Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

De braços abertos para o turista?

Estou morando há menos de duas semanas aqui no Rio de Janeiro, cidade que sediará as Olimpíadas de 2016 e também alguns jogos do Mundial de futebol de 2014. Porém, pelo que tenho observado, ainda falta muito para o Brasil atrair uma quantidade de turistas compatível com o seu potencial e que seja comparável com os países mais visitados.

Um dia desses, pensei em levar minha esposa ao Corcovado e, ao telefonar para a empresa responsável pelo transporte de passageiros, após ter aguardado indefinidamente pelo atendimento humano, em sucessivas ligações, não obtive a informação que desejava acerca do preço do trenzinho e se eles aceitam cartão de crédito. Uma das funcionárias que pegou a minha ligação, não sabia dar a resposta e pediu que eu aguardasse.

Uns dias atrás, escrevi um texto neste blogue sobre o nosso terminal rodoviário e os insatisfatórios serviços dos táxis. E verdade seja dita, o Poder Público parece não estar investindo o suficiente em serviços de orientação ao turista e nem em capacitação da população da cidade para que os comerciantes aprendam a lidar melhor com o público.

Pensando no turismo, que é uma indústria sem chaminés e capaz de se tornar uma das melhores alternativas de desenvolvimento para a cidade, percebo que, se alguém desembarca na Rodoviária Novo Rio, verá de cara uma péssima impressão do lugar e, dificilmente, conseguirá receber as informações que necessita. Por sua vez, os taxistas dali, que poderiam aproveitar a visita de alguém de fora para oferecer passeios pela cidade, nem ao menos vislumbram esta possibilidade de negócio.

Outra coisa absurda que vejo é a impossibilidade de alguém locomover-se pela cidade utilizando a bicicleta como seu meio de transporte. Enquanto muitos brasileiros já exploraram a Europa pedalando, eis que, no Rio de Janeiro, isto é praticamente inviável. E, mesmo se um morador da cidade, arriscar ir da Zona Norte até a Zona Sul em sua bike, o risco de vida devido à ausência de uma ciclovia e o desrespeito dos motoristas de veículos automotores tornam a aventura desaconselhável.

Ora, mas será que interessa aos governantes locais investir suficientemente no transporte alternativo?

Esta manhã, fui de ônibus de Vila Isabel até Caxias e, no trajeto, observei várias faixas de protestos contra o prefeito Eduardo Paes (PMDB) por ele não estar se importando com a Leopoldina, conforme prometera em campanha. Segundo os cartazes, o atual governante estaria se preocupando mais com a construção da TransCarioca do que com o saudável transporte ferroviário.

Lamentavelmente, é assim que os peemedebistas Eduardo Paes e Sérgio Cabral tratam o transporte público no Rio de Janeiro, de modo que chego a desconfiar de que estes políticos estejam privilegiando as empresas de ônibus. E, sendo assim, tenho também minhas dúvidas se uma presença maior de turistas na cidade não iria ajudar nas denúncias contra as decepcionantes autoridades locais e regionais.

Ano que vem, o Rio e os outros municípios brasileiros terão eleições, o que seria uma ótima oportunidade para o povo escolher representantes melhores. Há quem diga que a reeleição de Eduardo Paes é quase certa, o que não duvido muito, embora isto não me desanime a fazer oposição aos caciques do PMDB fluminense. E, como o mundo não vai acabar em 2012, já que o Brasil não tem estrutura suficiente para receber um evento deste porte, pretendo fazer campanha pelo voto consciente sem me vincular a qualquer partido.

De qualquer modo, a vitória nas urnas desses caras tem sido um reflexo da mentalidade e da acomodação de muitos cidadãos cariocas. Isto sem nos esquecermos do medo (irracional) de que uma Prefeitura comandada por alguém de um partido de oposição ao governador possa inviabilizar as obras dos eventos esportivos. Assim, cada vez mais estou convencido de que só revolucionaremos a cidade dando ao povo uma formação política para a cidadania, o que, inegavelmente, depende de uma educação de qualidade.

Desejo desde já boas festas a todos os que têm lido meus artigos aqui no blogue e que 2012 seja um ano de mudanças radicais. Tanto pro Rio de Janeiro quanto para o mundo todo.


OBS 1: A primeira ilustração acima refere-se à foto do Cristo Redentor, principal cartão postal da cidade, e pertence ao acervo da Riotur, tendo sido extraída de http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=3903

OBS 2: A segunda imagem refere-se ao futuro trajeto da TransCarioca, um projeto metropolitano de Bus Rapid Transit da cidade do Rio de Janeiro que tem por objetivo ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Foi extraída da Wikipédia, classificada como material de domínio público: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NovasViasExpressasRJ.JPG

4 comentários:

  1. Rodrigo

    Um feliz Natal para você e família, nesse Rio, que apesar de desorganizado, está sob a proteção de um Cristo de braços eternamente abertos (que por enquanto não abraça ninguém - rsrs)

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Levi!

    Ótimas festas pra você e toda a sua família aí no Nordeste.

    E que o Rio e o Brasil tenham dias melhores em 2012!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,

    Passei para desejar-lhe um feliz e próspero ano de 2012. Cheio de paz, saúde e alegria.

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Donizete!

    Pra você também, cara! Um próspero e feliz 2012 com muita paz e bênçãos do Eterno em sua vida.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir