Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tempos de chuva...


Neste feriadão de 15 de novembro, fez bastante frio aqui em Nova Friburgo.

Não se tratava daquele frio seco do inverno, mas sim de um frio úmido de primavera com uma chuva fina e contínua, com o céu sempre encoberto.

Devido a isto, precisei tirar do armário e das gavetas peças de roupa que imaginava vestir novamente só no outono de 2011. Desde então, estou usando minha calça de moletom, meu suéter e meu agasalho aflanelado.

Domingo deu pouca gente na reunião da igreja e no estudo bíblico foram menos pessoas ainda. É certo que algumas famílias deveriam estar viajando, mas, conforme um irmão desconfiou ao falar comigo ao telefone, a notável ausência seria mesmo por causa do comodismo do povo num dia frio (até eu senti tentado a ficar em casa). Também pelas ruas não encontrei tanta gente esses dias.

Entretanto, na contramão dos friburguenses, minha mãe saiu do Rio de Janeiro para passar o final de semana e o feriado aqui na serra. Ela ficou hospedada na casa de amigos dela e nos encontramos por duas vezes, sendo uma ocasião no sábado à noite (num restaurante perto de casa onde há rodízios de sopa) e a outra na segunda-feira para almoçarmos (desta vez fomos num local onde se tem um bom churrasco a quilo feito na brasa).

Infelizmente minha esposa anda de dieta e ir nesses lugares com ela acaba sendo uma terrível tentação. Semana passada, levei-a numa nova nutricionista, a qual fez um corte radical nos alimentos que Núbia pode comer. Praticamente tudo o que contém gordura e açúcar teve que ser tirado (até o tradicional feijãozinho), o que, devido às suas preocupantes condições de saúde atuais é justificável (minha esposa vem sofrendo de "pedras" na vesícula e de problemas reumáticos que se agravam em razão do excesso de peso).

Apesar da chuvinha e do meu pré-histórico computador, que está no reparo desde semana passada (estou agora escrevendo a partir de um terminal de acesso coletivo), não deixei que o tédio tomasse conta de mim. E acho até que preferi ficar o feriadão sem a internet porque também aproveitei para dedicar mais tempo à leitura, incluindo textos e comentários bíblicos, Caio Fábio e consultas ao livro de Steven K. Scott - "Jesus, o homem mais sábio que já existiu" - publicado no país pela Editora Sextante.

Como Núbia passou a maior parte do tempo deitada na cama (com esse frio, só um cara hiperativo como eu para dormir apenas à noite), minhas maiores companhias foram Deus, Sofia (nossa terrível gata de estimação e os livros). Ou seja, a minha experiência não foi muito diferente da letra da música do Djavan, exceto pela tristeza expressa pelo compositor:

"Um dia frio
Um bom lugar prá ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário