Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

"Sejam alvas as tuas vestes"



"Vai, pois, come com alegra o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." (Eclesiastes 9:7-10; ARA)

A Bíblia nos oferece uma maravilhosa receita para conduzirmos a nossa existência equilibradamente e de um modo agradável a Deus. No capítulo 9º de Eclesiastes, o autor sagrado recomenda aos seus leitores que aproveitem de maneira saudável os prazeres terrenos, gozando a vida com constante senso de favor divino, e inclui uma importante orientação no verso oitavo como destaquei em negrito na citação acima.

Qual o significado de vestir e manter as vestes "alvas"? Sem dúvida que o texto está falando da nossa integridade de caráter. Pois em todas as ações praticadas, quer sejam no trabalho ou nos relacionamentos com as pessoas (inclusive no casamento e na família), é preciso agir sempre com justiça, sem lesarmos a ninguém. Porque de nada adianta nos banquetearmos na abundância dos bens materiais tendo causado prejuízos a outros. Isto seria uma perda de sentido.

A metáfora sobre não faltar óleo sobre a cabeça é um ótimo convite à meditação. Pois sendo uma substância que não se mistura com os outros líquidos e que vem sempre à tona, a ideia exposta pelo escritor bíblico faz com que lembremos de algo fundamental - a nossa santidade. Tal versículo lembra-nos sobre vivemos neste mundo sem assimilar os nocivos comportamentos corruptíveis infelizmente presentes na sociedade cujos valores encontram-se motivados pelo individualismo e pela ausência de princípios.

Assim, em todos os momentos, o que deve vir à tona em nós são os bons valores éticos cultivados. Ao aproveitarmos sabiamente os prazeres terrenos concedidos pela vida, que sejamos como o óleo sobre a água, isto é, permitindo que os bons ensinamentos norteiem cada passada e nos guiem pelas veredas justas.

Um ótimo final de semana a todos!


OBS: A ilustração acima refere-se ao quadro Symphony in White No. 1 - The White Girl, do artista norte-americano James Abbott McNeill Whistler (1834-1903). Extraí a imagem do acervo virtual da Wikipédia em http://en.wikipedia.org/wiki/File:Whistler_James_Symphony_in_White_no_1_(The_White_Girl)_1862.jpg

3 comentários:

  1. Rodrigão, realmente neste mundo em que nos é mais fácil nos comprometermos com ele para sermos "simpáticos", não é fácil manter alva as nossas vestes e o óleo sobre as nossas cabeças.
    Tenho percebido como é difícil permanecer santo em meio aqueles que não suportam um caráter trabalhado pelo Espírito Santo. As vezes é necessário fazer duras escolhas, mas "quem quer amar o mundo entenderá que o amor do Pai não está em si".

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga.

    Como tem passado?

    Realmente a vida do homem e da mulher temente a Deus requer escolhas muitas das vezes conflituosas. Estamos num mundo onde precisamos conviver, mas também não podemos deixar de tomar atitudes em determinados momentos. Mesmo que, nessas horas, não sejamos vistos como "simpáticos".

    Se bem refletirmos sobre a Bíblia, quantas vezes os profetas enviados por Deus não tiveram que contrariar fortes interesses dentro da sociedade. E não pagaram um preço bem caro por isso?!

    Um abraço e uma semana abençoada pra vc e família.

    ResponderExcluir