Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Preso o quarto governador eleito do Rio de Janeiro desde 1998



Logo pela manhã desta quarta-feira (29/11), ao acessar o meu celular, surpreendi-me com uns memes divulgados pelo aplicativo WhatsApp em que internautas alardeavam em um tom triunfalmente humorístico a prisão do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão

Naquele momento, não pude dar prosseguimento aos meus primeiros contatos matutinos sem antes pesquisar para saber o que era de modo que acessei logo os portais de notícia. Não só para certificar-me de que não se trataria de mais um fakenews mas também para entender o que estaria ocorrendo aqui no estado que é um dos mais críticos da federação brasileira em termos de corrupção.

De fato, a Polícia Federal deu voz de prisão ao governador por volta das 6 horas da manhã no Palácio Laranjeiras, que é a residência oficial do chefe do estado. Tratou-se da "Operação Boca de Lobo". Esta foi mais um desdobramento da Lava Jato e que se baseou na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral, de quem Pezão havia sido vice no mandato anterior. Ao todo, foram expedidos 9 mandados de prisão, incluindo os secretários Iran Peixoto Júnior, de Obras, e Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, de Governo.

Confesso que não esperava que a prisão de Pezão fosse ocorrer este ano enquanto estaria no cargo de governador. Pois imaginava que, quando ele perdesse o foro privilegiado, a primeira instância da Justiça se encarregaria de determinar a restrição preventiva da sua liberdade. Aliás, de acordo com os agentes policiais, o governador se surpreendeu com a chegada da PF no Palácio das Laranjeiras pela manhã pois achou que seriam cumpridos apenas mandados de busca e apreensão no local.

Com a prisão de Pezão ocorrida hoje, podemos dizer que os quatro governadores do Rio de Janeiro, eleitos de 1998 a 2014, foram ou estão presos. Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus já tinham sido presos quando não eram mais governadores do RJ. 

Além dos governadores, eis que, nos últimos anos, as prisões atingiram em cheio a cúpula do poder no Rio de Janeiro. Foram pegos todos os presidentes da Assembleia Legislativa de 1995 a 2017, dez dos 70 deputados estaduais, cinco dos seis conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e mais o Procurador-Geral do Ministério Público Estadual, Dr. Cláudio Lopes.

Devido à prisão de Pezão, assume automaticamente o governo do Rio de Janeiro Francisco Dornelles, vice-governador do estado, atualmente com 83 anos. Ele ficará no cargo até a posse do ex-juiz federal Wilson José Witzel, a qual está prevista para o 1º de janeiro de 2019.

OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Valter Campanato / Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário