Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

40 anos sem Garrincha




Hoje, 20/01/2023, completam 40 anos da passagem de um dos maiores craques do nosso futebol, Mané Garrincha, mas que ainda é visto por muitos como alguém que não soube administrar os frutos de seu talento. 


Existem verdades duras que podem ser inegáveis e acredito que a maioria de nós não consegue aproveitar os benefícios que as oportunidades proporcionam, sendo que é muito relativa (e até subjetiva) essa avaliação. Em outras vezes, chegam a ser injustos os julgamentos que fazem sobre a vida alheia, dentre os quais aqueles que consideram A ou B como pessoas "burras".


Acerca do assunto, há um texto bem interessante de João Batista Freire a respeito do saudoso jogador e que vale a pena compartilhar aqui:


"Havia jornalistas e, principalmente, intelectuais, que gostavam de dizer que Garrincha era burro. Ora, burro na universidade, todo mundo que não é intelectual, é. Por outro lado, todo intelectual que não é bom de bola, é burro no campo de futebol. O mundo de Garrincha era o campo. Se o mundo fosse um estádio de futebol, Garrincha seria seu rei. Era inteligente para o seu mundo. Ele e Pelé eram os melhores. O que muitas pessoas não entendem é que, aquilo que Garrincha fazia, era inteligente. O que ele fazia fora do campo é que não era inteligente. Ele praticava, fora do campo, a burrice a que essa gente que tomou conta do poder no Brasil desde o século XVI nos condenou. Se somos tão bons de bola também poderíamos ser bons de escola e de outras coisas mais."


Ótimo final de semana a todas e todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário