes investigações como as da Operação Lava Jato (ler matéria Maia determina criação de comissão para analisar projeto de abuso de autoridade, publicada dia 27/10 no G1).

Há também um outro projeto em curso na Câmara, o qual pretende proibir que pessoas que estejam presas façam acordo de "delação premiada". E, juntamente com o Legislativo, o Executivo vem tramando contra o combate à corrupção como na recente troca no comando da Polícia Federal, vista com desconfiança até mesmo dentro da corporação.

Ainda sou contra uma intervenção militar, mas compreendo plenamente a indignação e o sentimento de impotência dos compatriotas que assistem a tantas manobras sujas cometidas por aqueles que, formalmente, estão a nos representar no Congresso Nacional. E, infelizmente, não posso deixar de reconhecer que esse sistema político chegou a um ponto em que ele não irá mais se reformar sendo isso motivo de sobra para deixarmos de assistir passivamente aos fatos voltando logo às ruas com as nossas panelas.

Penso que chegou o momento da sociedade reagir contra a corrupção e se manifestar em relação às manobras de retrocesso promovidas no Congresso, como no citado caso da Lei da Ficha Limpa, a qual foi originada de um projeto de iniciativa popular. Pois, se nos calarmos, os excelentíssimos senhores deputados e senadores farão tudo o que estiverem ao alcance deles para perpetuarem a impunidade no nosso país.

Vamos acordar, Brasil! 

O gigante não pode novamente adormecer em seu berço esplêndido!!!


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Marcelo Camargo/Agência  Brasil, conforme consta em http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-07/temer-parabeniza-rodrigo-maia-pela-eleicao-para-presidencia-na-camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário