Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

A História das Coisas

Vale a pena assistir este vídeo para entendermos melhor como funciona o sistema perverso das nossas sociedades de consumo e assim refletirmos sobre como o nosso hábito consumista é capaz de gerar problemas sociais e ambientais em todo o planeta.

A mensagem, além de apresentar os problemas deste sistema, mostra como podemos revertê-lo, valendo ressaltar que as coisas nem sempre foram assim:



Abraços.

5 comentários:

  1. KARAKA mano, dessa eu não sabia como todo bom alienado em política!

    50% dos meus impostos vão para os militares?!

    Realmente nós precisamos reconceituar nossos valores de como nós alimentamos essa máquina chamada capitalismo, que apesar do seu lado positivo, se não houver uma readequação com a realidade do planeta, em breve vira nosso bicho papão, se é que ainda exista tempo hábil de conscientização das pessoas.

    A cria do capitalismo chamado consumismo, provoca um entorpecimento da razão e de sentimentos nobres, que nos induzem a priorizar mais o ter, do que o ser e o ajudar.

    Que idéia a do velho Bush para sair da crise heim?! Típica de um famigerado e dissimulado déspota!

    Resumindo o que já está explícito pelo vídeo: CRIADO ou CRIADOS PARA IR PARA O LIXO!

    Cara, muito legal esse vídeo, vou tentar levar para a empresa onde trabalho, e arranjar um jeito de divulgá-lo nas reuniões diárias que fazemos, onde temos a oportunidade de falar.

    ABRAÇÃO meu brother!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Franklin!

    Este percentual parece mesmo bastante exagerado e mais condizente com a realidade dos USA, não concorda? Além disto, o orçamento deveria ser reflexo ainda do (des)governo Bush (pela época do vídeo o Obama ainda deveria estar governando pelo orçamento anteriormente aprovado), cujo belicismo pode ser apontado como uma das causas da atual crise econômica dos USA.

    Mas a questão é a meu ver bem preocupante e alarmante mesmo e aí concordo plenamente com o que colocou: "(...) se não houver uma readequação com a realidade do planeta, em breve vira nosso bicho papão, se é que ainda exista tempo hábil de conscientização das pessoas."

    Realmente o consumismo e a gritante exploração social e global precisam ser combatidos, o que não significa a necessidade de abolição completa da economia de mercado. ALiás, o mercado só vai ser verdadeiramente regulado pelas reais necessidades gumanas quando houver uma transformação íntima do ser humano e daí eu concluir que a ecologia não está divorciada da espiritualidade.

    Um abraço e acho que vale a pena mesmo divulgarmos!

    ResponderExcluir
  3. É possível que outros países mais envolvidos com conflitos bélicos e com um PIB de poucos bilhões destinem 50% ou mais do orçamento para os gastos militares. OBrasil até que não gasta tanto em termos percentuais se comparado com outras nações.

    ResponderExcluir
  4. rodrigo, eu já conhecia o vídeo, ele é sensacional e muito verdadeiro. o grande nó da questão é se é possível um outro mundo, um outro capitalismo, uma outra mentalidade de consumo. todos nós cremos que sim mas a tarefa de mudar é muito grande.

    ResponderExcluir
  5. É uma tarefa difícil, Edu. Concordo. Porém se faz necessária para a sobrevivência planetária.

    É algo que envolve coinsciência, estratégia, persistência, dedicação, altruísmo, joelho no chão (oração) e muito amor.

    Abraços.

    ResponderExcluir