Amanhã, dia 11 de novembro de 2024, Mangaratiba completará 193 anos de sua emancipação política e a Prefeitura já iniciou as comemorações tendo divulgado os eventos festivos nas redes sociais da internet, como os shows no Centro da cidade, com a presença de cantores:
"Festa de aniversário de 193 anos de Mangaratiba começa amanhã!
Começa neste sábado (09) a festa de aniversário de 193 anos de Mangaratiba! E quem abre a comemoração às 19h, é o grupo Sambaê e cantor sertanejo, João Victor. O DJ Lucian comandará os intervalos.
Chama a família e vem pro centro de Mangaratiba festejar com a gente!
A festividade é promovida pela Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Eventos.
E não esqueça que no sábado também tem o show do grupo Mistureba, com o melhor da música nacional e internacional!"
Ocorre que a população este ano não tem o que festejar. Aliás, não somente neste 193º aniversário como em todos os outros cinco anteriores, tendo em vista a pior gestão de toda a história do Município que é o (des)governo do senhor Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro.
Terminamos o ano de 2024 sem remédios e insumos nas unidades de saúde, muitos pacientes ingressando na Justiça para obterem medicamentos e tratamento, professores até hoje sem receber o piso do magistério previsto em Lei, as finanças do fundo da PREVI indo para o espaço, ruas esburacadas e mal iluminadas, abastecimento de água precário, esgoto sendo lançado in natura nos rios e no mar, muita gente até hoje vivendo em áreas de risco e uma absurda falta de mobilidade urbana.
E, por falar em mobilidade urbana, questiono como o morador da cidade que vive nos distritos e não tem carro poderá ir para a festa da Prefeitura anestesiar-se de todos esses problemas, se faltam ônibus para lhe atender?!
Por acaso as pessoas voltarão para casa pegando táxi, UBER, pedindo carona, ou terão que dormir na praça até amanhecer?!
Mas confesso que eu queria muito poder estar festejando com alegria esses 193 anos de Mangaratiba. Pois, quando o ano de 2018 começou e vivíamos na expectativa de que o STF terminasse logo o julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa iniciado em setembro de 2017, depois o TSE cassasse a chapa do prefeito eleito em 2016 e, finalmente, o senhor Alan Bombeiro fosse vitorioso na eleição suplementar, quase todos tínhamos uma esperança da tão sonhada mudança na história do Município.
De fato, o Alan era para a maior parte do povo dessa cidade, inclusive eu, uma espécie de salvador da pátria. Isto porque ele havia sido um combativo vereador de oposição e fizera uma campanha surpreendente em 2016, apesar de não ter sido vitorioso. A empolgação era tanta que muita gente caminhava com ele nas ruas manifestando um entusiasmo que há tanto tempo não acontecia.
Infelizmente, o que vimos foi um governo opressor, sem diálogo, sem transparência, sem liderança, sem respeito pelo servidor e pela população, sem pedagogia no exercício da fiscalização, e sem oferecer serviços de qualidade. Aliás, o mandato do senhor Alan terminará no dia 31/12 deste ano, sem deixar praticamente nenhum legado.
Apesar do meu candidato a prefeito ter perdido o pleito do dia 06/10, não vejo a hora do senhor Alan deixar a cadeira e quero ser otimista (ou proativo) para que as coisas melhorem em Mangaratiba. Afinal, a cidade não pode mais continuar nessa estagnação!
Portanto, mesmo sem comemorar os 193 anos do Município, apenas mantenho a minha esperança quanto a uma desejável melhora, a fim de poder, no futuro, festejar de verdade os próximos aniversários e, depois, o tão aguardado bicentenário.
Um ótimo domingo a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário