Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Alguma outra Terra à vista?!




Esta semana li uma matéria no Metrópoles informando que cientistas da Universidade de Tecnologia de Luleå, na Suécia, já teriam encontrado 45 planetas semelhantes à Terra no universo. Isto é, apresentam indícios de água líquida e atmosfera muito parecida com a nossa.


Entretanto, há um ponto desanimador nessa notícia. É que o planeta mais próximo e que reúne fortes características de habitabilidade, encontra-se a uma distância de 4,22 anos-luz daqui...


"Isso significa que demoraria 17 mil anos para chegar até lá em uma velocidade de 265 mil quilômetros por hora. Os pesquisadores seguem estudando os planetas a fim de garantir que ao menos um dos 45 é, de fato, habitável." 


Gosto muito de ciência e creio que essas descobertas dos pesquisadores nos ensinam muita coisa, inclusive acerca de nós mesmos. Basta nos abrirmos para as reflexões da vida com racionalidade. 


Se há outros planetas no universo parecidos com o nosso que possam ser habitados (e quem sabe já possuam alguma forma de vida), não tenho dúvidas. Afinal, só a nossa galáxia é imensa. E, talvez, antes do ano 3000 desta era, com o avanço da tecnologia, de algum modo confirmaremos esses estudos dos suecos, caso o homem não venha a se auto-extinguir até lá. 


Todavia, antes da constatação de qualquer descoberta, pelo envio de alguma expedição, mesmo que não tripulada, precisaremos aprender a viver o hoje e preservarmos o que a natureza nos proporcionou por milhares de anos. 


Nas últimas décadas, foram exterminadas inúmeras espécies de animais, sendo que, de acordo com um estudo feito pela organização não-governamental ambientalista WWF, o planeta perdeu 68% dos seus animais selvagens em menos de 50 anos. Senão vejamos essa notícia divulgada ontem (10/09) no UOL: 


"O relatório alarmante publicado nesta quinta-feira (10) pela ONG WWF aponta que o planeta perdeu em menos de 50 anos 68% dos animais selvagens, principalmente por causa do desmatamento e da expansão de áreas agrícolas. O documento mostra uma situação crítica nas regiões da América do Sul e Central onde mais de 90% de espécies de anfíbios, répteis e peixes desapareceram" - https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/09/10/planeta-perdeu-68-dos-animais-selvagens-em-menos-de-50-anos-aponta-relatorio-da-wwf.htm


Além disso, as projeções para até a segunda metade do século não são muito animadoras, havendo o fundado risco de haver guerras no mundo por água e alimento já que estamos destruindo tudo em nossa volta e seríamos capazes de fazer o mesmo com outros lugares no espaço. Isso sem nos esquecermos da possibilidade de pandemias piores do que as da gripe espanhola ou da COVID-19.


Por isso, qualquer descoberta acerca de outros mundos, não muda a nossa realidade atual. Logo, durante no mínimo alguns séculos neste milênio, tudo indica que teremos tão somente esta Terra para nós e os nossos filhos vivermos. 


Cuidemos bem desse nosso único planeta!




Ótima sexta-feira a todos!

7 comentários:

  1. Infelizmente teremos que nos contentar com essa Terra. Se até lá ela não for completamente destruída. Esse é o dilema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Alguns cientistas têm previsto que podemos não passar deste século.

      Excluir
    2. Acho mais provável a espécie ser extinta antes, mas isso pode custar o fim de muitos animais e plantas também

      Excluir
  2. A Terra eh nossa ou somos nos que pertencemos a ela?

    Estamos destruindo o nosso próprio habitat, como se estivessemos dando marretadas na parede de nossas casas.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Rodrigo!
    Gostei muito de seu trabalho, achei seus textos interessantíssimos. Parabéns por este trabalho que mostra que a blogosfera ainda é um local fantástico para pesquisas. Possuo um blogue também, o Construindo História Hoje: https://construindohistoriahoje.blogspot.com/
    Dê uma passadinha lá e conheça meu trabalho, e gostaria de aproveitar o ensejo e convidá-lo para fazermos uma parceria de divulgação, pois tenho um espaço em meu blogue para colocar links de blogues parceiros.
    Em meu blogue encontrará um formulário de contato se desejar fazer parcerias.
    Possuo CHH há 10 anos na rede, e na questão de parcerias estou recomeçando agora depois de algum tempo.
    Abraços historiográficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Leandro!

      Seja bem vindo!

      Atendendo ao seu convite, eis que eu já havia me registrado para seguir seu blogue mas, mediante sua proposta, estou incluindo-o na lista ao lado.

      Parabéns! Volte sempre!

      Excluir