Páginas

terça-feira, 16 de maio de 2017

Será que também teremos impeachment nos Estados Unidos?!




Nesta segunda (15/05), nos EUA, o democrata Al Green defendeu um processo de impeachment contra Donald Trump. De acordo com o congressista norte-americano, o presidente teria obstruído a Justiça com a demissão do ex-diretor do FBI, James Comey.

Segundo reportagem da edição de hoje do jornal New York Times, Trump havia pedido a Comey que encerrasse uma investigação sobre a suposta ligação de Michael Flynn, ex-assessor de Segurança Nacional, com a Rússia. Tal pedido teria sido feito em uma reunião no Salão Oval da Casa Branca, no mês de fevereiro, um dia após a renúncia de Flynn.

Fato é que nos EUA essa conduta de Trump está repercutindo muito mal contra a sua imagem. Uma pesquisa publicada hoje pela empresa Public Policy Polling aponta que 48% dos americanos querem o início de um processo de impeachment contra o presidente. E esta porcentagem é maior do que os 41% que se opõem a Trump responder a um julgamento político, sendo a margem de erro da pesquisa de 3,7%.

Em duas ocasiões o Congresso norte-americano chegou a iniciar o "impeachment" dos presidentes Andrew Johnson (1829-1837) e Bill Clinton (1993-2001), porém nunca finalizou. Porém, o caso mais marcante da História dos EUA parece ter sido a renúncia de Richard Nixon no ano de 1974 quando o presidente se viu diante da possibilidade de um julgamento político.

Vamos aguardar e torcer para que toda a verdade venha à tona. Afinal, como escreveu a líder dos democratas na Câmara em seu Twitter, "se as reportagens são verdadeiras, a tentativa de Trump de acabar com a investigação do FBI sobre Flynn é uma agressão contra o Estado de Direito".


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Peter Foley/Agência Lusa

2 comentários:

  1. Oxalá TRUMP não traga consigo mais uma guerra mundial com consequências arrasadoras.
    .
    Deixo cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nuno. A atuação dele é desastrosa tanto internamente quanto na política externa. Hoje uma nova guerra entre as Coreias teria um potencial de se tornar um conflito de dimensão muito maior do que foi no século passado devido aos mísseis de longo alcance e o risco de uso de armas de destruição de massas.

      Agradeço por sua visita e comentários. Ótimo dia!

      Excluir