Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Que bela ideia esta das "ruas sustentáveis"!?

Achei interessantíssimo este vídeo no Youtube chamado "Ruas Sustentáveis de Nova York".

Lamentavelmente, os logradouros das nossas cidades transformaram-se em corredores incompatíveis com a convivência humana, nos quais o trânsito de automóveis ainda é priorizado em detrimento das bicicletas e do transporte coletivo.

Entendo que é preciso repensar o meio ambiente urbano, não só plantando mais verde como também criando oportunidades para as pessoas se encontrarem durante as horas do dia e fazerem atividades físicas saudáveis ao ar livre. Isto sem nos esquecermos das ciclovias.

Desejo que, através de vídeos como este que estou compartilhando, possamos conscientizar as pessoas no Brasil para que elas comecem a lutar pelo resgate do espaço urbano e em defesa da qualidade de vida.

2 comentários:

  1. O utilitarismo sem responsabilidade sustentável, é um dos ídolos da nossa geração.

    Gostei da proposta, tomara que pegue aqui no Brasil.

    Até a cidade onde eu moro que fica a 50km da capital São Paulo, já está intransitável!

    Ótima idéia!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em minha cidade, anos atrás, comecei a defender a transformação da avenida principal num calçadão, bem como a ampliação da maior praça de nome Getúlio Vargas que se encotnra no Centro, acabando com o trânsito de veículos num trecho dela.

    Outra medida aplicável seriam as Prefeituras começarem a cobrar pedágios pela circulação de automóveis, o que precisaria acontecer junto com a melhoria do transporte coletivo urbano. Mais restrição aos automóveis e mais facilidades para as bicicletas, pedestres e transporte público.

    Abraços.

    ResponderExcluir